Objetivos do projeto:
- desenvolver as competências profissionais dos docentes no âmbito da implementação de metodologias pedagógicas inovadoras;
- aumentar os níveis de literacias dos alunos;
- estimular o interesse pelo cinema e pela produção audiovisual;
- implementar uma plataforma online para partilha de ferramentas digitais e recursos pedagógicos (produtos multimédia, curtas-metragens produzidas);
- criar redes de contacto visando a partilha de boas práticas e metodologias, através de participação em cursos de formação e, em particular, através de atividades de aprendizagem com pares europeus;
- criar uma cultura de participação baseada na Informação, Debate e Partilha de Opiniões, fomentando o espírito crítico e criativo;
- fomentar a proficiência linguística;
- dotar os alunos de competências que lhes permitam interagir a nível europeu no domínios linguístico, científico e cultural, de modo a respeitar a diversidade cultural e promover em cada aluno um cidadão europeu e global;
- reduzir o insucesso escolar e o risco de abandono.
Eixos Temáticos
Cidadania Europeia, Consciencialização para a Europa e para a Democracia
TIC - novas tecnologias- competências digitais
Abandono escolar precoce/combate ao insucesso escolar
Plano de Desenvolvimento do Projeto
A concretização deste projeto permitirá aos alunos apropriarem-se de instrumentos que os habilitarão a um uso consciente do potencial dos media, assim como dos perigos a que através destes se podem expor (Bullying, Fake News,..). O desenvolvimento da literacia mediática será articulado com todas as outras literacias, em particular a do cinema, com enfoque naturalmente dirigido também para imprensa, televisão e publicidade, devendo haver uma estreita articulação entre as suas diversas áreas temáticas.
Neste contexto, pretendemos criar um Clube de Cinema - como oferta formativa complementar - onde os alunos (nomeadamente os que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem e/ou em risco de abandono escolar) poderão desenvolver estas competências e aprendizagens mais significativas. Este apresenta-se, também, como uma oportunidade de reforçar o trabalho colaborativo com a comunidade envolvente, em particular, com a Fest – Associação Cultural (https://site.fest.pt/pt), alargando, deste modo, o leque de atividades do PNC.
A abordagem das questões literácicas (manipulação dos media, capacidade de saber "ler" e refletir sobre o mundo através dos media e produção intelectual de curtas metragens, identificação de fake news,...) corresponde às necessidades evidenciadas no AEMGA, sendo de igual modo uma preocupação europeia e, como tal, suscetível de um trabalho colaborativo de âmbito internacional.
Assim ao nível das competências do pessoal, a aquisição e atualização de conhecimentos, bem como qualificação para trabalhar a literacia fílmica e dos media, enquanto meio de desenvolvimento integral dos alunos, ajudará a criar novos e inovadores produtos audiovisuais e recursos pedagógicos digitais.
Quanto à dimensão europeia, é uma oportunidade de aprender com a experiência e boas práticas de outros países e partilhar experiências; no que respeita à organização do ensino aprendizagem permitirá planear um conjunto de atividades motivadoras, capazes de elevar os níveis de literacias.
A nível das competências linguísticas, propomos impulsionar a interdisciplinaridade no desenvolvimento das competências no âmbito da linguagem audiovisual.
As mobilidades permitirão desenvolver as competências linguísticas de alguns dos docentes envolvidos nas atividades a realizar e apresentar o agrupamento como exemplo de boas práticas, potenciadoras do espírito crítico dos alunos e uma referência em termos de produção cinematográfica (curtas-metragens).
Pretende-se fomentar o trabalho colaborativo com os pares europeus, de preferência em países que se têm destacado no âmbito das boas práticas no que respeita a Educação para e com os Media.
As atividades europeias de mobilidade têm como finalidade a realização de trabalho entre pares europeus (staff),debates e workshops em contexto, produção colaborativa de recursos a utilizar no âmbito do desenvolvimento das literacias visadas, permitindo o desenvolvimento de profissionais a vários níveis, capazes de promover nos alunos a aquisição de diferentes competências e aprendizagens e vivências em contextos educativos inovadores.
Gestão do projeto
A equipa coordenadora deste projeto colaborará com os professores em mobilidade na preparação da viagem, garantindo que todos desfrutem ao máximo, e em segurança, da experiência de mobilidade. Haverá lugar a sessões de preparação linguística do staff, em formato workshop, duas semanas antes da mobilidade. Será feita, atempadamente, a pré-inscrição dos participantes nos cursos a frequentar. Serão feitos contatos prévios com as instituições organizadoras dos cursos estruturados, para tratar de questões logísticas relacionadas com o programa final dos cursos, respetiva certificação, transporte e alojamento. Serão também realizados seguros de viagem para os participantes. Será transferida para cada participante a verba destinada a cada mobilidade, de acordo com as normas definidas pela Agência Nacional, sendo da sua responsabilidade a reserva da viagem e do alojamento.
A equipa deste projeto colaborará com o staff na recolha de materiais a apresentar em cada mobilidade. Nas reuniões preparatórias com as entidades promotoras dos cursos serão usadas plataformas como o eTwinning, o email ou Skype.
Antes de cada mobilidade os docentes publicarão no eTwinning Live o plano de ação e os objetivos da mobilidade em que vão participar. Do mesmo modo, depois de cada mobilidade, os docentes irão publicar no eTwinning Live a descrição do curso, as atividades desenvolvidas e outros aspetos relevantes do projeto. No sentido de criar rede(s) de contactos internacionais entre pares, pretende-se criar um fórum de discussão e partilha de experiências usando as potencialidades do eTwinning.
A acreditação da formação dos cursos realizados em mobilidade, por parte do Conselho Científico-pedagógico da Universidade do Minho, constituirá uma forma de motivação para a participação dos docentes em mobilidades internacionais.