Nesta página são publicadas de forma resumida as atividades que se vão desenvolvendo na biblioteca escolar, em articulação com áreas disciplinares, clubes e outros projetos do agrupamento.
A disciplina de Educação Visual juntou-se à iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares "Camões, Engenho e Arte", integrada nas comemorações do V Centenário do Nascimento de Camões. Os alunos de 9.º ano do agrupamento desenharam a forma como veem o poeta Luís Vaz de Camões e o impacto da sua obra na sociedade portuguesa da sua altura e atual.
A exposição dos trabalhos decorreu em vários espaços da EB Dr. José Pereira Tavares no Dia do Agrupamento.
Os trabalhos podem ser visualizados no blogue.
Dia do Agrupamento - teatro "João sem medo"
O Dia do Agrupamento, assinalado a 6 de junho, teve teatro na biblioteca da EB Dr. José Pereira Tavares.
Foi apresentada para os visitantes a peça de teatro "João sem medo".
Os alunos do clube de teatro da escola estiveram irrepreensíveis em mais uma atuação.
O Dia do Agrupamento, assinalado a 6 de junho, teve na biblioteca da EB Loureiro duas atuações teatrais: uma com alunos da turma 5ºB a interpretar a peça "A última abelha do mundo" e outra com alunos os da turma 4ºG a apresentar um teatro de marionetas, num grande momento de entretenimento e humor, em que duas personagens se destacaram, "Ruizicas" e "Sandricas".
O vídeo da peça "A última abelha do mundo" pode ser acedido AQUI.
A biblioteca escolar do AE Loureiro marcou mais uma vez presença na Semana da Criança, promovida pela CM Oliveira de Azeméis no Parque de La Salette.
Este ano, as alunas Beatriz Gonçalves, Luana Gomes e Vitória Correia, da EB Dr. José Pereira Tavares, com a D. Helena e a professora Rosário, apresentaram o conto tradicional português “A Carochinha e o João Ratão” sob a forma de teatro. Estão de parabéns pelo entusiasmo demonstrado e pela forma como cativaram os pequenos e grandes espetadores numa tarde de muito calor.
Vídeo apresentado no blogue.
O grupo de alunos e professoras de Valência, Espanha, que estão esta semana no AE Loureiro no âmbito do programa “Erasmus+ - D.R.E.A.M.S. (Dare to Reach out to Earth’s Atmosphere and Magical Sky)” estiveram em atividades alusivas ao tema na biblioteca da EB Dr. José Pereira Tavares. Entre a escrita criativa e a criação de questionários interativos, não faltaram os momentos lúdicos.
Adiado para o dia 7 de maio devido às condições meteorológicas, o Eco-Dia realizou-se nas Escolas Básicas Dr. José Pereira Tavares e Loureiro, com atividades dinamizadas pelas turmas e clubes de 2º e 3º ciclos de ensino. Estiveram presentes os alunos dos jardins-de-infância e das escolas de 1º ciclo, que tiveram uma manhã muito animada e bem preenchida de momentos lúdicos e didáticos.
A biblioteca escolar dinamizou a tradicional atividade “Livro por Livro”, em que os alunos puderam fazer as suas trocas. Foram previamente entregues cerca de quatro centenas de livros para esta iniciativa de partilha e reutilização.
O Dia Mundial do Livro é a 23 de abril e o Dia da Liberdade em Portugal é a 25 de abril. A biblioteca escolar juntou as duas efemérides e apresenta sugestivos títulos para ler por estes dias.
As bibliotecas do AE Loureiro desejam a toda a comunidade uma boa Páscoa, com bons momentos de leitura.
O dia de hoje na biblioteca ficou marcado pelas pesquisas. De manhã, a final da 6ª edição do campeonato PesquisOAz com nove alunos a representar o AE Loureiro em todos os níveis de ensino. De tarde, alunos do 7.º ano a consultar o dicionário para responderem ao desafio proposto pela professora de Português.
Uma biblioteca escolar pode acolher em simultâneo diferentes tipologias de atividades, destinadas a públicos distintos.
Hoje foi um bom exemplo, com alunos do 1.º ciclo a requisitar livros, alunos do 2.º em apoio à realização de trabalhos e alunos do 3.º, uns a participar numa corrida Socrative respondendo a perguntas sobre a obra “Leandro, Rei da Heliria”, de Alice Vieira e outros a visitar a exposição “Mulheres e Resistência - novas cartas portuguesas e outras lutas”.
O Dia Mundial do Teatro, 27 de março, foi assinalado nos AE do município de Oliveira de Azeméis com a exibição da peça “Zeca”, da Oficina D’Artes Meia Ponta. Na EB Loureiro, os espetadores da brilhante atuação foram alunos do 3º ciclo, que ficaram a conhecer um pouco mais da infância e juventude do escritor Ferreira de Castro. Uma das pequenas grandes atrizes é a Maria Oliveira da turma 3ºE da EB1/JI Alumieira.
Aqui estão os grandes vencedores da fase escolar do 6.º campeonato de pesquisas na internet PesquisOAz. No próximo dia 3 de abril irão disputar a final com os vencedores dos outros agrupamentos de escolas inscritos.
A biblioteca da EB Loureiro teve hoje uma espécie de Dia Mundial do Teatro antecipado com a extraordinária atuação dos alunos de 4.º ano na apresentação da peça “Essa flor é minha!”. Com momentos de humor, dança, música e teatro de sombras, os pequenos atores contaram uma bela história de boas-vindas à Primavera.
O Clube Eco-Escolas, o grupo de Educação Musical e a biblioteca escolar juntaram-se para comemorar o Dia Mundial da Árvore e da Poesia. Os alunos do clube utilizaram cera para criar as pétalas de uma cerejeira e os de 2.º ciclo proporcionaram um momento musical de sensibilização ambiental com o poema “A floresta”. Com as tempestades que têm assolado o país, quando é que a Primavera chegará?
A biblioteca da EB Dr. José Pereira Tavares tem patente de 20 a 26 de março a exposição “Mulheres e Resistência – novas cartas portuguesas e outras lutas”, promovida pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através do Arquivo Municipal, em parceria com o Museu do Aljube Resistência e Liberdade. Aborda o papel da mulher durante a ditadura do Estado Novo.
Já tivemos os primeiros visitantes e esperamos a visita de muitos mais alunos e profissionais desta e de outras escolas do agrupamento. Na próxima semana, a exposição chega à EB Loureiro.
A 16 de março assinalam-se os 200 anos do nascimento de um dos nomes maiores da literatura portuguesa, Camilo Castelo Branco. É o autor do mês de março e, se para os mais crescidos há dezenas de sugestões, tais como "A brasileira de Prazins", "A queda de um anjo", "Amor de perdição", "Maria Moisés", "Noites de Lamego", para os mais novos temos as adaptações das suas principais obras.
Na secção de passatempos mensais da biblioteca é possível ver mais informação sobre o autor e sobre os livros existentes nas nossas bibliotecas.
A biblioteca da EB Dr. José Pereira Tavares teve uma visita especial, a dos utentes do Centro Social e Paroquial de Macinhata da Seixa. Visitaram a mostra etnográfica “Viver o passado no presente”, tomaram chá e sentiram a atmosfera associada aos livros.
A semana dos jardins de infância e escolas de 1.º ciclo do AE Loureiro ficou marcada pela sessão de animação com o contador de histórias Rui Ramos. A dramatização foi feita a partir das obras “Gilberto, o cão poeta, anima a festa!”, de Gisela Silva e “Uma andorinha na minha cabeça”, de Ireneu Oliveira.
As educadoras e professores titulares de turma tiveram um papel fundamental na divulgação prévia das histórias pois, para além da atenção e interesse dos alunos, houve uma extraordinária adesão das famílias com a aquisição das mesmas.
Os alunos das EB Loureiro e EB Dr. José Pereira Tavares exerceram o seu direito e dever cívicos de votar na eleição “Miúdos a Votos”, a decorrer em todo o país. Com uma abstenção praticamente inexpressiva, e após as contagens, os resultados oficiais permitiram apurar os títulos vencedores:
ESCOLA BÁSICA DE LOUREIRO
1.º ciclo - “Coelho vs macaco” (10 votos)
2.º ciclo - “Harry Potter e a pedra filosofal” (16 votos)
3.º ciclo - "Culpa minha" (22 votos)
EB DR. JOSÉ PEREIRA TAVARES
2.º ciclo - “Gravity falls: diário 3” (12 votos)
3.º ciclo - "Culpa minha" (15 votos)
No próximo dia 21 de março, realiza-se nas Escolas Básicas Dr. José Pereira Tavares e de Loureiro o Eco-Dia. A biblioteca escolar irá dinamizar a tradicional atividade “Livro por Livro”, em que os alunos poderão fazer as suas trocas. Participa nesta iniciativa ecológica e de partilha.
A campanha eleitoral da iniciativa “Miúdos a Votos” parou hoje na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro para o debate “O meu livro é mais fixe do que o teu!”. Alunos de todos os níveis de ensino das escolas do concelho de Oliveira de Azeméis foram desafiados a promover os livros que desejam ver vitoriosos no dia da eleição nacional, 12 de março.
