A PEQUENA SEREIA NO GELO
A PEQUENA SEREIA NO GELO
Ontem, dia 6 de janeiro, colecionamos mais um momento magnífico: o espetáculo "A Pequena Sereia no gelo". Há dias que brilham no rosto dos nossos meninos, e ontem foi um desses dias.
Agradecemos à APEBA (Associação de Pais da Escola Básica de Agudela) que, mais uma vez, ofereceu os bilhetes aos alunos.
Esperamos voltar para o ano!
Agudela, 7 de janeiro de 2026
A coordenadora, Luísa Carvalho
"Laço Branco, no Natal"
Esta é uma inicativa desenvolvida por um grupo da comunidade lavrense, "Lavra, porque é bom viver aqui". Esta iniciativa, visa a troca de prendas entre vizinhos e estas foram as recebidas pela nossa escola.
Obrigada pelo carinho. A nossa árvore de Natal ficou muito mais bonita!
Agudela, 6 de janeiro de 2026
A coordenadora, Luísa Carvalho
Agudela, 19 de dezembro
Escola Eb Agudela
Agudela, 17 de dezembro de 2025
A comunidade educativa e professor de EMRC, Paulo Neves
DIA DO PIJAMA
O Dia Nacional do Pijama celebra-se anualmente a 20 de novembro. Esta data coincide propositadamente com o Dia Internacional dos Direitos da Criança. Na nossa escola, comemoramos no dia 19 de novembro.
O Dia do Pijama é uma iniciativa de solidariedade social e educativa promovida pela associação portuguesa Mundos de Vida. O seu principal objetivo é sensibilizar a sociedade para o direito de todas as crianças a crescerem num ambiente familiar, promovendo o acolhimento familiar de crianças que, por diversas razões, estão separadas dos seus pais.
Assim, neste dia, a nossa comunidade educativa, vestiu os seus pijamas, num gesto que visa lembrar que "uma criança tem direito a crescer numa família". As crianças participantes angariam fundos através de mealheiros ("Casas dos Pijamas") para apoiar a causa da Mundos de Vida.
No átrio da escola, dançamos ao som de "Não te serve este abraço?", canção de 2025 da MISSÃO PIJAMA.
Agudela, 20 de novembro de 2025
A coordenadora, Luísa Carvalho
No passado dia 30 de novembro, os alunos do JI e da EB da Agudela juntaram-se para celebrar o DIA INTERNACIONAL DA CIDADE EDUCADORA 2025.
As Cidades Educadoras apostam em criar contextos urbanos mais habitáveis, promovendo uma visão ampla da educação ao longo de toda a vida e maximizando o impacto educativo das suas políticas municipais.
Este dia internacional tem como objetivo dar visibilidade ao compromisso dos governos locais com a educação como motor de bem-estar, convivência e transformação social.
Agudela, 30 de novembro de 2025
A coordenadora, Luísa Carvalho
Projeto Eco-Escolas: O Planeta Limpo do Filipe Pinto
No dia 21 de outubro, todos os alunos do JI e EB da Agudela, receberam o autor Filipe Pinto e assistiram à apresentação do livro "O Planeta Limpo do Filipe Pinto". Durante a sessão, embarcaram numa aventura por um mundo imaginário e descobriram a importância de proteger a natureza e de combater os impactos negativos das ações humanas.
Mais do que uma simples história, o livro convida os alunos a continuar a refletir e a aprender sobre a preservação do meio ambiente, tanto na escola como em casa, incentivando a adoção de hábitos sustentáveis no dia a dia.
A apresentação desta história promoveu a educação ambiental de forma divertida, dinâmica e interativa, através de um projeto que combina música, leitura e atividades pedagógicas, especialmente pensado para alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo.
Agudela, 22 de outubro de 2025
Os alunos da Escola da Agudela
DIA DA ALIMENTAÇÃO
O Dia Mundial da Alimentação foi celebrado no dia 16 de outubro.
O nosso principal objetivo é consciencializar a população escolar para questões relacionadas com a alimentação, como a fome, a segurança alimentar e a importância de dietas saudáveis e sustentáveis para todos.
Os nossos alunos deram asas à imaginação e fizeram e DEVORARAM espetadas e batidos de frutas, gelatina saudável, decoraram pratos com diferentes frutas..... Estava tudo uma delícia :)
Agudela, 17 de outubro de 2025
A coordenadora, Luísa Carvalho
No dia 3 de outubro recebemos na nossa escola uma institução que acolhe animais de rua. Chama-se mesmo Associação Animais de Rua. Vieram contar-nos uma história muito gira, com a qual nos explicaram os cuidados a ter com os animais, para que este não fujam de casa e, se o fizerem, como podemos fazer para os encontrar. Também nos explicaram que esterilizam os gatinhos silvestres para que não se reproduzam. Fizemos uma recolha de rações secas e húmidas para cães e gatos, que entregamos à associação. Com esta doação conseguimos ajudar a instituição a cuidar dos animais de rua.
