Agrupamento de Escolas Júlio Dinis

... informações, atividades, exposições ...


"Kahoot Matemático”

No dia 15 de junho, o grupo disciplinar de Matemática dinamizou, para os alunos de 3º ciclo, a atividade de final de ano: O concurso “Kahoot Matemático”, três níveis, 7º, 8º e 9º anos. Trata-se de uma atividade em que os alunos são desafiados a responder, num curto espaço de tempo, um conjunto de questões matemáticas, tendo como objetivos principais desenvolver o gosto pela matemática, o raciocínio matemático e a aplicação de conteúdos lecionados na disciplina.

Os alunos participaram com visível entusiasmo na atividade e tiveram um excelente desempenho que permite afirmar que todos saíram vencedores.

Destacam-se as prestações dos seguintes alunos:

7º Ano

  • - Francisco Marques – 7A

  • - Rodrigo Ferreira - 7C

  • - Mariana Gonçalves – 7B

8º Ano

  • - Francisca Rosas – 8D

  • - João Santos – 8H

  • - Mariana Moreira – 8D

9º Ano

  • - Sofia Borges – 9F

  • - Tiago Lameirão – 9A

  • - Beatriz Santos – 9A

Os três primeiros lugares de cada nível receberam um certificado e um prémio.

É com gosto que damos os parabéns a estes alunos premiados e também a todos os restantes participantes.

Fátima Magro


Concurso de HGP 2022

16 junho

Após dois anos de interrupção devida à pandemia de Covid-19, o grupo de História e Geografia de Portugal (2.º ciclo) retomou a tradicional atividade de final de ano: o concurso de HGP, em que equipas de 3 alunos, cada uma em representação de uma turma, participam realizando um questionário do tipo «quiz» sobre conteúdos de História e de Geografia do nosso país abordados ao longo do ano.

Desta vez, o concurso decorreu através de uma conhecida aplicação digital de criação de questionários, o Quizizz, permitindo o acompanhamento do concurso em tempo real e a verificação imediata dos resultados. Na Biblioteca da escola, os alunos participaram com visível entusiasmo na atividade e tiveram um excelente desempenho que nos permite afirmar que todos saíram vencedores.

No 5.º ano, destacou-se o 5.º B, com uma equipa composta pelos alunos João Gonçalves, Leonor Pinto e Sofia Rodrigues, com 39 respostas certas em 40 possíveis, seguida pelos representantes do 5.º D, 5.º E e 5.º I, todos com 37 respostas corretas.

Já no 6.º ano, venceu a equipa do 6.º H, composta pelos alunos Guilherme Santos, Mariana Ramos e Salvador Mota, seguida pela equipa do 6.º E, em segundo lugar, e pela do 6.º C, que completou o «pódio» dos melhores desempenhos alcançando o terceiro posto.

Os vencedores receberam cheques FNAC no valor de 15 € cada um. Todos os participantes tiveram direito a um marcador de livros personalizado com o seu nome e turma e uma foto de uma visita de estudo organizada pelo grupo de HGP em que os alunos participaram.

Paulo Pinto

Pelos nossos mares…

16 junho

“ As sardinhas a saltar! e outros mares de emoção!”

Pelos nossos mares.MOV
Alexandra Saraiva


XV Campeonato de Cálculo Mental - 2022

Ao longo do ano, o grupo disciplinar de Matemática e Ciências Naturais dinamizou o XV Campeonato de Cálculo Mental. Trata-se de uma atividade em que os alunos são desafiados a resolver, num curto espaço de tempo, um conjunto de operações matemáticas, tendo como objetivos principais desenvolver o gosto pela disciplina, o raciocínio matemático e a aplicação de estratégias de cálculo mental.

Os discentes envolveram-se entusiasticamente e todos procuraram chegar à tão ansiada fase final.

Neste ano letivo a prova decorreu no dia 15 de junho, tendo-se apurado como grande vencedor o aluno Tiago Coelho, da turma D, do sexto ano.

Destacam-se também as prestações dos seguintes alunos:

  • 1º - Tiago Sousa Coelho - 6º D

  • - Guilherme Pinto Santos – 6º H

  • 3º - Tomás Machado Reuss – 5º A

  • 4º - Ludgero Martins Ferreira – 5º I

É com gosto que damos os parabéns a estes alunos premiados e também a todos os restantes participantes.