A fase municipal do ConcIL (Concurso Interconcelhio de Leitura) realizou-se nos últimos dois dias desta semana (6 e 7 de março) na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.
Numa competição saudável e com desportivismo, os alunos puseram à prova a leitura que fizeram de obras em torno dos 500 anos de Camões.
A Maria João e o João Vicente da EB Loureiro destacaram-se na parte escrita e foram à prova oral e a Luísa Assunção da EB Dr. José Pereira Tavares foi ainda mais longe ao apurar-se para a final do concurso. Parabéns a todos!
"Leónia devora os livros", de Laurence Herbert, esteve no centro das atenções da passagem das turmas de 4.º ano das EB1 de Areosa, Curval, Palmaz e Travanca pela biblioteca da EB Dr. José Pereira Tavares nos dias seguintes à pausa de Carnaval de 2025. Na EB Loureiro, os alunos do 4.º ano da EB1 Brejo tiveram um momento musical com uma turma de 5.º ano e uma atividade didática no Clube "Artes e Linhas".
Esta atividade foi enquadrada num dia em que os quiçá futuros alunos destas escolas foram conhecer melhor os espaços.
As aulas de TIC de 5 a 11 de março na EB Loureiro e EB Dr. José Pereira Tavares são preenchidas pela fase escolar do 6.º campeonato de pesquisas na internet PesquisOAz. Todos os alunos têm a oportunidade de mostrar que a pesquisar são um ás.
No dia 12 de março decorre a eleição da iniciativa "Miúdos a votos". Por enquanto, decorre a campanha eleitoral e a Gabriela da turma 8ºC já decidiu em que livro vai votar. Preparou um vídeo que também desafia a comunidade educativa para a leitura de "Um de nós mente", da autora Karen M. McManus.
Podes visualizar o vídeo aqui.
O 6.º campeonato de pesquisas na internet PesquisOAz já começou e decorre de 24 de fevereiro a 7 de março. No AE Loureiro, entramos em competição na segunda semana, estás preparado?
Podes obter mais informações e treinar na página oficial do PesquisOAz.
A mostra etnográfica “Viver o passado no presente” foi um sucesso. Os alunos demonstraram muito interesse durante as visitas na aula de Cidadania e Desenvolvimento e muitos aproveitaram o tempo livre para aprender artes ancestrais, nomeadamente vários tipos de bordado. O interesse na exposição acabou por ser registado na imprensa, através de notícia publicada no jornal Correio de Azeméis.
As múltiplas formas do AMOR em ótimas sugestões de leitura… para uma semana de mais afeto e menos discórdia. As bibliotecas escolares têm sugestões temáticas para requisição domiciliária.
Nas aulas de Educação Visual, os alunos do 8.º ano aplicaram a Teoria de Gestalt no tema transversal de atividades do AE Loureiro “A curiosidade não matou o gato” e estes foram alguns dos resultados alcançados.
De 3 a 14 de fevereiro está patente na biblioteca da EB Dr. José Pereira Tavares a mostra etnográfica “Viver o passado no presente”, no âmbito do projeto “O património através dos meus olhos”. Na aula de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos terão contacto com artefactos de outros tempos de diversas áreas. Estará igualmente aberta à comunidade educativa, podendo ser visitada no momento em que os encarregados de educação se deslocam à escola para receber os resultados escolares do 1.º semestre.
Na fase escolar do ConcIL (Concurso Interconcelhio de Leitura) participaram 291 alunos, 181 de 1.º ciclo, 53 de 2.º ciclo e 57 de 3.º ciclo de ensino. O primeiro classificado de cada nível de ensino e escola apurou-se para a próxima fase, que irá decorrer na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis, nos dias 6 e 7 do próximo mês de março.
A fase municipal continuará a ter o foco na comemoração dos 500 anos de Luís de Camões com as seguintes obras:
1.º ciclo - "Uma aventura até à Índia", de Paula Cardoso Almeida
2.º ciclo - "Camões, o super-herói da língua portuguesa", de Maria Alberta Menéres
3.º ciclo - "Viagem à Índia", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é assinalado a 27 de janeiro, data escolhida por corresponder à libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau há 80 anos.
Nunca será demais relembrar o que o povo judeu passou sob o domínio nazi e talvez cada pessoa compreendesse melhor a dimensão deste e de outros horrores cometidos pelo ser humano no passado se fizesse um pequeno exercício: pôr-se no lugar do outro. Talvez fosse suficiente para acabar com outros horrores a acontecer atualmente e talvez fosse suficiente para evitar outros horrores no futuro. As nossas bibliotecas têm diversos livros sobre o tema. Consulta o catálogo e requisita.
Lewis Carrol nasceu há quase 200 anos em Inglaterra e, para além da literatura, dedicou a sua vida à matemática e à fotografia, em que foi um dos pioneiros. É destacado como o autor do mês e trouxe a Alice e o coelho branco a tempo de participarem na mostra “Viver o passado no presente”.
O final do semestre traz a fase escolar do ConcIL (Concurso Interconcelhio de Leitura). Começamos pelos alunos de 2.º e 3.º ciclos inscritos, seguindo-se as turmas de 3.º e 4.º ano de todas as escolas do AE Loureiro. Este ano, as obras escolhidas pretendem homenagear Camões e os seus 500 anos.
Durante o mês de janeiro, a enfermeira Sara Martins, da equipa de saúde escolar, está a dinamizar sessões de sensibilização com as turmas de 2.º e 3.º ciclo das Escolas Básicas de Loureiro e Dr. José Pereira Tavares. Estas foram planificadas pelo Projeto Educação para a Saúde no âmbito da sua ação.
As turmas de 5.º e 6.º anos de escolaridade têm uma sessão sobre alimentação saudável e higiene corporal, as de 7.º e 8.º anos uma sessão sobre higiene corporal e higiene do sono e as de 9.º ano uma sessão sobre higiene e saúde mental.
A feira do livro organizada nas escolas do agrupamento foi um sucesso, com muitos visitantes e aquisição de livros. O lucro das vendas permitiu adquirir novos livros para as nossas bibliotecas.
Antes da paragem de Natal houve corrida de renas, ursos e unicórnios na biblioteca. Foi mais longe quem melhor se preparou com a leitura da obra “Fada Oriana”, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Participaram as turmas de 5.º ano da EB Loureiro.
Exposição na BE Loureiro dos trabalhos vencedores da 8.ª edição do concurso municipal de Oliveira de Azeméis “Sem limites…”, que promove a diversidade e a igualdade de oportunidades.
Em destaque está o cartaz “Os rótulos não são para as pessoas!” e o livro pop-up com a história “A Lili é diferente”.
O comboio parou no dia 9 de dezembro na estação e as suas carruagens vieram recheadas de livros. Assim, a cantina da EB1/JI Curval transformou-se num auditório com feira do livro. Alunos e familiares puderam fazer compras e ouvir a história “O Natal do Elmer”, de David Mckee, atividade articulada com a área disciplinar de Educação Especial. Ao longo da semana, a feira chega a outras escolas do agrupamento.
A biblioteca associou-se ao Departamento de Educação Especial na dinamização da Semana D e do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Assim, todas as turmas de ensino pré-escolar e 1.º ciclo terão uma atividade a partir da história “O Natal do Elmer”, de David Mckee.
O dia 4 de dezembro começou na EB Dr. José Pereira Tavares com a abertura da feira do livro. O momento alto foi proporcionado pelos alunos do Clube de Teatro da escola, com a estreia da peça baseada na obra “Desculpa... Por Acaso és Uma Bruxa?”, de Emily Horn. Houve ainda tempo para um momento musical com “O gato rufia”.
Este dia continuou com a abertura da feira do livro da EB Loureiro, abrilhantada pelas extraordinárias atuações dos alunos da Escola da Banda de Música de Loureiro. Pode ser visto um excerto AQUI. A Leonor do 6.º ano leu o poema "Um livro", de João Pedro Mésseder.
Tudo pronto para a abertura da feira do livro, dia 4 de dezembro na EB Dr. José Pereira Tavares e na EB Loureiro e, na semana de 9 a 13 de dezembro, nas escolas de 1.º ciclo e jardins de infância do agrupamento.
Durante a feira, é possível votar através deste FORMULÁRIO em livros para aquisição.
António Egas Moniz nasceu há exatamente 150 anos, a 29 de novembro de 1874, aqui bem perto, na vila de Avanca. As limitações de saúde desde criança não o impediram de se tornar multifacetado em investigação, medicina, literatura, política,… as suas descobertas no campo da Neurologia valeram-lhe o Prémio Nobel, o primeiro português a quem foi atribuído.
A sua vida e obra passaram para teatro com “A magia da mente”, de Manolo Cayetano, e assim chegaram ao fim as Jornadas da Ciência e da Tecnologia com sessões para as turmas de 9.º ano.
Tal como a vida de Rómulo de Carvalho, as Jornadas da Ciência e da Tecnologia do AE Loureiro estão a ser recheadas de momentos interdisciplinares. Da música com os seus poemas ao teatro "A magia da mente (vida e obra de Egas Moniz)", da leitura de "O clube dos cientistas" à experiência "limonada explosiva", de sessões de exploração espacial a atividades de robótica, há um mundo de saberes e emoções para descobrir...