Obrigada à comunidade que é sempre tão generosa!
Agudela, 4 de outubro de 2025
Professora Mónica Rodrigues
No passado dia 8 de janeiro, os alunos da Escola Básica de Agudela, deslocaram-se de autocarro ao Marshopping para assistir ao espetáculo "O Quebra-Nozes, e o Reino do Gelo.
Apesar da manhã estar muito chuvosa e ventosa, os alunos estavam muito entusiasmados e expectantes com o que iriam ver.
Saíram da escola às 8h30min. Chegaram ao local e ainda tiveram que esperar que outras escolas chegassem para que o espetáculo começasse.
Cerca das 10h, o espetáculo começou para grande alegria das crianças.
Um dos momentos altos foi quando a Fada dos Doces e o Quebra-Nozes deram um beijinho e quando o Pai Natal veio pelo ar no seu trenó.
Os bilhetes para o espetáculo foram oferecidos pela APEBA (Associação de Pais da Escola Básica de Agudela).
Esperamos voltar para o ano!
Agudela, 9 de janeiro de 2025
Alunos do 3.º e 4.º A
As Escolas do Agrupamento de Escolas de Lavra uniram-se, neste Natal, à causa solidária proposta pela disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), de ajudar, com produtos de higiene, as mais de sessenta famílias apoiadas pela Conferência Vicentina de Lavra.
A Campanha realizada resultou na angariação de quase 700 produtos de higiene na comunidade escolar de Lavra (Escola de Agudela: 157 produtos; Escola de Angeiras: 187 produtos; Escola de Cabanelas: 68 produtos; Escola sede do Agrupamento: 280 produtos).
Os produtos recolhidos (sabonetes, pastas e escovas de dentes, shampoos e gel de banho, desodorizantes, toalhitas higiénicas, entre outros) foram
entregues na sede da Conferência Vicentina de Lavra, e uma boa parte deles já foram distribuídos no dia 19 de dezembro, pelos cabazes de Natal das famílias ajudadas.
Recorde-se que a Conferência Vicentina de Lavra é uma associação de fieis da Paróquia de Lavra, constituída por cerca de vinte voluntários, que tem a missão de ajudar pessoas carenciadas que residem em Lavra.
A Conferência Vicentina, através do seu Presidente, Sr. Manuel Raeiro, agradece a toda a comunidade educativa a recolha destes produtos que irão ajudar a fazer a diferença no Natal, e não só, das pessoas ajudadas.
Aproveitamos ainda para agradecer a todos os envolvidos na causa solidária deste Natal, também com as cerca de duas centenas de “Presépios mágicos” elaborados, com a certeza de que, com o contributo de todos e de cada um, se conseguiram gerar gestos de partilha e de solidariedade com outras pessoas da nossa comunidade, tornando-a mais próxima, e dando mais sentido a esta quadra de Natal.
O professor de EMRC: Paulo Neves
No passado dia 10 de abril, a Escola Básica de Agudela recebeu a visita das colaboradoras do Lidl, que vieram realizar uma atividade lúdico-pedagógica.
Os alunos reuniram-se na biblioteca da escola e participaram num jogo, muito divertido, para aprenderem mais sobre sustentabilidade, vida saudável, alimentação sustentável e consumo responsável.
Após a realização do jogo, o Lidl ofereceu-o à escola para que os alunos pudessem jogar sempre que quisessem.
Estas atividades permitem o desenvolvimento da aprendizagem de uma forma divertida.
Alunos do 3.ºA
Campanha Solidária “Cuidar”
No âmbito do Projeto Solidário da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) deste ano letivo 2023/2024, denominado “O Mar SOLidário começa aqui”, no seguimento das Campanha “Grãos de Arroz”, realizada nos passados meses de outubro e novembro, e da Campanha “Aconchego”, realizada nos meses de novembro e dezembro, propôs-se dinamizar, nos meses de fevereiro e março, a Campanha “Cuidar”.
A Campanha “Cuidar” foi uma Campanha Solidária que pretendeu promover o conhecimento e o contacto com pessoas com deficiência, contando com o envolvimento ativo da Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual - ALADI. Para além de alguma pesquisa realizada pelos alunos de EMRC sobre a ALADI e sobre as pessoas com deficiência, dois técnicos e vários utentes do ALADI visitaram as Escolas do primeiro ciclo do nosso Agrupamento de Escolas, com momentos de conhecimento mútuo, troca de experiências e de convívio.
