Projetos Desenvolvidos 2022/2023

Projeto " O Futuro da Água"

Curso Profissional- Técnico Auxiliar de Saúde- 12º C


No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a turma 12ºC do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde apresentou o Projeto DAC – O futuro da água, enquadrado no domínio de Educação para a Cidadania “Desenvolvimento sustentável” e “Educação ambiental", definido na Estratégia para o 12.º ano. As turmas de 8º ano assistiram à apresentação do Projeto, que incluiu a visualização de um vídeo com documentários e etapas do Projeto, divulgação dos resultados obtidos no questionário aplicado à comunidade da Escola José Falcão e população trabalhadora/residente de Miranda do Corvo, distribuição de pagelas alusivas ao tema e recitação oral da fábula do beija-flor.  Este Projeto contou com a colaboração das disciplinas de Área de Integração, Matemática, HSCG, Saúde 1 e 2, Espanhol e Física e Química.  

Palestra APIMEL

Tema : Biodiversidade

(Cidadania - 8º B)

No ambito da disciplina de Cidadania foi abordado o tema da Apicultura.  Em região tradicionalmente produtora de mel, o importante contributo das abelhas na natureza, o seu valor biológico e económico foram amplamente abordados. O trabalho teve a sua conclusão com a realização de uma  Palestra da responsabilidade da APIMEL (Lousã), comprovas de mel para um final bem doce!

Olhar Miranda (DAC)

Tema: Biodiversidade


Muros com Vida

O Projeto “Muros com Vida” foi lançado na Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030) com o intuito de contribuir para alertar e mobilizar a comunidade para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, com repercussões nas alterações climáticas e na extinção em massa de várias espécies.Tem como intenção promover a preservação e valorização dos ecossistemas, através da arte urbana. (adaptado de Eco escolas) 

Poisson D´avril

Tema: Reciclagem e

Ambiente

Para comemorar  a tradição Francesa do dia 1 de abril, os alunos 7º e 8º ano da disciplina  de Francês organizaram uma exposição , utilizando materiais reciclados, alusiva, ao  "Poisson d'avril". Pensa-se que esta tradição  remonta ao século XVI. 

Observar a Biodiversidade da Flora de Miranda do Corvo ...

... e encontrar uma "farmácia" em plena natureza !


A atividade Leitur@s na Quinta, promovida pela Biblioteca Escolar, foi dinamizada a partir de uma visita de estudo à Quinta da Paiva, por duas turmas do 8º ano, com objetivo de conhecer a flora existente e ao mesmo tempo promover a leitura de textos relacionados com a temática da biodiversidade.

A visita teve como guia Augusto Simões, exímio conhecedor da flora desta região.

Aguardamos a construção de e-book,  pelas turmas, que nos mostrará o quanto a biodiversidade da flora à nossa volta faz bem à saúde e à mente. 

Horta Biológica


No âmbito do Projeto de Cidadania e do Programa Eco Escolas foi desenvolvida uma horta biológica no espaço da escola por um grupo de alunos da Turma B do 8º Ano. Contou com a colaboração de um familiar, na preparação do solo e plantação inicial das espécies, num ambiente de partilha a repetir.


Dia Mundial da água

No âmbito do Dia Mundial da Água, dia 22 de março, os alunos realizaram diversos trabalhos que lembram a importância da água para todos os seres vivos e apelaram à sua preservação.

Fica aqui a mensagem da UNESCO: “Neste Dia Mundial, a UNESCO gostaria de lembrar até que ponto a água, cujo ciclo é global, está em permanente desacordo com os limites humanos. Cabe a nós tirar as devidas conclusões e encarar a água como o que ela é: um bem vital e comum da humanidade, que deve, portanto, ser considerado na escala da humanidade”. 

 Workshop - armadilhas para Vespa velutina

Vespa velutina nigrithorax  (Vespa-asiática)

A Vespa velutina ou vespa asiática é uma espécie de vespa não-indígena, predadora da abelha europeia, com comprimento médio de cerca de 2,5 cm. As características que permitem distinguir esta espécie de outras espécies de vespa habituais no nosso país, são o facto de possuir as pontas das patas amarelas e o abdómen escuro, com uma fina faixa amarela e apenas 1 segmento amarelo. Ainda sem predadores naturais, são predadores vorazes de abelhas domésticas assim como de outros polinizadores essenciais. Atuando principalmente durante o Verão tem colocado em risco a apicultura, os pomares e das culturas agrícolas, a diversidade biológica dos invertebrados nos diversos ecossistemas. 

https://www.icnf.pt/noticias/vespaasiaticavespadepatasamarelasvespavelutina

Feira do Verde

No dia 31 de maio - Dia Eco-Escolas realizou-se a "Feira do Verde". Feita com intuito solidário e com maravilhosos produtos de agricultura biológia, de produção local.