É possível consultar um vídeo com excertos das atividades AQUI.
Os clubes de leitura na escola proporcionam excelentes momentos de partilha. Mas também são uma ótima oportunidade de promover concursos e projetos, desta vez o ConcIL - Concurso Interconcelhio de Leitura. As inscrições estão abertas estão abertas até final de novembro, em FORMULÁRIO próprio no blogue e página da biblioteca.
A biblioteca da EB Dr. José Pereira Tavares tem sido o espaço preferido pelo Clube de Teatro para realizar o seu trabalho.
Por estes dias, têm ensaiado uma peça baseada na obra "Desculpa... Por Acaso és Uma Bruxa?", de Emily Horn, que terá a sua estreia no início do mês de dezembro.
O Dia da Floresta Autóctone é assinalado a 23 de novembro, em que se salienta a importância das espécies ancestrais portuguesas na revitalização do território e no contributo para o combate às alterações climáticas e sustentabilidade da floresta enquanto atividade económica.
Por estes dias, os alunos que visitam a biblioteca ficam a conhecer um pouco mais destas espécies, através de palavras, imagens e aromas. Uma atividade de parceria com o Programa Eco-Escolas.
O Dia Nacional da Cultura Científica celebra-se no dia 24 de novembro e, com ele, se iniciam as Jornadas da Ciência e da Tecnologia. No AE Loureiro, serão cinco dias de atividades promovidas pelo Clube Ciência Viva, a que a biblioteca se associa, com atividades a partir da obra de António Gedeão, pseudónimo de Rómulo de Carvalho, dos livros da coleção “O clube dos cientistas”, de Maria Francisca Macedo, numa fusão da leitura com as ciências e algumas surpresas para os visitantes.
Por enquanto, é possível ver a preparação com trabalho da equipa da biblioteca e alunos. Consulta AQUI.
As turmas de 7.º e 8.º ano da EB Dr. José Pereira Tavares, com a colaboração da professora de Português, criaram um espaço na sala de aula para o projeto “10 Minutos a Ler”. Nele fazem partilhas e expressam os sentimentos que os livros provocam.
Cumpriu-se a tradição de S. Martinho,
há castanhas, sol e vinho.
A biblioteca à sua boa maneira,
tem sugestões de leitura à lareira.
A proposta da RBE “O património através dos meus olhos” está a ter boa adesão e já há turmas a desenvolver trabalho de projeto. Na manhã do dia 6 de novembro houve saída de campo dos alunos do 2.º ciclo da EB Dr. José Pereira Tavares, até à Sra. da Ribeira, Pinheiro da Bemposta. A caminhada incluiu o registo fotográfico do património natural e arquitetónico, uma articulação entre Cidadania e Desenvolvimento, Educação Física, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal.
A disciplina de Geografia volta a associar-se à biblioteca na promoção de um desafio de conhecimento sobre os concelhos de Portugal. Para participares, visita as bibliotecas das EB Loureiro ou Dr. José Pereira Tavares, procura informação sobre as pistas dadas e descobre a solução. Participa!
Está aberta a corrida ao “Quem lê +”, uma atividade que resulta da articulação da biblioteca escolar com a disciplina de Português, na qual os alunos respondem de forma interativa a questões sobre as obras lidas. As turmas de 9.º ano já participaram com o conto “A aia”, de Eça de Queirós.
A fase da escolha de livros candidatos para a iniciativa "Miúdos a Votos! Livros + fixes" decorre até ao próximo dia 8 de novembro. Os alunos podem submeter a candidatura do seu livro preferido para o nível de ensino que frequentam. Nos últimos dias, os alunos que têm passado pela biblioteca já tiveram oportunidade de o fazer. Os restantes ainda podem preencher o respetivo formulário em qualquer lugar. Alguns títulos não podem ser candidatos por terem vencido na mesma categoria nas três edições anteriores. Sabe mais na página oficial.
Os alunos que passaram durante a manhã do dia 31 de outubro pela biblioteca da EB Dr. José Pereira Tavares puderam assistir ao seminário temático "Miúdos a Votos: Como encontrar 'O' livro?", que contou com a presença da booktoker Maria João Faria e do livreiro Francisco Vaz da Silva.
O Halloween também passa pelas bibliotecas, com sugestões de leitura arrepiantes e um mural de pinturas assustadoras. Um curioso e autêntico gatão também acabou de chegar e parece que veio para ficar.
As bibliotecas do AE Loureiro associaram-se à iniciativa “Outubro Rosa”, mês da prevenção do cancro da mama. Na EB Dr. José Pereira Tavares, os alunos escreveram mensagens inspiradoras em laços cor-de-rosa. A página da Liga Portuguesa Contra o Cancro tem informações muito úteis sobre o tema.
O Dia da Biblioteca Escolar (28 de outubro) foi assinalado na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em parceria com o Centro de Formação AVCOA, com uma Oficina de Literatura Infantojuvenil e Sociedade. Dinamizada pela jornalista, escritora e tradutora Carla Maia de Almeida, contou com a presença de professores e elementos da equipa das bibliotecas escolares de vários agrupamentos da região de Entre Douro e Vouga.
A campanha “Desliga o telemóvel”, promovida este ano letivo nas escolas do AE Loureiro com o objetivo de potenciar as relações humanas em detrimento da dependência das tecnologias, está a ser um sucesso.
As bibliotecas ganharam mais cor com os tempos livres ocupados com distrações de outros tempos.
A Biblioteca Escolar e o Projeto de Educação para a Saúde juntaram-se mais uma vez para a celebração do Dia Mundial da Alimentação. Recuperamos a ideia do mítico programa da RTP "Agora Escolha" e demos duas opções de contos tradicionais relacionados com alimentação para os alunos escolherem no tempo reservado para o projeto "10 Minutos a Ler": https://youtu.be/vUL_MRa8ipQ
Opção B - O dia em que choveram chouriços
Foram colocados livros temáticos nos espaços de refeição e recuperados jogos tradicionais construídos por antigos alunos do agrupamento, bem como outros desafios temáticos para os visitantes das bibliotecas.
O Dia Mundial do Animal é o dia do cão Leal, do caracol Rebelde, da gaivota Ditosa, do gato Zorbas, do rato Mex,… é também o dia do criador destas personagens de histórias incríveis, Luís Sepúlveda, que faria 75 anos neste dia 4 de outubro. Com tantas coincidências, teria mesmo de ser o autor do mês de outubro. Os seus livros estão disponíveis para requisição e há um desafio na página da biblioteca.
Os alunos de 6.º ano, com o auxílio das professoras Clarinda e Cristina, reescreveram a letra de canções bem conhecidas e surpreendaram a plateia na entrega de prémios na biblioteca com a apresentação dos gatos Curioso e Rufia. Esta ideia surgiu após saberem que o tema geral das atividades para este ano letivo é "A curiosidade NÃO matou o gato". Tal permitiu também iniciar a comemoração do Dia Mundial do Animal, com chamada de atenção para a condição e bem-estar dos animais.
As bibliotecas das EB Dr. José Pereira Tavares e Loureiro tiveram o habitual momento de entrega de prémios aos superleitores e vencedores do concurso “Desafio geográfico”, relativos a 2023/24. As professoras Clarinda e Cristina, de Educação Musical, e os seus alunos de 2.º ciclo abrilhantaram a cerimónia com momentos musicais que envolveram a audiência.
ALUNOS PREMIADOS
Superleitor - EB Loureiro
2º ciclo - Luana Rodrigues, Mariana Gamboa e Violeta Romero (5ºA) - 42 livros
3º ciclo - Fernando Martins (7ºA) - 31 livros
Superleitor - EB Dr. José Pereira Tavares
2º ciclo - Ayman Labed (5ºC) - 23 livros
3º ciclo - Beatriz Gonçalves (7ºF) - 20 livros
Desafio geográfico - EB Loureiro
Gabriela Fidalgo (7ºC)
João Silva (7ºA)
O Dia Mundial da Música comemora-se no dia 1 de outubro. Esta data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que reúne várias entidades e individualidades do mundo da música. Nas bibliotecas escolares de Loureiro e Pinheiro da Bemposta, os alunos são desafiados a expressar num mural que sentimentos lhes provoca esta arte.
Outubro chegou e, com ele, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Este ano, o tema definido pela IASL (Associação Internacional de Bibliotecas Escolares) é “BE: a ligar comunidades”. No AE Loureiro, decidimos ligar ao tema geral das atividades a realizar ao longo do ano “A curiosidade não matou o gato”.
O primeiro encontro interconcelhio de bibliotecas escolares de Entre Douro e Vouga 2024/25 decorreu no dia 30 de setembro em formato de caminhada literária com… Sophia de Mello Breyner Andresen. Dinamizado pelas bibliotecas escolares do AE Dr. Manuel Laranjeira, Espinho, em parceria com a Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares e o Centro de Formação de Associação de Escolas Aurélio da Paz dos Reis (Gaia-sul e Espinho), foi marcado pela celebração da obra da autora com a leitura de alguns dos seus poemas.