Adélio Moura


Olimpíadas de Português

15 junho

Três representantes de cada turma do 2.º ciclo participaram nas XVIII Olimpíadas de Português. Estão de parabéns todos os alunos - deram provas de boa competência linguística.

Destacam-se os seguintes:

5.º ANO

  • 1.º lugar – 5.º C (Pedro Marques, Benedita Mota e Enzo Silva)

  • 2.º lugar – 5.º I (Eduarda Soares, Ludgero Ferreira, Maria Beatriz sousa)

  • 3.º lugar – 5.º D (Ana Catarina Lopes, Beatriz Silva e Salvador Sousa)

6.º ANO

  • 1.º lugar – 6.º H (Dinis Cunha, Guilherme Santos, Mariana Ramos)

  • 2.º lugar – 6.º A (Pedro Coelho, Martim Santos e Simão Alves)

  • 3.º lugar – 6.º I (Margarida Neves, Amanda Neto e Carolina Moura)

Grupo Disciplinar de Português – 2.º ciclo



Concurso Pangea

14 junho

Atividade da disciplina de Matemática - 2º e 3º Ciclos

No dia 2 de junho o nosso TOP 18 realizou a segunda fase do concurso. O evento decorreu na Biblioteca do Agrupamento da Escola Júlio Dinis, na escola sede.

Também nesta fase, os nossos alunos apresentaram um excelente desempenho o qual culminou com a integração no grupo dos 10 melhores classificados, a nível nacional, três dos nossos participantes:

  • Francisco Castro Oliveira (5º D) – 9ºlugar

  • Guilherme Pinto Santos (6ºH) – 2º lugar

  • Gabriel Melo Oliveira (8º D) – 8º lugar

Estes alunos estarão presentes numa cerimónia de entrega de prémios, a qual se realizará presencialmente no dia 9 de julho de 2022, da parte da tarde, no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Estes três alunos irão ser premiados pela entidade promotora do concurso.

A nossa escola congratula-se com a excelente prestação que os nossos alunos demonstraram no Concurso de Matemática “Pangea” 2022.

Na semana que decorreu entre os dias 18 e 22 de abril, 88 alunos dos 2º e 3º ciclos dos diferentes anos de escolaridade participaram na primeira fase do Concurso de Matemática PANGEA. O bom desempenho dos nossos alunos conduziu ao apuramento para a segunda fase dos seguintes participantes:

  • 5.º D Francisco Castro Oliveira

  • 5.º B Leonor Moreira Pinto

  • 6.º H Guilherme Pinto Santos

  • 6.º D Tiago Sousa Coelho

  • 6.º D Catarina Soares Alves

  • 6.º H Simão Maximino Martins

  • 6.º F Leonor Gomes

  • 6.º E Martim Silva Miranda

  • 7.º B Catarina Peneda Silva

  • 7.º I Vasco Miguel Pinto

  • 7.º A Bruno Ricardo S. Botelho

  • 7.º A Francisco Lima Marques

  • 7.º F Diogo Miguel Pereira

  • 7.º D Gonçalo Couto

  • 8.º A Sofia Pinto

  • 8.ºD Gabriel Melo Oliveira

  • 9.º A Gustavo Canedo Figueiredo

  • 9.º F Sofia Beatriz Borges

Adélio MouraFátima Magro


Top de la musique française

A turma do 9.º B participou na atividade "Top de la musique française" (no âmbito das aulas de Francês).

Ao longo do ano, conheceram 16 canções francófonas e, finalmente, escolheram a sua preferida: "Mon soleil", de Dadju e Anitta.

Qu'est-ce que vous pensez? C'est un bon choix?


"Olhó peixe do nosso mar!"

7 junho

As turmas A, B, C e D do 7º ano cedo iniciaram a reflexão/elaboração de trabalhos sobre a importância da preservação dos Oceanos.

Na disciplina de Português, com as professoras Zilda França e Alexandra Saraiva, os alunos pesquisaram/apresentaram os peixes da nossa costa e suas características.

Na disciplina de Ed. Visual, com a professora Helena Cardoso, os discentes reproduziram plástica /artisticamente as respetivas espécies marinhas.

Desta parceria surge, agora, a exposição que podemos apreciar!!