Os nossos alunos estão de parabéns!

Peddy paper

No dia 31 de maio - Dia Eco-Escolas realizou-se um "Peddy paper" sob o tema: "Benefício da atividade fisica e a saúde do sistema cardiovascular"

Desafio Tetra Pack- Coração amarelo

Foi aceite o desafio de construir um coração original por um grupo de trabalho de uma turma do 9ºano de escolaridade . Este desafio teve como princípio a reutilização de diversos materiais, como as embalagens da Tetra Pak da marca Compal.                                                                Estão de parabéns!!!

Geração Depositrão

Fruto de uma parceria entre a ERP Portugal (Entidade Gestora de Resíduos) e o Programa Eco-Escolas (ABAE), o projeto Geração Depositrão visa (in)formar as crianças e jovens e através dos mesmos a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A).

in : (https://geracaodepositrao.abae.pt/)

Workshop - Plantas Invasoras

 

No dia 15 de maio de 2023, na Escola Básica e Secundária José Falcão do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, foi dinamizada a palestra e atividade experimental subordinada ao tema Alternativas para o controlo sustentável de plantas invasoras, no âmbito da 3ª Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal e España (SEI 2023), destinada a alunos do 6.ºano, organizada pela Doutora Cristina Galhano da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), Pela Doutora Paula Lorenzo do Centre for Functional Ecology - Science for People and the Planet (Universidade de Coimbra) e pela professora Amélia Robalo da Escola Básica e Secundária José Falcão de Miranda do Corvo. 

A atividade promoveu a integração curricular das disciplinas de Ciências Naturais, Matemática e TIC.

Os alunos aderiram e participaram com muito entusiasmo e empenho.

Exposição "Árvores Nativas de Portugal" 

A exposição “Árvores Nativas de Portugal” é constituída por um conjunto de 20 roll-ups que descrevem 20 espécies de árvores nativas, e características da flora portuguesa. A exposição ainda inclui um roll-up de apresentação à exposição.

Para cada uma das espécies são descritas características como a sua caducidade, altura, longevidade, floração e maturidade dos frutos, bem como a sua distribuição nacional e outros factos relevantes. Em cada painéis está, também, indicado um QR-code que permite saber mais sobre cada espécie nativa, tornando esta exposição mais interactiva.

A exposição vem acompanhada de um Guia de Exploração, de um Guia das Árvores de Portugal e Europa da FAPAS e do jogo “Olha a Árvore”. Este último jogo tem como objetivo a leitura dos painéis e o sequente preenchimento de um questionário de verdadeiro ou falso sobre as características de cada espécie.

in: https://ecoescolas.abae.pt/recursos/exposicoes-eco-escolas/exposicao-arvores-nativas-de-portugal/

Exposição " Os Suspeitos do Costume"

A exposição Os Suspeitos do Costume é o resultado das várias campanhas de monitorização efetuadas nas praias portuguesas, no âmbito das atividades do Programa Bandeira Azul. Durante essas ações foi notória a predominância de certos itens e impôs-se uma reflexão sobre as suas origens, os seus impactos, os seus tempos de degradação e as formas de os reduzir.

Assim, com esta exposição apresentamos os resíduos mais encontrados em limpezas de praia, promovendo uma reflexão sobre as suas origens e sobre o impacto na nossa vida.

Os suspeitos são acompanhados pelas suas “penas de prisão”, ou seja, por peças em PVC, que indicam o tempo de duração dos resíduos no mar. Estas peças devem ser colocadas junto à exposição e ajudam a sensibilizar para o impacto dos resíduos.

in: https://bandeiraazul.abae.pt/recursos/exposicoes-bandeira-azul/os-suspeitos-do-costume/

Desafio "UHU"

Borboleta-cauda-de- andorinha (Papilio machaon) 

O desafio UHU resulta de uma parceria entre o Programa Eco-Escolas e a UHU. Visa reconhecer a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse dos nossos jovens pela biodiversidade nacional. 

A Borboleta-cauda-de- andorinha (Papilio machaon) foi a espécie selecionada para este trabalho. Parabéns!!!