Nas primeiras semanas de aulas, houve sessões de formação de utilizadores da biblioteca para os novos alunos do 2.º ciclo de ensino.
De uma forma lúdica, ficaram a saber como estão organizados os diferentes espaços físicos e digitais e as regras de utilização.
Ainda houve tempo para responder a desafios propostos na página da biblioteca.
Um dos efeitos da globalização é o aumento da mobilidade das pessoas e, com isso, a necessidade de aprender línguas e desenvolver competências intercultural e plurilingue. Na Europa, falam-se dezenas de línguas e, por isso, faz todo o sentido a efeméride “Dia Europeu das Línguas”, assinalada no dia 26 de setembro. A partir de hoje, a biblioteca ganhou o espaço “La curiosite n’est pas un vilain defaut”, que as professoras de Francês irão dinamizar com desafios para os alunos. O título vai ao encontro do tema geral “A curiosidade não matou o gato”, sugerido pelo Conselho Pedagógico.
As bibliotecas do agrupamento estão muito bem frequentadas nos primeiros dias de aulas. Para tranquilos momentos de leitura, jogos ou realização de trabalhos, os alunos encontram um espaço convidativo.
O dia 12 de setembro foi assinalado com o regresso às aulas e a biblioteca, como habitualmente, dinamizou um momento de boas-vindas para acolher os novos alunos das EB Dr. José Pereira Tavares e Loureiro. Para tal, convidaram o Zorbas e a Ditosa da “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”, de Luís Sepúlveda, que ajudaram os alunos a concluírem que os valores desta história, tais como a amizade, a curiosidade e a solidariedade são muito importantes no percurso escolar.
Meia centena de professores do AE Loureiro fizeram no dia 11 de julho o roteiro literário Ferreira de Castro. Em ritmo de caminhada, envolvidos pelas magníficas paisagens do vale de Ossela e rio Caima, visitaram sítios marcantes da infância do escritor. Em cada estação, foi lido um excerto da sua vasta obra. Pelo caminho, os presentes tiveram uma surpresa na adega do Perigoso, do senhor Adelino.
A atividade foi enquadrada em “Encontros com…”, da biblioteca escolar, e traduziu-se num excelente momento de convívio de final de ano letivo. Orientada pelo António Jorge da Biblioteca Municipal e pelo Hugo do Centro de Estudos Ferreira de Castro, foi certificada pelo Centro de Formação AVCOA como ação de curta duração.
Mais informações sobre a vida e obra de Ferreira de Castro pode ser consultada na página do Centro de Estudos.
Ao longo do ano letivo, alunos e professores de turmas de 7º e 8º anos de escolaridade das EB Loureiro e EB Dr. José Pereira Tavares associaram-se à “Casa Fiz do Mundo”, com campanhas de recolha de bens para os alunos da escola de São Tomé e Príncipe envolvida no projeto.
As caixas já foram recolhidas pelo responsável do projeto, seguiram para Carregosa e de lá partirão num contentor marítimo rumo ao destino.
O Clube de Ciência Viva está a dinamizar uma atividade de final de ano letivo com as turmas do ensino pré-escolar do agrupamento, em parceria com a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. Ontem, a magia através da ciência aconteceu na biblioteca escolar com as turmas da EB1/JI de Alumieira. As crianças passaram grandes momentos de aprendizagem, diversão e gulosice.
O final do ano letivo no AE Loureiro é marcado por um sarau com entrega de prémios de mérito, espetáculo cultural, oficinas criativas, jogos tradicionais e jantar. Realizou-se na passada sexta-feira, 14 de junho.
Este ano o tema em destaque foi o cinquentenário do 25 de Abril, pelo que, os espaços da escola-sede abertos à comunidade educativa foram engalanados de forma alusiva e a biblioteca também se associou. Os visitantes puderam visitar a exposição com objetos e artigos escolares do período da ditadura, trazidos por docentes e assistentes operacionais da escola. Houve também uma secção com livros censurados organizada em articulação com a área disciplinar de História, com títulos gentilmente cedidos pela Biblioteca Municipal de Estarreja e por José Brandão, membro do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.
O chá literário promovido pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro decorreu hoje com o título “Sempr’ Abril”, em mais uma iniciativa associada aos 50 anos do 25 de Abril. Este ano a professora Isabel Terra foi a convidada do AE Loureiro que, na sua intervenção, apresentou o livro “O Assalto ao Santa Maria”, de Henrique Galvão.
A segurança rodoviária é um tema da Cidadania e Desenvolvimento muito importante. A biblioteca escolar desafiou os alunos do 5.º ano a escreverem textos criativos a partir de imagens do livro “Zé Pimpão, o Acelera”, de José Jorge Letria, antes de conhecerem a história.
No final, refletiram sobre os cuidados a ter quando se circula na rua a pé ou em qualquer meio de transporte.
Caça ao livro! Uma atividade desenvolvida pela área disciplinar de Educação Física em articulação com a biblioteca escolar com os alunos do 7.º ano da EB Loureiro. Um percurso de orientação em que cada grupo, para além de encontrar as estações assinaladas no mapa, teve de responder aos desafios relativos aos respetivos livros.
Este ano letivo, na biblioteca da EB Dr. José Pereira Tavares, tem sido grande o entusiasmo com os jogos de madeira. Diariamente, os alunos do Clube da Matemática e não só requisitam em grupo e desafiam-se.
No projeto "A Nossa Vitrine", dinamizado pelo Centro de Formação AVCOA, é disponibilizada uma vitrine para divulgação das atividades desenvolvidas pelas bibliotecas da sua área territorial. O mês de junho foi atribuído à biblioteca do AE Loureiro. Durante este mês estão afixados cartazes, trabalhos e outros materiais de atividades desenvolvidas durante o ano letivo.
O Eco-Dia realizou-se a 5 de junho nas Escolas Básicas Dr. José Pereira Tavares e Loureiro. A biblioteca escolar dinamizou a atividade “Livro por Livro”, em que os alunos puderam fazer as suas trocas. Este ano foram entregues mais de 300 livros para esta iniciativa ecológica.
O concurso “Viajo pelo Mundo”, dinamizado pela disciplina de Geografia por ocasião do Dia do Agrupamento (25 de março), teve uma extraordinária adesão pelos alunos de 7º e 8º ano de escolaridade do agrupamento. A criatividade e a diversidade na escolha de países de todos os continentes foram bem visíveis nos trabalhos apresentados, feitas com recurso a variados materiais e formatos.
Malas vencedoras na EB Loureiro: 1º lugar - Ana Beatriz (7ºC); 2º lugar - Juliana Tavares (7ºA)
Malas vencedoras na EB Dr. José Pereira Tavares: 1º lugar - Gabriela Oliveira (7ºF); 2º lugar - Leonor Arede (8ºE)
Alguns trabalhos foram selecionados para assinalar o arranque da Maratona Bibliotecária, dinamizada no passado dia 17 de maio pelo Centro de Formação AVCOA, em parceria com as bibliotecas escolares e municipais associadas. Hoje foram entregues prémios na biblioteca da EB Loureiro.
Já são conhecidos os vencedores do concurso “Marcadores de Abril”, enquadrado no projeto "Abril depois de Abril" que decorreu nas escolas básicas Dr. José Pereira Tavares e Loureiro. Participaram dezenas de alunos de turmas do 5º ao 7º ano de escolaridade. A entrega de prémios decorreu nas bibliotecas das escolas.
"Ler a pares ou com os pares pode ser uma atividade que não só não é percecionada como intimidante como, também, pode resultar muito profícua. São várias as Bibliotecas Escolares que no território de Entre Douro e Vouga reconhecem a mais-valia desse trabalho e o implementam. Os modelos usados para o pôr no terreno variam muito, em função do suporte específico conferido pelo Plano de Atividades das Bibliotecas Escolares de cada Agrupamento de Escolas, da perceção que cada Professor Bibliotecário tem da melhor forma de rentabilizar esta iniciativa e também do retorno dos alunos." Este é um excerto do artigo publicado no blogue da Rede de Bibliotecas Escolares, onde é valorizado o trabalho realizado nos clubes de leitura implementados em escolas de 1.º ciclo do AE Loureiro.
O artigo completo pode ser consultado AQUI. Neste clubes, os alunos leem, refletem e partilham opiniões sobre histórias que constam em conjuntos de livros adquiridos no âmbito do projeto "Escola a ler", da Rede de Bibliotecas Escolares. Alguns dos momentos das sessões dinamizadas são partilhadas em livros digitais:
A gala “Palco das Letras”, organizada pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, decorreu ontem no TeMA, Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis. Foi um serão emotivo, preenchido com entrega de prémios, homenagem a pessoas especiais e extraordinários momentos musicais. Do AE Loureiro foram premiados mais uma vez a Carlota e o João, pelas brilhantes prestações no ConcIL, Concurso Interconcelhio de Leitura, e no PesquisOAz, Campeonato de Pesquisas na Internet.
A segunda parte do evento foi preenchida por um concerto comentado do projeto "Mais Alto!".