Alexandra SaraivaZilda França


Mitos de “Dédalo e Ícaro” e de “Cassandra"

6 junho

Os trabalhos mitos de “Dédalo e Ícaro” e de “Cassandra”, elaborados pelos alunos do Clube Labirintus, obtiveram cada um o 1º lugar ex-quo, entre 3.000 concorrentes a nível nacional, no Concurso “Clássicos em Rede” da RBE, na categoria “Desafio de Artes/Multimédia - Recursos Digitais”.

O primeiro contou com a criativa colaboração da professora Teresa Botelho que orientou os trabalhos de cenários e performances. O estudo desses mitos, muito tratados nas artes em geral e literatura, só nos prova que a Antiguidade é uma época plena de sabedoria e com muitas lições para os dias de hoje.

Não vamos poder estar em Lisboa, na FLUL, no dia 8 de junho, das 14h 30m às 16h 30, mas o depoimento dos nossos alunos vai ser inserido na festa que será transmitida em streaming. Quem quiser celebrar connosco, dentro dos limites de segurança, será bem-vindo, no auditório da escola.

Podem espreitar o nosso trabalho na página do Clube Labirintus:

Fátima Gomes


Unidade do Texto Poético... com imaginação

3 junho

Na Unidade do Texto Poético, os alunos aprendem a interpretar poemas de vários autores de língua portuguesa e são desafiados a construírem eles próprios textos poéticos onde revelam a sua sensibilidade e a expressão de uma linguagem poética que lhes permite olhar para o mundo muito para além do que os seus olhos veem.

Numa dessas aulas, os alunos do 6H, em trabalho de pares, foram convidados a escrever poemas a partir do título “Imaginação” tendo surgido trabalhos muito interessantes, que aqui se publicam.

Texto Poético "Imaginação" - 6H
Abília Quinteiro; Olinda Moura


"On va au ciné?"

On va au ciné.pdf
2 junho

Para este 3.º período, o grupo disciplinar de Francês preparou a atividade "On va au ciné?".

Nas últimas semanas de aulas, as turmas poderão escolher um filme francês disponível na nossa biblioteca escolar e participar numa sessão de cinema no auditório da escola. Há várias possibilidades: desde filmes mais sérios como "Intouchables" ou "La famille Bélier"; ou comédias divertidas, como "La cage dorée", "À bras ouverts" ou "Qu'est-ce qu'on a fait au bon Dieu?". Não esquecendo os clássicos "Le fabuleux destin d'Amélie Poulain", "Astérix et Obélix" e o rapidíssimo "Taxi".

Participez et bonne séance!

Les profs de Français


Estrela

1 junho

Exposição de trabalhos de consolidação das técnicas de lápis de cor e marcadores, explorando os conteúdos de "Geometria plana", "Alfabeto visual: ponto e linha" e "Perceção visual".

Ed. Visual - Turmas 7º A-B-C-D

Helena Cardoso


Campo v Cidade - Provérbios

30 maio

No seguimento de uma atividade conjunta de Português (professora Alexandra Sariva) e de Inglês (Jorge Pais), os alunos do 7.ºD organizaram este mural bilingue de provérbios e expressões idiomáticas.

Jorge Pais


Oceanos... Nações... Amigos

27 maio

O Clube Europeu preparou a exposição "Atravessar Oceanos, descobrir Nações e fazer Amigos", na biblioteca da escola, para lembrar que os oceanos representam um papel muito importante na economia e desenvolvimento do nosso país por constituírem uma fonte de recursos como energia fóssil e renovável ou alimentos, por possibilitar o transporte de pessoas e mercadorias, favorecer o turismo, investigações científicas e outros fatores.

Os Oceanos vão estar sempre ligados à nossa história, podemos referir que durante os descobrimentos eles foram verdadeiros canais de comunicação. Exploraram-se oceanos, estabeleceram-se contactos e novas rotas de comércio com povos distantes, uniram-se culturas.

Cristina Vinagre


Polvo Recoletor de Tampinhas Plásticas

Na sexta-feira, dia 20 de maio, a EB n.º 1 de Gondomar iniciou a criação de um polvo e o seu habitat marinho, onde se recolherão as tampinhas plásticas que serão recicladas.

Esta atividade visa a sensibilização para a importância do meio ambiente e a promoção de valores ambientais e hábitos cívicos.