Assim, este momento de Encontro decorreu nos dias 13 de março (na Escola EB1 da Agudela, envolvendo cerca de 100 alunos das turmas do 3.º e do 4.º Anos), 14 de março (na Escola EB 1 da Praia de Angeiras, envolvendo todos os alunos da Escola, num total de cerca de 130 alunos) e 15 de março (na Escola EB 1 de Cabanelas, envolvendo os alunos de EMRC do 2.º Ano e os alunos da turma do 4.º Ano, num total de cerca de 30 alunos).
De realçar a atenção e a curiosidade dos alunos perante as pessoas do ALADI que nos visitaram, com a certeza de que, todos juntos, respeitando as diferenças, nos tornamos pessoas mais ricas. Como se cantou em cada um dos momentos realizados em cada Escola, sentimos que: “A diferença está passando por aqui / A diferença está passando por aqui / Quando ela passa, tudo se transforma / A tristeza vai, a alegria vem / Quando ela passa, tudo se transforma / A alegria vem, para mim, p’ra ti também / Para mim, p’ra ti também”.
Agradece-se, uma vez mais, o contributo de todos os envolvidos nesta atividade, que foi e é uma causa a exercitar em cada momento da vida, ou seja, aprender a viver juntos e ajudar a “cuidar” mais uns dos outros, sobretudo, dos mais frágeis.
O professor de EMRC
Paulo Neves
Campanha de Natal “Aconchego”
No âmbito do Projeto Solidário da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) deste ano letivo, denominado “O Mar SOLidário começa aqui”, propôs-se dinamizar a época do Natal com a elaboração de “presépios mágicos”, associando-lhes uma dimensão solidária.
A Campanha “Aconchego” surgiu, assim, como uma Campanha Solidária de angariação de roupa interior para pessoas em situação de sem abrigo, contando com o envolvimento do Grupo de Jovens de Lavra (JORAC) que, nesta altura do ano, costuma visitar pessoas em situação de sem abrigo.
Em família, com muita criatividade, a partir de materiais reciclados, construíram-se duas centenas de “presépios mágicos” na Escola sede do Agrupamento (30), e nas respetivas Escolas do 1.º Ciclo: Agudela (70), Praia de Angeiras (70) e Cabanelas (30).
De salientar que os presépios não continham outras imagens para além de Maria, José e Jesus, e nem cabana, pretendendo centrar-se no essencial do presépio e simbolizar as pessoas em situação de sem abrigo.
Os presépios elaborados foram expostos, num local visível de cada Escola, junto dos quais foi colocada uma caixa, na qual, quem o desejasse, poderia doar alguma peça de roupa para apoiar pessoas em situação de sem abrigo. Estas exposições também foram abertas à comunidade tendo sido visitadas, sobretudo, por pais e encarregados de educação.
Dessa recolha contabilizaram-se 122 pares de meias, 38 cuecas e boxers, 13 pijamas, 32 t-shirts, 5 cachecóis, 5 gorros, 5 camisolas interiores, 4 mantinhas, 3 camisas, 3 pares de calças, 3 pulloveres, 4 soutiens, 2 casacos, 3 calças de fato de treino e 1 par de pantufas, num total de 234 artigos, que foram entregues, na noite do dia 14 de dezembro, através do JORAC e do Colégio do Rosário, a pessoas em situação de sem abrigo da cidade do Porto.
Agradece-se, uma vez mais, o contributo de todos, seja na elaboração dos presépios, seja na organização da exposição, seja ainda nos donativos para a campanha solidária, com a certeza de que, com estes pequenos gestos, ajudámos a dar mais sentido ao Natal deste ano de 2023, tanto a algumas pessoas em situação de sem abrigo, como a nós próprios.
O professor de EMRC
Paulo Neves
Campanha “Grãos de Arroz”
Cêntimo a cêntimo, a Campanha Solidária “Grãos de Arroz” atingiu os quatrocentos euros (400,00€).
Esta Campanha, da iniciativa do Pároco de Lavra (Pe. António Augusto) e proposta para a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas Dr. José Domingues dos Santos através da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Agrupamento de Escolas, no âmbito do Projeto Solidário “O Mar SOLidário começa aqui”, constou da angariação de “moedas negras” (moedas de 1, 2 e 5 cêntimos), ao longo deste Verão e até ao passado dia 02 de outubro, destinadas a ajudar a matar a Fome que se tem vivido na região de Namorona, em Madagáscar, resultante de um ciclone que aí destruiu muitas árvores de fruto e campos de arroz, o bem essencial da sua subsistência, tendo afetado muitas pessoas, sobretudo, os mais frágeis, as crianças.
Assim, do resultado total desta Campanha realizada no nosso Agrupamento de Escolas, 125,50€ foram angariados na Escola sede do Agrupamento; 84,05€ na Escola de Agudela; 63,45€ na Escola de Cabanelas e 127,50€ na Escola da Praia de Angeiras. De referir que o momento da contagem das moedas, em algumas turmas, contou com a colaboração ativa dos alunos, aproveitando para exercitar as contas de Matemática, bem como a literacia financeira.