A semana da criança realiza-se de 27 de maio a 4 de junho no parque de La Salette, Oliveira de Azeméis. Neste evento, promovido pela câmara municipal, os alunos dos jardins de infância e escolas de 1.º ciclo do concelho vivem momentos inesquecíveis.
A biblioteca do AE Loureiro esteve presente no dia 29 de maio e dinamizou a atividade “Todos a contar”, a partir do livro “Tantos animais e outras lengalengas de contar”, de Manuela Castro Neves e Yara Kono. No final da atividade, cada um escolheu o seu par e deu-se um início a um momento de baile dançante.
No âmbito do Plano de Ação das Operações Integradas dos Territórios de Intervenção (PAOITI), a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis está a promover sessões do teatro de marionetas “Casa da árvore - a inclusão nas nossas mãos”, da Associação Salvador.
Os alunos de 1.º e 2.º ano das EB1 do AE Loureiro deliciaram-se a ver e a ouvir a Ângela e as suas marionetas.
Organizada pelo Centro de Formação AVCOA, em parceria com as bibliotecas escolares e municipais associadas, a Maratona Bibliotecária 2024 decorre de 17 a 25 de maio. A abertura foi feita nas instalações do AVCOA com a apresentação da exposição "Viajo pelo Mundo" (trabalhos realizados por alunos de 7º e 8º anos de escolaridade do AE Loureiro).
Nas bibliotecas do agrupamento, esta atividade é assinalada na sessão de literacia dos media "Notícias falsas na era da inteligência artificial", com as turmas de 7º ano em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Os alunos são desafiados a refletir sobre o tema, a descobrirem se as notícias apresentadas são verdadeiras ou falsas e participam nos projetos "Mural bYou", do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e "7 Dias com os Media", do GILM (Grupo Informal sobre Literacia Mediática).
O Dia da Europa assinala-se no dia 9 de maio. Paz e união são propósitos da União Europeia que não têm prazo de validade. Os alunos do agrupamento podem praticar os conhecimentos sobre a diversidade dos povos deste continente com um jogo interativo. A atividade é promovida pelo grupo de Geografia, integrada nas atividades previstas para as turmas de 7º ano e aberta a toda a comunidade educativa.
Ao longo do mês de abril e nos primeiros dias de maio foram dinamizadas nas escolas do AE Loureiro diversas atividades alusivas aos 50 anos da revolução do 25 de Abril. As mesmas foram integradas no projeto "Abril depois de Abril", da Rede de Bibliotecas Escolares e podem ser visualizadas nesta apresentação interativa.
A celebração do cinquentenário da revolução dos cravos continua. A biblioteca escolar foi palco da dramatização da obra "História de uma flor", de Matilde Rosa Araújo, feita pelas turmas de 4º ano da EB Loureiro. A atividade foi preparada pelas docentes de Educação Musical e do Clube das Artes, Clarinda Ferreira e Fátima Loureiro, em parceria com os docentes titulares de turma. Colaboraram igualmente na atividade alunos das turmas de 6º ano, especialmente na criação de cravos que todos os presentes receberam no final da atuação. O vídeo da atuação pode ser acedido AQUI.
A adesão dos alunos ao concurso "Marcadores de Abril" foi feita de forma expressiva por alunos de 2º e 3º ciclos das EB Dr. José Pereira Tavares e Loureiro. A criatividade e reflexão sobre a importância da liberdade são as imagens de marca dos produtos desenvolvidos e entregues na biblioteca.
As sessões do mês de abril dos clubes de leitura das turmas de 2º e 3º ciclos das EB Dr. José Pereira Tavares e Loureiro tiveram como foco central a obra "O tesouro", de Manuel António Pina. Os alunos ficaram a conhecer a obra, também através da dramatização, narrada por Carla Galvão, em Português, e Nuno Costa, em Língua Gestual Portuguesa. Durante estas sessões foi promovido o diálogo sobre a liberdade de abril e outras liberdades e apresentada a "Colecção Biblioteca da Censura”, do jornal Público. Esta foi mais uma atividade integrada no projeto "Abril depois de Abril", da Rede de Bibliotecas Escolares.
Na biblioteca da EB Dr. José Pereira Tavares, a celebração foi feita com memória e reflexão. Os visitantes podem também ficar a conhecer o que mudou e como nos transformamos através da exposição “Cinco décadas de democracia, o que mudou?”, uma iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos - PORDATA e da Rede de Bibliotecas Escolares.
Os 50 anos do 25 de Abril trouxeram à biblioteca da EB Loureiro a recriação de uma sala de aula do tempo da ditadura e uma exposição fotográfica dos momentos mais importantes que culminaram na revolução dos cravos.
No âmbito do projeto "Abril depois de Abril", da Rede de Bibliotecas Escolares, estão a ser dinamizadas diversas atividades ao longo do mês.
Como forma de evocar os 50 anos da revolução dos cravos, o Clube de Artes da EB Dr. José Pereira Tavares criou o mural "Criar Abril nos 50 anos de história...".
Este ano celebram-se os 50 anos da revolução do 25 de Abril. Ao longo do mês serão dinamizadas diversas atividades temáticas nas escolas do AE Loureiro, integradas no projeto "Abril depois de Abril", da Rede de Bibliotecas Escolares.
O concurso "Marcadores de Abril" destina-se a todos os alunos do agrupamento que pretendam dar asas à sua criatividade e associar-se de forma ativa na comemoração do dia que trouxe a liberdade a Portugal.
O Dia do Agrupamento realizou-se hoje, 25 de março de 2024. As escolas de Loureiro e Pinheiro da Bemposta rechearam-se de atividades para acolher os alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade.
Os alunos que passaram pela biblioteca da EB Dr. José Pereira Tavares ficaram a conhecer o projeto “O Boletim da Pauta”, com o Hélder Teixeira. Foram sensibilizados para o braille e para a importância da inclusão. Experimentaram também a leitura e escrita em braille manual e à máquina.
Dia do Agrupamento! Na biblioteca da EB Loureiro os alunos ficaram a conhecer o projeto “Futuragri”, que visa informar sobre o papel da Política Agrícola Comum da União Europeia. Depois de uma breve palestra, divertiram-se com um desafio interativo. A atividade foi coordenada pela professora Ângela Gordino, responsável pelo projeto “Erasmus +”.
Noutro espaço, a professora Clarinda Ferreira, da equipa da biblioteca, dinamizou um momento musical e contou com o precioso auxílio de alunos da turma 7.ºA, que frequentam a Escola de Música da Banda de Música de Loureiro.
No Dia Mundial da Árvore e da Poesia, 21 de março, a biblioteca escolar do AE Loureiro homenageia Nuno Júdice. Para além deste minuto de leitura na primeira aula do dia, são lançados alguns desafios aos alunos.
PROPOSTA DE AUDIOLEITURA:
• Pré-escolar e 1º ciclo – poema “Dia da árvore”, de Rosarinho (Voki – voz artificial): https://tinyurl.com/yfr9htjm
• 1º e 2º ciclo – poema “Primavera à janela”, de Luísa Ducla Soares (Voki - voz artificial): https://tinyurl.com/2783c8yy
• 3º ciclo – poema “Agora”, de Miguel Torga (Voki – voz gravada): https://tinyurl.com/27cfsjl2
• Todos os ciclos – vídeo com a música “Uma árvore um amigo”, de Joel Branco: www.youtube.com/watch?v=iTpL-dTTuxQ
PROPOSTA DE ATIVIDADE:
Os alunos podem gravar a leitura de um poema perto de uma árvore, individualmente ou em grupo.
Com recurso à aplicação Voki, pode ser utilizado o áudio resultante da gravação do poema no desenvolvimento de uma animação, com recurso a um avatar e imagem de fundo que podem ser personalizados.
Nota: os conteúdos premium, assinalados com uma estrela, utilizados com conta gratuita não ficam disponíveis para gravação ou partilha do produto final.
A partilha do trabalho com a biblioteca pode ser feita por email (biblioteca@aelpb.pt).
Realizou-se hoje, 18 de março de 2024, a final do 5.º campeonato de pesquisas na internet PesquisOAz. O AE Loureiro teve três representantes de 2.º ciclo e um de 3.º ciclo na EB Dr. José Pereira Tavares e dois de 3.º ciclo na EB Loureiro.
A prestação dos alunos foi muito boa mas o destaque maior vai para o João Silva da turma 7.ºA, o campeão do 3.º ciclo, e a Mariana Magalhães, da turma 6.ºE, que ficou em 5.º lugar na prova de 2.º ciclo.
Os alunos do AE Loureiro estão de parabéns pelo civismo e sentido de responsabilidade que demonstraram no ato eleitoral da iniciativa “Miúdos a votos”, que decorreu nas bibliotecas escolares na passada sexta-feira, 8 de março de 2024. A abstenção foi de 3%.
Após contagem dos votos, os resultados finais na EB Loureiro foram:
1.º ciclo - “Porque é que os animais não conduzem” (24%)
2.º ciclo - “Gravity falls: diário 3” (34%)
3.º ciclo - “Avozinha gangster” (15%)
Na EB Dr. José Pereira Tavares, o livro vencedor foi “Avozinha gangster” no 2.º e 3.º ciclos, com 18% e 20%, respetivamente.