Visita de Estudo a Vila do Conde

No dia 18 de maio, o grupo de HGP, em colaboração com Português, Ciências Naturais e Ed. Visual, levou a cabo uma visita de estudo para as turmas de 5.º ano a Vila do Conde (Nau Quinhentista e Alfândega Régia) e ao Jardim Botânico do Porto (jardins e Casa Andresen/Galeria da Biodiversidade).

Paulo Pinto

Maio - Mês do Coração

18 maio

Neste mês gostaríamos de convidar a comunidade escolar e pais para um pequeno desafio:

Uma caminhada pelo nosso coração.

Pais/alunos/professores venham connosco. O percurso tem a duração de 15 minutos e começa no Largo da Feira.

A Caminhada tem o apoio e acompanhamento de agentes da Escola Segura.

Comecem o dia com um momento especial. Sejam ativos e venham caminhar.


As nossas caminhadas serão nos dias 20 e 27, nos seguintes horários:

07h45 (alunos que entram às 08h00)

08h00 (alunos que entram às 08h25)

12h45 (alunos que entram às 13h00)

13h00 (alunos que entram às 13h30)



Neste mês, dedicado ao coração, pretendemos realizar atividades que alertem as pessoas para a necessidade de criar rotinas que possam minimizar as consequências da sedentarização, nomeadamente a problemática das doenças cardiovasculares a longo prazo.

Desta forma, gostaríamos de alertar os alunos e respetivos encarregados de educação para a importância do exercício físico no dia a dia.

No dia 27 de maio, sexta-feira, queremos convidar os alunos/encarregados de educação a deslocarem-se para a Escola Básica Júlio Dinis a pé.

Por isso, sugerimos que os Encarregados de Educação deixem os seus veículos nas imediações da escola (por questões de segurança, sugerimos o parque da Feira de Gondomar), permitindo que, em conjunto com os seus educandos, façam uma caminhada simbólica até à escola. Quinze minutos antes do início das aulas partiremos daí com os agentes da Escola Segura, em direção à escola.

Como somos seres sociais de grandes emoções, não podemos esquecer que o coração também tem uma enorme componente afetiva!

Neste “Mês do Coração” gostaríamos igualmente de trabalhar as nossas emoções, ajudando a comunidade escolar a colmatar algumas necessidades, nomeadamente, o Grupo de Educação Especial a adquirir materiais/equipamentos educativos e lúdicos.

De forma a incentivar a solidariedade no meio escolar, sugerimos que os alunos participantes façam um coração em papel (10 x 10 cm), com duas faces, e que, dentro desse coração, coloquem o seu donativo. Sugerimos um valor até 2 Euros, no entanto, este donativo não é fixo, nem obrigatório. Este donativo é anónimo e cada um ajuda com a quantia que entender.

Antes das duas faces do coração serem completamente coladas, o coração deverá ser personalizado (mensagem, desenho, cor, etc.). Depois será colocado o donativo dentro do coração e, finalmente, fechado. Desta forma, o donativo será entregue ao Diretor de Turma, que por sua vez, com o delegado e subdelegado de turma entregarão o montante recolhido ao representante do Grupo de Educação Especial.

Todos as turmas da Escola Júlio Dinis têm um papel muito importante na integração de todos alunos na vida escolar, assim como na capacidade de os fazer sorrir, por isso gostaríamos que participassem nesta campanha de angariação de fundos do Mês do Coração.

Como “ser solidário não cansa” gostaríamos, igualmente, que pela saúde dos alunos e encarregados de educação da nossa comunidade educativa, participassem na caminhada da Feira de Gondomar até à nossa escola.

José Lúcio

Dia da Europa

Em 9 de maio de 1950, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Robert Schuman, apresentou uma proposta de criação de uma Europa assente na partilha de recursos e na solidariedade entre os povos, fundamental para a manutenção da paz.

Esta proposta, conhecida como “Declaração Schuman”, levou a que os Chefes de Estado e de Governo decidissem consagrar, na Cimeira de Milão de 1985, o dia 9 de maio como o Dia da Europa.

Para assinalar o Dia da Europa os alunos do Clube Europeu organizaram várias exposições alusivas a este dia e aos valores europeus.


Olimpíadas da Geografia

9 maio

Após um interregno de 2 anos, as Olimpíadas da Geografia voltaram a realizar-se no Agrupamento de Escolas Júlio Dinis no dia 9 de maio, Dia da Europa. Este evento teve lugar na biblioteca da escola e contou com a participação de oito equipas de dois alunos em representação das respetivas turmas do oitavo ano.

