O professor de TIC e a professora bibliotecária lançaram aos alunos o desafio para criarem uma narrativa em vídeo (7.º ano, turmas A, B e C), construírem um sítio web (8.º ano, turmas A, B e C) e criarem um aplicativo simples, para dispositivos móveis, sobre segurança digital (9.º ano, turmas A e B).
O desafio começou com um Escape Room, com quatro estações, criado no Genially.
Para resolver os enigmas do Escape Room os alunos responderam a questões que validavam o conhecimento relativo a segurança digital e respeito pelos direitos de autor, nomeadamente pela utilização de licenças de publicação, regras básicas de acessibilidade na criação de produtos digitais, mostraram a sua capacidade de localizar livros, vídeos e jogos na Biblioteca Escolar, evidenciando o seu conhecimento sobre o modo como os documentos estão organizados na estanteria.
Responderam, também, a questões sobre regras básicas de segurança digital e acessibilidade utilizando técnicas de procura, num questionário Kahoot sobre Segurança em Ambientes Digitais e Acessibilidade, agrupando as turmas 7A e 7C, e as turmas 8A e 9A.
Na segunda leva os questionários kahoot foram aplicados por turmas(7B, 8B, 8C, 9B) pelo elevado número de alunos.
Da resolução do Escape Room foi feita uma reportagem fotográfica, cujas imagens foram utilizadas para a criação do vídeo.
Os alunos, na elaboração dos seus produtos, também tiveram que ter em consideração a utilização de regras básicas de respeito pelos direitos de autor.