A fase escolar da 5ª edição do campeonato de pesquisas na internet "PesquisOAz" realizou-se de 26 de fevereiro a 1 de março nas aulas aulas de TIC. Participaram os alunos de 2º e 3º ciclo. Os três primeiros classificados em cada nível de ensino foram os que se apresentam na seguinte tabela, tendo-se apurado para a final, que irá decorrer no próximo dia 18 de março, durante a manhã, na biblioteca escolar. A prova é a realizada em formato online.
Tudo pronto para a festa da democracia. Hoje é o dia das eleições “Miúdos a votos”. Após a campanha eleitoral, é o momento para exercer o direito e dever cívico e escolher o livro preferido.
Nas escolas EB Dr. José Pereira Tavares e EB Loureiro, todos os alunos do 4º ao 9º ano de escolaridade podem exercer o seu direito de voto na biblioteca. A mesa é composta por um elemento da equipa da biblioteca escolar e dois representantes de cada turma.
A turma 7ºA da EB Loureiro e as de 7º e 8º ano da EB Dr. José Pereira Tavares associaram-se à biblioteca na campanha de angariação de bens para o projeto “Casa Fiz do Mundo”. No mês de março estamos a recolher material escolar. Vamos contribuir para a felicidade das crianças de São Tomé e Príncipe e melhorar as suas condições na escola!
A fase municipal do ConcIL (Concurso Interconcelhio de Leitura), organizada pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis, decorreu nos dias 5 e 6 de março de 2024. Tendo sido utilizadas obras sobre o 25 de Abril, este ano o concurso de leitura também permitiu uma reflexão e valorização desta pedra basilar da História de Portugal.
Os alunos do AE Loureiro estão de parabéns pela prestação, especialmente a Carlota, a Carolina, o Nicolas e o Vasco. A Carlota irá representar o agrupamento na grande final, agendada para o próximo dia 8 de maio. Há também a realçar a postura exemplar de todos e a forma como se envolveram nas restantes atividades desta jornada, incluindo a participação ativa no momento lúdico-didático do músico João Nina.
A fase escolar do campeonato de pesquisas PesquisOAz decorreu de 26 de fevereiro a 1 de março, com os alunos do 2º e 3º ciclo a testar a sua eficiência na pesquisa de informação na internet. O espírito competitivo e com desportivismo foi a tónica dominante.
Nos últimos dias de fevereiro, a contadora de histórias Inácia Cruz percorreu as escolas de 1.º ciclo e jardins de infância do agrupamento para dinamizar sessões de animação. A dramatização foi feita a partir das obras “Os dentuças, a patrulha do bem”, de Joana Luísa Matos e “Quem gosta de animais cresce mais”, de António Manuel Couto Viana.
“Do 1.º ao 2.º ciclo, um salto de gigante” foi o mote para as atividades dinamizadas de 26 a 29 de fevereiro nas EB Loureiro e Dr. José Pereira Tavares com os alunos de 4.º ano das várias EB1 do agrupamento (Areosa, Brejo, Curval, Palmaz e Travanca).
A biblioteca recebeu as turmas com um momento didático desenvolvido a partir do conto “O barba azul”, de Charles Perrault.
As Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas de Oliveira de Azeméis, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e o Centro de Formação de Associação de Escolas de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis (CFAE AVCOA) promovem em parceria o quinto campeonato de pesquisa na internet para alunos e o primeiro campeonato para professores.
De 26 de fevereiro a 1 de março decorre a fase escolar e no Agrupamento de Escolas de Loureiro são mais de 400 alunos a testar a sua eficiência na pesquisa de informação na internet.
Toda a informação sobre esta iniciativa pode ser encontrada na página oficial PesquisOAz.
Durante o mês de fevereiro, as enfermeiras Sara Martins e Sara Pereira dinamizaram nas bibliotecas do AE Loureiro sessões sobre higiene e postura corporal com as turmas de 2.º e 3.º ciclos de ensino. A atividade foi promovida pelo Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno e Projeto Educação para a Saúde.
A professora Isabel Costa, coordenadora das bibliotecas escolares do AE Soares Basto, dinamizou na biblioteca da EB Loureiro sessões de mindfullness com as turmas de 9.º ano.
A atividade resultou da articulação entre as disciplinas de Inglês, Cidadania, Geografia e o Projeto Educação para a Saúde, tendo como ponto de partida o projeto MiSP - Mindfulness in Schools Project. Toda a informação sobre este projeto pode ser encontrada no site oficial.
Para assinalar o Dia da Internet Mais Segura, 6 de fevereiro, os alunos de 2.º e 3.º ciclos responderam aos desafios da página “Seguranet”. Para além dos jogos didáticos de cada temática da navegação em segurança, responderam ao teste de dependência da internet e refletiram sobre os resultados.
Abre esta ligação e verifica o teu grau de dependência.
Os Guardiões do Planeta, do Jardim de Infância de Curval, recriaram a obra “As Quatro Estações”, do artista italiano Giuseppe Arcimboldo. Os trabalhos estão expostos na biblioteca de Loureiro.
A 27 de janeiro assinala-se, anualmente, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. O propósito deste dia é não esquecer o genocídio em massa de seis milhões de judeus pelos nazis e respetivos colaboracionistas. Este constitui um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória. A última aula do primeiro semestre das turmas de terceiro ciclo inclui uma ação de sensibilização na biblioteca.
A feira do livro foi mais uma vez um sucesso nas escolas do AE Loureiro. O lucro das vendas permitiu adquirir novos livros para as nossas bibliotecas.
A turma 3ºO da EB1/JI Brejo desenvolveu trabalho em torno da história, nomeadamente a exploração do tema principal da mesma, a chegada do "25 de Abril". O registo fotográfico deu origem a este livro digital.
A fase escolar do ConcIL (Concurso Interconcelhio de Leitura) está concluída. Participaram 406 alunos, entre o 3.º e o 9.º ano de escolaridade. Os vencedores de cada nível de ensino e escola apuraram-se para a próxima fase, que irá decorrer na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis, nos primeiros dias do próximo mês de março.
As bibliotecas escolares do AE Loureiro desejam a toda a comunidade educativa boas festas natalícias e que o ano de 2024 que se avizinha venha recheado de ótimos momentos.
Os alunos da EB1 Areosa que estão a participar no intercâmbio internacional de marcadores de livros já receberam os dos seus correspondentes. São oriundos da Rákoscsabai Jókai Mór Református Általános Iskola, uma escola da Hungria.
Os alunos do Clube de Teatro da EB Dr. José Pereira Tavares apresentaram na biblioteca a peça "Ninguém dá prendas ao Pai Natal", uma adaptação a partir da obra homónima da autora Ana Saldanha.
A turma H do 4.º ano recebeu na biblioteca o prémio relativo ao 3.º lugar obtido no concurso literário “Ferreira de Castro na minha máquina do tempo”, promovido pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.
Abril no Natal
Os alunos da EB1/JI Palmaz apresentaram na sua festa de Natal uma encenação da canção “Trova do vento que passa”, de Adriano Correia de Oliveira. A ideia surgiu a partir da temática do 25 de Abril, presente na história do concurso interconcelhio de leitura, “Do cinzento ao azul celeste”, de Ana Paula Oliveira.
Clube de leitura
Este ano letivo, os clubes de leitura no agrupamento estenderam-se às escolas de 1º ciclo. Na passada semana, a biblioteca foi palco da apresentação de obras lidas pelos alunos da turma 4ºG da EB Loureiro.
Feira do Livro - abertura
Nos dias 5 e 6 de dezembro, foi assinalada a abertura da feira do livro. Foram apresentados momentos musicais por alunos de 2.º ciclo da professora Cristina na EB Dr. José Pereira Tavares e da professora Clarinda na EB Loureiro. Leram ainda o poema “Um livro é um amigo”, de Maria do Rosário Macedo.
Histórias da Ajudaris
Os livros “Histórias da Ajudaris 2023” já estão disponíveis e encontram-se à venda na feira do livro das bibliotecas do AE Loureiro por 6,00€, que revertem para este projeto solidário. Incluem os poemas escritos por alunos da EB1/JI Palmaz e EB1 Travanca no ano letivo transato.
Feira do Livro
A biblioteca escolar do agrupamento vai organizar uma feira do livro entre os dias 5 e 15 de dezembro de 2023. Será feita nas escolas segundo o calendário apresentado no seguinte cartaz. Em Loureiro e Pinheiro da Bemposta os alunos serão desafiados a votar no livro preferido à venda na feira, através deste FORMULÁRIO.
Quem Lê +
As corridas do "Quem Lê +" já começaram. Por estes dias têm passado pelas bibliotecas da EB Loureiro e EB Dr. José Pereira Tavares turmas do 6.º ao 9.º ano de escolaridade para pôr à prova a leitura das obras "Ali Babá e os quarenta ladrões", "O cavaleiro da Dinamarca", "A saga" e "A aia".