Após duas eliminatórias (uma de manhã e outra de tarde) foram apurados os três primeiros lugares:

8º H - Rafael Fidalgo e Carolina Aleixo - 92%

8º G - Mariana Pereira e Ricardo Sousa - 80% (acabaram em menos tempo)

8º F - Leonor Neves e Carolina Lourenço - 80%

4º 8º D - Francisca Rosas e Martim Caeiro - 78%

5º 8º E - Maria Clara Guimarães e Ana Martins - 75%

6º 8º B - Soraia Monteiro e Iuri Oliveira - 72%

7º 8º A - Sofia Pinto e Gabriel Moita - 70%

8º 8º C - Mafalda Costa e Patrício Castro - 60%

Todos os alunos estão de parabéns!

Atividade organizada e dinamizada pelo Grupo de Geografia e pelo Clube Europeu.

No passado dia 29 de abril, dez alunos da nossa escola das turmas 9.ºB, 9.ºF, 9.ºG e 9.ºI deslocaram-se ao Porto para realizar a prova DELF de nível A2, a fim de obterem o Diploma de Estudos em Língua Francesa.

Após alguns meses de intensa preparação no Clube DELF, eis que chegou finalmente o grande dia! Após uma agradável viagem de metro, dirigimo-nos para a Escola Secundária Rodrigues de Freitas onde decorreu a parte escrita. Os nervos eram muitos, mas a boa disposição e a interajuda também. O Francês dominou todas as conversas e aprendemos muito todos juntos!

Seguiu-se o almoço no Centro Comercial e não faltaram os famosos crêpes au chocolat ou um delicioso gelado da Maison Gourmet para a sobremesa! Passeamos até à Casa da Música onde um enorme coeur rouge nos deu as boas-vindas. Fizemos uma pausa na relva primaveril do Jardim da Boavista, onde realizamos jogos de vocabulário e aprofundamos a amizade.

E depressa chegou a hora de nos dirigirmos até às instalações da Aliança Francesa, onde se realizou a parte oral. Aguardamos a nossa vez num pequeno jardim romântico e os nossos delfinhos lá foram entrando para a prova individual. Estão todos de Parabéns! Pelo empenho, pela postura, pela boa disposição, pela amizade!

No final, não faltaram os souvenirs desta experiência única que lhes ficará certamente para a vida!

O Grupo de Francês

A Revolução de 25 de Abril / Revolução dos Cravos - refere-se a um período da história de Portugal que resultou de um movimento social, ocorrido a 25 de abril de 1974 e que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933 iniciando, assim, um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da uma nova Constituição ... (>)

A Biblioteca Escolar associa-se aos professores de História na celebração da Liberdade.


25abril_messeder.mp4
"Ler, olhar, cantar Abril"
João Pedro Mésseder e Rachel Caiano

Dia Mundial do Livro

23 abril

Para celebrar o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (23 de abril), a Biblioteca Escolar associa-se ao Departamento de Línguas, para promover as Muitas Leituras no Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, Gondomar... (>)

Dia Mundial da Terra

22 abril

Neste Dia Mundial da Terra e tendo em conta o tema proposto pelo Clube Europeu “Os Oceanos”, a Biblioteca Escolar promove a iniciativa “Plastic Play” para turmas do 8.º ano, numa parceria da LIPOR com o VIVA Lab (Laboratório de Fabricação, que promove uma cultura de Educação, Design e Inovação, transformando o Pensamento em Fazer nas Cidades)... (>)

Campeonato de Gramática

21 abril

- A gramática pode ser divertida?

- Divertida e desafiante!

O Campeonato de Gramática é uma atividade dinamizada pelo grupo de Português (3.º ciclo), que teve início este ano letivo. Pretendeu-se promover o gosto pela Gramática e reforçar competências neste domínio.

Após uma primeira fase, em contexto sala de aula, realizou-se, na última semana de aulas, a segunda fase, com os três melhores alunos de cada turma. Corrigidas as provas, foram apurados para a grande final os dez melhores alunos de cada ano de escolaridade. A fase final será realizada no mês de junho.

Parabéns a todos os alunos, pela atitude responsável e pelo empenho demonstrado.