Os valores angariados foram entregues ao Pe. António Augusto, no passado dia 04 de outubro e serão canalizados para ajudar a “matar a fome” na missão de Namorona, em Madagáscar, sobre a qual ainda durante este mês de outubro o Pe. António Augusto, enquanto padre e missionário, dará o seu testemunho em algumas aulas de EMRC do Agrupamento de Escolas.
Fica aqui um forte agradecimento a todos quantos colaboraram nesta Campanha, seja a nível logístico (Professoras Margarida Silva e Paula Gomes, e educadoras Paula Ferreira e Maria José), seja, sobretudo, a nível solidário (alunos, professores, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação, entre outros), com a certeza de que, com os pequenos contributos destas “moedas negras” vamos ajudar algumas crianças a “matar a fome” e a tornar este mundo um pouco mais justo e solidário! Com pequenos gestos como este alimentamos o slogan: “O Mar SOLidário começa aqui” que, brevemente, trará um novo desafio SOLidário!...
O professor de EMRC
Paulo Neves
Mónica Rodrigues
8/06/2023
Foi no passado dia 29 de maio que os alunos da nossa escola rumaram a Vila Nova de Gaia, para visitar o zoo.
A alegria das crianças contagiou o tempo que ameaçava chuva, mas que se manteve ameno durante todo o dia, permitindo que os alunos realizassem a sua visita confortavelmente, sem o calor ou frio excessivos. Após a interrupção da visita, para um delicioso piquenique, preparado pelas famílias com muito amor, ainda tiveram a oportunidade de se deliciarem com um gelado. Ao longo do dia os alunos ficaram a conhecer muitas espécies de animais selvagens e outras de animais domésticos. Foi um dia de muito conhecimento, aliado à diversão que caracteriza uma visita de estudo.
Para o ano há mais!
“Com a EMRC dou mais cor à vida.”
Paulo Neves, Prof. de EMRC
8/06/2023
No passado dia 26 de maio, sob organização da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), realizou-se uma Visita de estudo a Fátima, no âmbito do XXI Encontro Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica do 1º ciclo, subordinado ao Lema: “Com a EMRC dou mais cor à vida.”
Esta visita pretendeu sensibilizar para a importância da disciplina de EMRC e valorizar o seu contributo na formação integral da pessoa; promover e alegrar-se com a prática do bem e do cuidado do outro; e assumir que as atitudes de bondade nos fazem felizes, a nós e aos outros.
Do Programa da Visita constou uma Saudação na Capelinha das Aparições, uma Celebração na Basílica da Santíssima Trindade, e uma Sessão de Teatro no Centro Paulo VI, atividades marcadas pelo convívio entre todos os presentes e pela importância da vivência dos valores da amizade e da partilha. Além disso, houve ainda oportunidade de visitar alguns locais da infância dos pastorinhos de Fátima, concretamente, a casa e as imediações onde viveram.
Neste Encontro Nacional estiveram presentes quase cinco mil alunos de EMRC provenientes de Agrupamentos de Escolas de todo o país. Do nosso Agrupamento de Escola participaram nesta visita vinte e dois alunos (seis alunos do 4.º Ano da Escola de Agudela, dez alunos do 4.º Ano da Escola de Cabanelas e seis alunos do 3.º Ano da Escola da Praia de Angeiras) e quatro adultos (o professor de EMRC, a professora do 4.º Ano da Escola de Cabanelas, uma auxiliar da Escola de Agudela e uma representante da Escola da Praia de Angeiras).
Pelas reações de todos os envolvidos e pela avaliação realizada em contexto de sala de aula, esta Visita foi vivida com muito entusiasmo, sendo considerada uma experiência muito enriquecedora para todos e um contributo para o desenvolvimento integral dos alunos.
Mónica Rodrigues
08/05/2023
Nos dias 10, 11 e 12 de maio, as turmas dos 2.º, 3.º e 4.º anos receberam a visita da Dr.ª Conceição Pires, no âmbito do projeto "Arqueologia vai à escola" do MUMMA. Foi com grande atenção e entusiasmo que os alunos da Escola Básica de Agudela ouviram contar as lendas de Matosinhos, desde a lenda de Cayo Carpo, que narra o surgimento do nome do nosso concelho, até à lenda do Sr. de Matosinhos que nos conta a história da romaria da nossa cidade.
Estes momentos de partilha são muito especiais e permitem que as crianças aprofundem o seu conhecimento em torno do património local.
Os lanches são refeições fundamentais para o desenvolvimento saudável das crianças. A variedade é fundamental, bem como a qualidade dos alimentos.
Neste vídeo encontrará algumas dicas!
Neste vídeo encontrará algumas sugestões sobre o que incluir numa lancheira para que os seus filhos consumam lanches nutritivos e saudáveis.
Espreite!