Ao longo do ano letivo teremos mais etapas desta competição com outras obras trabalhadas na disciplina de Português.
Estendal de Direitos
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oliveira de Azeméis desafiou os alunos de pré-escolar e 1.º ciclo para a atividade “Estendal de Direitos”, como forma de assinalar o aniversário da Convenção dos Direitos da Criança. Enviou a história “O reino dos direitos mágicos” e a turma de 4.º ano da EB1/JI Brejo respondeu com este trabalho.
O Clube Ciência Viva na Escola associou-se à biblioteca escolar e está a desenvolver trabalho prático a partir da leitura de obras. Na EB Dr. José Pereira Tavares, os alunos inscritos no clube leram a aventura "Um estranho caso na quinta", da coleção "O Clube dos Cientistas" da autora Maria Francisca Macedo. No final, realizaram algumas experiências utilizadas pelas personagens do livro, entre as quais o fabrico de manteiga. Após o necessário estágio em frigorífico, fizeram a degustação.
As bibliotecas de Loureiro e Pinheiro da Bemposta têm um espaço dedicado a este clube com livros temáticos e outros recursos para quem quiser requisitar.
Encontro com a autora de "Crónicas de Enigma"
As bibliotecas da EB Loureiro e EB Dr. José Pereira Tavares encheram-se com os alunos de 2.º ciclo e do clube Ciência Viva para um encontro com a autora da coleção “Crónicas de Enigma”, Maria Francisca Macedo. A partir de uma das histórias, foi feito um desafio “Escape Room”, seguido de diálogo e perguntas à escritora.
Esta atividade também permitiu iniciar a celebração do Dia Mundial da Ciência, assinalado a 24 de novembro.
Encontro com a autora de "Crónicas de Enigma"
As bibliotecas da EB Loureiro e EB Dr. José Pereira Tavares encheram-se com os alunos de 2.º ciclo e do clube Ciência Viva para um encontro com a autora da coleção “Crónicas de Enigma”, Maria Francisca Macedo. A partir de uma das histórias, foi feito um desafio “Escape Room”, seguido de diálogo e perguntas à escritora.
Esta atividade também permitiu iniciar a celebração do Dia Mundial da Ciência, assinalado a 24 de novembro.
Miúdos a Votos! Livros + fixes
Os alunos da turma 5A apresentaram a candidatura dos seus livros preferidos à iniciativa “Miúdos a Votos! Livros + fixes”. É a oitava edição da festa da democracia que visa promover o desenvolvimento de competências de leitura e de cidadania ativa.
E tu, já escolheste o teu? Ainda podes fazê-lo até ao próximo dia 10 de novembro. Vê como página oficial ou acede diretamente ao formulário.
Durante o dia 31 de outubro, passaram pelas bibliotecas do AE Loureiro visitantes especiais que aproveitaram para requisitar um livro da mesa temática de Halloween.
As bibliotecas das EB Loureiro e Dr. José Pereira Tavares foram palco nos dias 25 e 27 de outubro, respetivamente, de uma cerimónia para entrega de prémios aos superleitores e aos vencedores do concurso “Concelho mistério” do ano letivo 2022/23. O evento foi enriquecido com dois momentos especiais, criados a partir do tema do MIBE “BE - o meu lugar preferido para criar e imaginar”. Os alunos da turma 3ºE da EB1/JI Alumieira leram o poema criado a partir do conto "Sábios como camelos", de José Eduardo Agualusa e turmas de 2º ciclo de cada escola apresentaram temas musicais inéditos criados nas aulas de Educação Musical.
O dia da Biblioteca Escolar, 23 de outubro, foi assinalado na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro com a oficina de formação “Mediação do livro e da leitura de livros com ilustrações”, dinamizada por Dora Batalim. Estiveram presentes vários elementos da equipa da biblioteca do agrupamento.
A Biblioteca Escolar e o Projeto de Educação para a Saúde juntaram-se para a celebração do Dia Mundial da Alimentação e do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Os alunos da EB Loureiro e EB Dr. José Pereira Tavares foram surpreendidos com um desafio digital interativo nos espaços de refeição.
Os livros estão a caminho das escolas de 1.º ciclo e jardins de infância do agrupamento numa verdadeira cáfila! As turmas de pré-escolar e 1.º ciclo terão uma atividade enquadrada no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, cujo tema este ano é "Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar", definido pela IASL (Associação Internacional de Bibliotecas Escolares).
As histórias utilizadas são "Camilo, um camelo na selva", de Júlio Borges e "Sábios como camelos", de José Eduardo Agualusa.
No próximo mês de outubro, celebram-se a uma escala mundial as bibliotecas escolares.
No AE Loureiro serão dinamizadas atividades baseadas no tema "Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar", definido pela IASL (Associação Internacional de Bibliotecas Escolares).
As atividades abrangem todos os níveis de ensino das escolas e jardins de infância do agrupamento.
As turmas de 7.º ano do AE Loureiro tiveram uma sessão sobre voluntariado com os responsáveis pelo projeto “Casa Fiz do Mundo”, de Carregosa. Tiveram oportunidade de conhecer o modo de vida das pessoas e dos alunos de escolas de São Tomé e Príncipe e foram desafiados a fazer campanhas de angariação de bens.
No final da sessão, os alunos da EB Dr. José Pereira Tavares tiveram a oportunidade de fazer um pequeno gesto solidário, levando 1840kg de papel para a carrinha, com a verba resultante da reciclagem a reverter para o projeto. Ao longo do ano letivo irão trabalhar a temática do voluntariado nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento.
Durante o mês de setembro, os alunos que entraram no 2.º ciclo de ensino participam em sessões de formação de utilizadores. Começam por conhecer as zonas funcionais da biblioteca escolar, a forma como está organizada e como é classificado o fundo documental, especialmente os livros. Ficam também a conhecer os espaços virtuais, nomeadamente a página, o blogue e as contas de redes sociais.
No final, ficam a saber como responder aos desafios propostos na página da biblioteca e realizam uma atividade prática na zona do fundo documental.
O Clube de Artes do agrupamento associou-se à biblioteca escolar. Ao longo do ano letivo serão dinamizadas diversas atividades, destacando-se a hora do conto dramatizada.
As inscrições estão abertas e toda a informação pode ser obtida junto da dinamizadora do clube, a professora Fátima Loureiro, nos horários apresentados no seguinte cartaz ou pelo email marialoureiro@aelpb.pt.
No dia do regresso às aulas, 14 de setembro de 2023, a biblioteca acolheu os novos alunos das EB Dr. José Pereira Tavares e Loureiro. Algumas turmas de 3.º ciclo visitaram a biblioteca e aproveitaram para fazer as primeiras requisições de livros do ano. Para os alunos de pré-escolar e 1.º ciclo, foi enviado um vídeo com a leitura do conto “O primeiro dia de escola”, de Gill Pittar, que pode ser visualizado AQUI.
A biblioteca escolar da EB Loureiro acolheu a tomada de posse da professora Ana Rio para mais um mandato como diretora do agrupamento. A cerimónia foi presidida pela presidente do conselho geral, a educadora Celina Costa e contou com a presença de Rui Cabral, vereador municipal da educação. A diretora empossou os elementos da sua equipa, os professores Cecília Oliveira, Marlene Moreira e José Paulo Silva. A Clara e a Mariana embelezaram o momento com a leitura de um poema e uma atuação musical.
Na tarde do dia 19 de junho, realizou-se o tradicional chá literário na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis. Esta edição recebeu o título “Ferreira de Castro e o poder da leitura”, como forma de evocar o patrono da biblioteca, por ocasião do 125º aniversário do seu nascimento.
Realizou-se hoje o EcoDia no agrupamento, tendo sido dinamizadas atividades nas Escolas Básicas Dr. José Pereira Tavares e Loureiro.
A biblioteca escolar associou-se com a atividade “Livro por Livro”, em que os alunos puderam fazer as suas trocas. A atividade enquadrada num mundo mais sustentável foi acolhida com entusiasmo e um grande nível de participação, principalmente pelos alunos das turmas de 1º ciclo.
As turmas de ensino pré-escolar não puderem estar presentes mas foram desafiadas a dinamizar a atividade nos respetivos jardins de infância e acolheram bem a ideia.
Foram divulgados os resultados concurso literário “Ferreira de Castro na minha máquina do tempo”. O agrupamento alcançou o 3º lugar com a história escrita pela turma F de 3º ano da EB Loureiro. A entrega dos prémios está prevista para o dia 16 de dezembro, no âmbito do XVI Aniversário da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.
Foi produzido um livro digital com todos os trabalhos enviados a concurso pelas turmas de 3º e 4º ano e pode ser consultado AQUI.
1º Lugar» 4º ano – Escola EB Nº1 de Santiago de Riba Ul (Ponte) – Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro
2º Lugar» Leonor Gomes – 3º ano 3Out2 – Escola EB Outeiro, Santiago de Riba Ul – Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro
3º Lugar» 3º ano, turma F – Escola EB1/JI Alumieira – Agrupamento de Escolas de Loureiro
Menção honrosa» Ana Afonso Ruela – 4º ano – Escola JI/EB1 Faria de Baixo – Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva
A turma 6ºA da EB Loureiro desenvolveu um trabalho DAC sobre direitos humanos e escravatura, que culminou com a apresentação na biblioteca escolar do espetáculo “Tanto tempo passou e pouco mudou”. Este trabalho envolveu as disciplinas de Inglês, Português e Tecnologias da Informação e Comunicação.
