Esta página pretende dar voz, aos nossos ex-alunos e outros elementos da comunidade educativa, sobre o percurso feito nos Cursos Profissionais.
Deixe o seu comentário neste link e partilhe a sua experiência.
"O curso de Técnico Auxiliar de Saúde foi o ponto de partida que me abriu as portas para um caminho mais amplo na área da saúde. Ao adquirir conhecimentos e experiência prática como auxiliar, percebi que queria ir mais além e desempenhar um papel mais abrangente nos cuidados aos pacientes. O curso não só me forneceu as bases necessárias para entender a importância destes cuidados, como também me deu a confiança necessária para dar o próximo passo na minha jornada. Tendo adquirido uma base sólida de conhecimentos, pude ingressar no curso de enfermagem com uma compreensão mais profunda da área e das responsabilidades envolvidas. Essa transição foi facilitada pelo conhecimento prévio e pela experiência prática que fui adquirindo, tendo sido natural e gratificante.
Depois de muitas dúvidas sobre se estava a fazer o correto, hoje olho para trás e tenho a certeza que, o ter frequentado este curso, foi uma mais valia na minha vida e a melhor decisão que tomei. Ter feito um curso profissional e o estágio ajudaram-me a decidir o que queria fazer depois. Considero que os cursos profissionais são uma ótima oportunidade para ter contacto com uma área de formação permitindo a tomada de decisões e, muitas vezes, a possibilidade de arranjar trabalho, se não se pretender continuar a estudar. É uma oportunidade a agarrar. "
Ana Carvalho
Técnico Auxiliar de Saúde - 2020/2023 | A frequentar a licenciatura em Enfermagem
"O curso de Técnico Auxiliar de Saúde foi uma mais valia para ingressar no ensino superior ."
Pedro Sampaio
Técnico Auxiliar de Saúde - 2020/2023 | A frequentar o CTeSP de Gerontologia
"Como encarregada de educação, considero que o curso Técnico Auxiliar de Saúde contempla uma modalidade de ensino que ajuda a preparar os alunos para o futuro. "
Encarregada de Educação | Ana Sampaio
"A formação profissional é fundamental para um ensino adequado às necessidades específicas de cada área de formação."
Monitora | Enfermeira Laurinda Alves
"Inicialmente não tinha uma boa imagem dos cursos profissionais, mas, o facto de ter frequentado um, foi a melhor decisão na minha vida profissional, pois percebi que o que falavam sobre os cursos, não coincidia com a realidade.
Anteriormente não tinha ideia do que queria fazer profissionalmente, mas ao longo do tempo comecei a perceber que esta área de formação era o que eu queria para mim. Gostava bastante do que realizávamos nas aulas, tanto práticas como teóricas. Os professores foram sempre atenciosos e preocupavam-se com o nosso bem-estar, o que fazia com que tudo se torna-se mais cativante. Atualmente continuo a estudar para que um dia possa trabalhar num laboratório e tudo devido ao facto de ter ido para um curso profissional. "
Ana Rocha
Técnico de Análise Laboratoriais - 2020/2023 | A frequentar o CTeSP de Análises Químicas e Biológicas
"A resiliência é a palavra-chave para o sucesso.
O Curso Profissional ensinou-me que a literacia não faz das pessoas mais ou menos capazes de atingir um objetivo, mas sim a persistência e dedicação. Ainda hoje aplico conhecimentos adquiridos no curso, quer a nível pessoal quer a nível profissional."
Nuno Ferreiro
Ex- aluno de Técnico de Análise Laboratorial 2011-2014 | A frequentar Doutoramento
"Depois de muitas dúvidas se estava a fazer o correto, hoje olho para trás e tenho a certeza que foi das melhores escolhas que tomei. Ter feito um curso profissional e o estágio ajudaram-me muito a decidir o que queria fazer depois. não escutem os outros quando desvalorizam os cursos profissionais, é uma ótima oportunidade para tomar decisões e muitas vezes arranjar trabalho se não se quiser continuar a estudar. Agarrem esta oportunidade porque depois pode ser tarde demais. "
Adriana Cristo
Técnico de Análise Laboratoriais - 2020/2023 | A frequentar o CTeSP de Gerontologia
"O ter frequentado o curso de Técnico Auxiliar de Saúde foi muito importante no meu percurso escolar e profissional. Em relação aos estágios, estes contribuíram para o meu crescimento enquanto pessoa e profissional. "
Rodrigo Pinto
Técnico Auxiliar de Saúde - 2020/2023 | A frequentar o CTeSP de Gerontologia
"O curso de Técnico Auxiliar de Saúde contribui para o crescimento pessoal e profissional do meu filho. Relativamente ao estágio, considero que foi algo que lhe alargou a visão em relação ao mundo do trabalho."
Encarregada de Educação | Maria Cristina Pinto
"Inicialmente, quando ingressei no curso profissional de Técnico de Informática e Sistemas, foi porque pensei que seria uma forma mais simples de obter o 12º ano. Já tinha frequentado um ano na área Científico-Tecnológica e não sentia qualquer motivação para continuar os estudos. No entanto, quando entrei neste curso profissional vi uma oportunidade de me dedicar a algo que realmente gostava e que me fazia feliz. O curso, com uma grande componente prática, ajudou-me a aprender, especialmente nas disciplinas técnicas como Programação, Redes e Sistemas. Outro fator que me motivou bastante foi o estágio, onde tive acesso a uma experiência de trabalho que me incentivou a desenvolver as minhas capacidades e a ganhar um interesse crescente na área. A realização da Prova de Aptidão Profissional permitiu-me aprofundar as minhas competências para além das que já tinha desenvolvido durante o curso. "
Gonçalo Isidoro
Técnico de Informática-Sistemas | 2021/2024
"No decorrer do curso tive oportunidade de estagiar em meio hospitalar o que me permitiu ficar a trabalhar no local de estágio, após a conclusão do curso. Atualmente continuo a trabalhar na área da saúde e encontro-me terminar a licenciatura de enfermagem."
Raquel Ferreira
Ex- aluna de Técnico de Análise Laboratorial 2011-2014 | A frequentar Licenciatura em Enfermagem
"Quando entrei ao curso (sou estrangeiro) todos me receberam bem e não tive nenhum problema. Os profesores das disciplinas técnicas da área de Informática têm conhecimentos adequados e estão prontos a ajudar um aluno sempre que precisa de ajuda. O curso está a correr bem, especialmente os dois primeiros anos, porque quando eu tinha dúvidas em algumas áreas, o professor de Programação ajudou-me a ultrapassá-las. O que é que eu mais gostei foi o período de o estágio que decorreu no Instituto Politécnico de Bragança - polo de Mirandela tendo-me permitido estar envolvido em projetos durante os três anos do curso."
Oleksandr Zhogno
Técnico de Informática-Sistemas | 2021/2024