A 1.ª edição do Concurso “Leituras no Douro, Tâmega e Sousa” decorre de 4 de dezembro de 2023, data oficial de abertura, a 21 de maio de 2024, dia da prova final.
O concurso é da responsabilidade das bibliotecas municipais e das bibliotecas escolares da região do Douro, Tâmega e Sousa.
O concurso desenrola-se em três momentos: momento escolar, momento municipal e momento intermunicipal.
O objetivo principal do concurso é estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura, bem como manter a ligação entre a Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Tâmega e Sousa e a sua comunidade escolar.
Retirado das Normas Gerais (adapt.)Esta atividade integra o Plano Anual de Atividades da Rede de Bibliotecas de Felgueiras.
Para acompanhar a dinamização do concurso no agrupamento,
clique nos botões abaixo.
Até 9 de fevereiro de 2024
12 de fevereiro a 12 de abril de 2024
21 de maio de 2024
Nesta etapa, as bibliotecas do agrupamento organizam a realização das provas para apurar os vencedores que competirão no Momento Municipal (1 aluno do 1.º ciclo e 2 alunos do 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, por cada escola inscrita no concurso).
Inscrição: até 8 de janeiro de 2024
Data das provas: de 9 a 31 de janeiro/2024
Obras selecionadas:
Alunos apurados para o momento seguinte (um aluno do 1.º ciclo e dois alunos do 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, por cada escola inscrita no concurso):
1.º Ciclo
Camila Neto Aires - EB de Pinheiro
Mafalda Mesquita Pinheiro - EB de Santão
Valentina Anjos Sousa Fonseca - EB de Vila Cova da Lixa
2.º Ciclo
Sofia Lopes Alves - EB Dr. Leonardo Coimbra
3.º Ciclo
Ana Leonor Magalhães de Sousa - EB Dr. Leonardo Coimbra
Yara Teixeira Carvalho - EB Dr. Leonardo Coimbra
Rafael Carvalho Maia Pinto - ES da Lixa
Rúben Samuel Maias Pinto - ES da Lixa
Esta etapa traduz-se pela realização de provas organizadas pelas Bibliotecas Municipais, dirigidas aos alunos vencedores do Momento Escolar (anterior), para apuramento dos vencedores por nível de ensino e por município.
O número de alunos apurados é de 3 por cada nível de ensino, dos mais pontuados nas provas.
Obras selecionadas:
1.º Ciclo – O elefante cor-de-rosa, de Luísa Dacosta
2.º Ciclo – Pedro Alecrim, de António Mota
3.º Ciclo – Os livros que devoraram o meu pai, de Afonso Cruz
Ensino Secundário – O bom inverno, de João Tordo
Provas:
Prova escrita: 9 de abril de 2024 (tarde)
Consulta o Programa
A prova escrita terá a duração máxima de 30 minutos e realizar-se-á por videoconferência de acordo com as regras a indicar oportunamente pelo júri. A prova escrita será composta por perguntas de escolha múltipla e uma pergunta de desenvolvimento com o limite de palavras indicado no enunciado, disponibilizada online, com preenchimento verificado por videoconferência.
Prova oral: 11 de abril de 2024 (manhã)
Consulta o Programa
A prova oral terá a duração de 3 (três) minutos, por aluno e o seguinte teor: a. Ensino Básico – com base na obra a concurso, deverá defender um final alternativo ou alterar uma das personagens; b. Ensino Secundário – o aluno terá que contar uma história inédita inspirada num objeto que será selecionado aleatoriamente pelo mesmo. | A prova oral realizar-se-á presencialmente na Biblioteca Municipal de Felgueiras ou por videoconferência e estará aberta à assistência do público interessado. | Somente os cinco alunos melhor pontuados em cada nível realizarão a prova oral.
Alunos apurados para o momento seguinte: ----
Esta fase congrega os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas na Comunidade Intermunicipal. Serão selecionados os 3 (três) vencedores do presente concurso.
Data das provas: dia 21 de maio de 2024
Local: Marco de Canaveses
Normas: a disponibilizar
Provas:
Prova escrita:
É realizada por todos os alunos selecionados no momento anterior, para apuramento dos 5 (cinco) participantes, por nível de escolaridade, na prova oral de palco.
Prova oral:
É realizada pelos 5 (cinco) selecionados na prova escrita, por cada nível de escolaridade, num total de 20 (vinte) finalistas. A prova oral de palco terá a duração de 3 (três) minutos para cada aluno, consistindo em: Ensino básico, será proposto aos alunos alterar o final da história ou de um dos personagens da obra a concurso; Ensino secundário, será apresentado um objeto que servirá de mote para que os alunos elaborem uma história original.