A turma 7ºC da EB Loureiro desenvolveu um trabalho DAC de Cidadania e Desenvolvimento com Educação Visual sobre os perigos da internet, que culminou com a apresentação na biblioteca escolar da peça de teatro “A Bela e o Monstro da Internet”, disponível AQUI. A assistir ao espetáculo estiveram os alunos da turma 4ºG.
Os alunos das turmas 9ºD e 9ºE da EB Dr. José Pereira Tavares criaram cartazes digitais na aula de TIC, subordinados ao tema "Literacia Financeira". Foi criada uma página com os cartazes onde também é possível a comunidade escolar escolher o favorito através de votação.
A votação está limitada a quem tem email institucional da escola. A página dos cartazes e formulário de votação pode ser acedida em https://bit.ly/3CCybXv.
A Semana da Criança, organizada pelo município de Oliveira de Azeméis para todas as crianças, decorreu no parque de La Salette entre os dias 1 e 7 de junho de 2023. No espaço “As Bibliotecas no Parque”, a BE do AE Loureiro dinamizou a atividade “A imagem e a palavra de mãos dadas”, que incluiu vários jogos lúdicos e didáticos: bingo dos animais, caixa mágica das palavras, macaca, monstro das bolachas e puzzles.
Estes jogos, que provocaram entusiasmo nas crianças, foram construídos com reutilização de materiais.
O EcoDia está a chegar e a atividade “Livro por Livro” também. Traz aquele livro que já não tens muito interesse em abrir ou um que gostarias que mais alguém o lesse, recebe um vale e troca-o por outro livro na banca da biblioteca.
Duelo reis vs piratas! Nas BE de Loureiro e Pinheiro da Bemposta houve competição “Quem lê +” depois dos alunos de 6.º ano terem lido a obra “Os Piratas”, de Manuel António Pina e os de 7.º a obra “Leandro, Rei da Helíria”, de Alice Vieira. Foi utilizada a ferramenta Socrative para os questionários e os resultados foram bons e equilibrados.
Promovidas pelo Projeto Eco-Escolas, em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, as bibliotecas escolares de Loureiro e Pinheiro da Bemposta foram os locais escolhidos para a realização de ações de sensibilização "Água no ambiente e com saúde", "Que pegada vou deixar no planeta Terra", "Um planeta ao nosso serviço", "Uso sustentável da água" e "Economia + circular" para as turmas de 5.º ao 9.º ano, respetivamente. As sessões decorreram durante o mês de maio.
125 anos de José Maria Ferreira de Castro! 24 de maio é o dia de lembrar a vida e obra do menino Zequinha de Ossela que um dia fez-se ao mar e embrenhou-se na selva para depois se tornar um dos maiores escritores portugueses de sempre. E que melhor forma de o homenagear do que escrever histórias para o concurso “Ferreira de Castro na minha máquina do tempo”? Foi o que fizeram os alunos de 3º e 4º ano do AE Loureiro. Em breve será publicado um livro digital com os trabalhos. Parabéns a todos!
19 de maio de 2023 é dia da primeira edição da Maratona Bibliotecária, organizada pelo Centro de Formação AVCOA, em parceria com as bibliotecas escolares e municipais associadas. No AE Loureiro, os alunos de 3º e 4º ano estão a escrever histórias para participarem no concurso "Ferreira de Castro na minha máquina do tempo", promovido pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.
Durante o mês de maio, as turmas de 5º ano estão a participar em sessões de segurança rodoviária em articulação da biblioteca com Cidadania e Desenvolvimento. São apresentadas e debatidas regras e sinais de trânsito e é feito o visionamento de vídeos de sensibilização. Os alunos são desafiados a escrever textos curtos a partir de imagens com transgressões na estrada, constantes no livro "Zé Pimpão, o acelera", de José Jorge Letria.
Não há famílias iguais mas todas são especiais. No âmbito do Dia Internacional da Família, 15 de maio, as alunos de pré-escolar estão a ser desafiados a apresentar a sua num trabalho de recorte, colagem e pintura. A atividade é realizada após ouvirem a história “O livro da família”, de Todd Parr.
Nas turmas de 1º e 2º ano, os alunos mais crescidos leem para os mais novos esta história, com texto adicional relativo a cada tipo de família. No final, cada um é desafiado a ilustrar a sua numa moldura.
Foram gravadas as leituras dos alunos da turma 2ºM da EB Brejo, que deram origem a este audiolivro.
A propósito do "Dia Mundial da Terra", assinalado a 22 de abril, a turma 6ºC da Escola Básica de Loureiro desenvolveu nas últimas semanas um trabalho de Domínio de Autonomia Curricular, com articulação entre as disciplinas de Inglês, Educação Musical e TIC, em parceria com o projeto de mobilidade e cooperação Erasmus+ N.E.E.D.S. (New Education Era of Digital Skills) e apoio da biblioteca escolar.
Com recurso à aplicação digital Bandlab, foram criadas melodias musicais com letras originais para celebrar a Terra.
Os trabalhos realizados deram origem a este livro digital.
O Dia da Europa é celebrado a 9 de maio e a biblioteca escolar associou-se à área disciplinar de Geografia, que dinamizou atividades em espaços físicos e digitais. Os alunos de 3º e 4º ano da EB Loureiro pintaram as bandeiras dos países que compõem a União Europeia e as turmas de 7º ano elaboraram cartazes e apresentações interativas que permitiram engalanar o átrio da escola. Os alunos de 7º ano participaram ainda num "peddy-paper" sobre a Europa com 10 etapas, uma das quais correspondente ao desafio geográfico do mês de maio "Viajar pela UE", um questionário interativo produzido na aplicação "Symbaloo".
Este e os outros passatempos mensais da biblioteca podem ser acedidos aqui.
Para simbolizar a União Europeia como ideal de fraternidade, foi escolhido o «Hino à Alegria», composto por Ludwig Van Beethoven em 1823, enquanto parte da Nona Sinfonia, para o poema com o mesmo nome de Friedrich Schiller, de 1785. Está disponível neste vídeo.
O Dia Mundial da Língua Portuguesaque, conta com mais de 250 milhões de falantes em todo o Mundo, celebra-sa a 5 de maio de 2023. Neste âmbito, as turmas 6ºD e 7ºE foram às respetivas bibliotecas fazer uma sessão conjunta de leitura através do Google Meet. Em destaque estiveram os contos “A carteira de crocodilo” e “Raízes”, de Mia Couto e “O autoclismo da tia Fatucha”, de Ondjaki.
O dia das mentiras é a 1 de abril mas todos os dias devem ser usados no combate às "fake news". Não menos importante é a luta pela liberdade de imprensa, assinalada no calendário anual e mundialmente a 3 de maio.
Durante este mês, as turmas de 7º ano estão a participar em sessões de literacia dos media em articulação da biblioteca com Cidadania e Desenvolvimento. Os alunos são desafiados a refletir sobre o tema, a descobrirem se as notícias apresentadas são verdadeiras ou falsas e participam no Mural bYou, projeto de investigação do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.
A final da 4ª edição do campeonato de pesquisas PesquisOAz realizou-se durante a manhã de 26 de abril de 2023. Os finalistas do AE Loureiro realizaram a prova a partir de vários pontos: o Martim na BE Loureiro, a Filipa, o Guilherme e o Vasco na BE Dr. José Pereira Tavares, a Inês e o João na Universidade de Aveiro, onde se encontravam a participar na competição PmatE.
"Livr’à mão" é uma das atividades dinamizadas no âmbito do projeto "Escola a ler", da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Direção-Geral de Educação.
Para assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril), os alunos do 1º ciclo tiveram uma sessão especial de requisição, leitura e partilha, em que os novos livros provenientes da verba atribuída estiveram em destaque.
Apresentação em vídeo: www.youtube.com/shorts/mOgiLzhpCe0
O João Silva e a Carlota Almeida, das turmas 6ºA e 8ºB respetivamente, realizaram hoje a prova escrita da Fase Intermunicipal da Área Metropolitana do Porto do Concurso Nacional de Leitura.
A organização desta fase do concurso está a cargo da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, de Matosinhos.
As BE de Loureiro e Pinheiro da Bemposta receberam hoje a técnica da CM Oliveira de Azeméis, Laurinda Guimarães, que dinamizou sessões da Assembleia Municipal Jovem OAZ com alunos de 4° e 8° anos das EB Areosa, Loureiro e Dr. José Pereira Tavares.
Os membros dos Clubes de Leitura na Escola partiram para férias da Páscoa mas deixaram sugestões para ler até ao regresso às aulas.
As disciplinas de Português e Tecnologias de Informação e Comunicação promovem a leitura com recurso a ferramentas digitais.
Estas e outras sugestões encontram-se no mural que pode ser acedido AQUI.