Andes Água Amazónia: o documentário trata de um dos mais importantes ciclos hidrológicos da Terra, que acontece entre os Andes e a Amazónia. Classificação livre, 22 minutos.
Belo Monte – Anúncio de Uma Guerra: a partir de entrevistas com moradores de cidades próximas ao canteiro de obras da fábrica, como Altamira e Vitória do Xingu, o filme traz a opinião de especialistas e ainda mostra depoimentos de moradores e indígenas de regiões próximas ao complexo hidroelétrico. Classificação livre, 80 minutos.
Amazónia Eterna: o filme apresenta equívocos e possíveis caminhos para ver a maior floresta tropical do mundo nas suas camadas social, política e económica. Classificação livre, 79 minutos.
Mais Cidade, Menos Floresta: reúne dados e indicadores que impactam no desenvolvimento da cidade de Manaus (AM), principalmente em relação à diminuição da floresta.
InfoAmazonia: mantido por uma rede de organizações e jornalistas, o portal traz uma série de dados, infográficos e notícias sobre a Amazónia.
O que está acontecendo com o desmatamento na amazónia: o infográfico apresenta dados que relacionam políticas públicas com a redução das taxas de desmatamento.
EP Amazónidas: a produção independente do compositor Jean Carmo conta um pouco sobre a história do Amapá, enquanto trata de temas como terra, preservação e legado.
Chico Terra: a música “Reforma Amazongráfica”, do amapaense Chico Terra, fala de resistência e luta da Amazónia.
Amazónia: a música de Roberto Carlos chama a atenção para os sinais de alerta com origem na floresta tropical.
Amazónia Adentro: produzido pela Conservação Internacional e pela Jaunt VR, o filme de realidade virtual propõe uma experiência pela Amazónia a partir da narração do indígena Kamanja Panashekung e do ator Marcos Palmeira.
AMAZON 360 VR: o vídeo da WWF International oferece uma experiência de imersão para tratar sobre o papel vital da Amazónia na estabilidade climática do planeta.
AMAZÓNIA em 360°: Do passeio pelos igarapés amazónicos até a aldeia de Copaíba, na região do médio Purus, na Terra Indígena Caititu, o vídeo de realidade virtual apresenta uma viagem pela Amazónia em 360 graus.
AwavenaVR: Para os Yawanawa da Amazónia, a medicina tem o poder de nos transportar para um mundo que se encontra dentro do mundo que conhecemos. Awavena é uma colaboração entre essa comunidade e cineastas que usam a tecnologia para contar a história de Hushahu, a primeira mulher da tribo a tornar-se uma xamã, e criar uma experiência transcendente.
Referência: Como levar o debate sobre a Amazônia para a sala de aula - PORVIR. (2019). PORVIR. Retrieved 1 September 2019, from http://porvir.org/como-levar-o-debate-sobre-a-amazonia-para-a-sala-de-aula/
Possui algumas centenas de milhares de registos, datados de 1850 em diante, que têm vindo a ser disponibilizados online gradualmente. O tema predominante nas diversas coleções deste arquivo é o da cidade de Lisboa
Este espólio corresponde a um conjunto de cerca de 600.000 negativos oriundos do estúdio Fotografia Beleza, que esteve ativo na cidade do Porto desde a primeira década do século XX.
Mais de um milhão e meio de imagens que contam a história do nosso país desde 1920. O arquivo desta agência noticiosa é acrescentado diariamente pelo trabalho dos seus jornalistas e dos de outras agências internacionais.
Integram este arquivo coleções de fotografia pertencentes a Museus, Palácios e outros imóveis tutelados pela DGPC, bem como coleções depositados por outras entidades e por colecionadores particulares
Aqui encontram-se sobretudo fotografias que documentam as artes visuais portuguesas. São 180 coleções que totalizam cerca de 180.000 registos fotográficos.
Os registos fotográficos que a Cinemateca disponibiliza online são sobretudo fotogramas retirados de diversos filmes.
A obra fotográfica produzida pela personalidade plurifacetada que foi Ernesto de Sousa encontra-se acessível através do portal do Centro de Estudos Multidisciplinares a ele dedicado.