Zilda França

8 abril

O século XIX inicia-se na iminência de uma batalha (Invasões Francesas) e termina a anunciar uma revolução (a República). Várias guerras se seguiram… até uma Guerra Civil! Pelo meio a vida: na sociedade, na economia, nos transportes, nas comunicações, na ciência, na religião, no ensino… e finalmente nas artes e letras - autêntico farol de desenvolvimento; farol da cultura de um povo à procura de si próprio, do seu reino, da modernidade.

Assim é a Vida. Assim é a História que os nossos alunos investigaram, captaram e reproduziram (nesta exposição) demonstrando e vivendo uma outra forma de aprender.

Fernanda Sampaio

9ºD eco-friendly

8 abril

Mural (padlet) feito pelos alunos da turma 9.ºD após a recolha de algum lixo pelos espaços da escola, numa atitude voluntária e de boa cidadania.

"If you cant't change the world, change yourself! Start now!"


Jorge Pais

Os Portugueses e o Mar

24 março

No âmbito do seu tema projeto “Os Oceanos”, os alunos do Clube Europeu prepararam uma exposição, na Biblioteca da escola, intitulada "Os Portugueses e o Mar".

O objetivo desta exposição foi dar a conhecer que o setor das pescas, transformação e comercialização de pescado é um importante motor do desenvolvimento económico, social e cultural do país. Assim, é de extrema importância usar de forma sustentável os recursos dos mares e oceanos.

Nesta exposição estão presentes vários artefactos utilizados na pesca do bacalhau, nomeadamente na pesca com dóris, fotografias e trajes.

Cristina Oliveira

21 março

Apologia da Poesia


Parem o tempo, chiu, venham criar,

Sintam a música a tocar,

Ouçam as palavras a fluir,

Fechem os olhos e deixem-se ir.

Confiem no amor,

Dispam-se da timidez e do pudor.

Abram a vossa caixa das emoções

E sirvam palavras como refeições.

Façam as palavras viajar

Pelo papel e pelo ar,

Pelo pensamento, pela boca, pelos ouvidos

E escrevam, escrevam com os sentidos.

A escrita é água, fogo, terra e ar,

Pode fazer rir e também chorar.

É razão e emoção, é catarse e terapia.

Peguem nas palavras e criem magia.

Iluminem-nas e espalhem-nas por todo lado.

Tenham mente aberta e espirito aguçado.

Decorem as palavras com liberdade,

Deem asas à vossa criatividade.

O preconceito não é permitido,

Tudo pode ser refletido:

A partilha, o amor, a amizade,

A infância, a vida, a saudade...

Digam que guardam um pouco de si

E a Poesia não findará aqui.

Maria José Moura de Castro

Também na disciplina de Português, os alunos deram "asas" à criatividade, produzindo belos poemas, expostos no átrio da Biblioteca Escolar (2.º ciclo) e nas vitrines da entrada da escola (3.º ciclo).

21 março

Tendo como objetivos fundamentais a sensibilização da comunidade escolar para a importância da preservação das árvores, a consciencialização para a preservação do património natural, a capacitação dos alunos para a compreensão crítica da paisagem natural e a sensibilização para a necessidade de adoção de comportamentos responsáveis nas atividades do dia a dia, o grupo disciplinar de Ciências Naturais e Matemática, em articulação curricular com a Biblioteca Escolar e a disciplina de Português, dinamizou um conjunto de atividades para assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Poesia.

Para além da abordagem desta temática em contexto de sala de aula, os alunos foram desafiados, em colaboração com as respetivas famílias, a reunirem fotografias de árvores que considerassem bonitas e autóctones existentes na zona exclusivamente do concelho de Gondomar e/ou construíssem árvores em maquetes s com materiais diversos.

Toda a comunidade escolar foi mobilizada para estas atividades, tendo os alunos revelado muito empenho, dinamismo e entusiasmo. Estas iniciativas culminaram com a montagem de uma magnífica exposição no átrio da nossa escola.


Professores do Grupo 230

Na Biblioteca Escolar estão a decorrer atividades:

  • Projeção dos vídeos de sensibilização: “Floresta nativa um valor a preservar” e “A Floresta Não É Só Paisagem”;

  • Sessões de escrita criativa de poemas com a “Árvore da Poesia”.

Rita Cordeiro

Leituras Centenárias

Homenagem a José Saramago

A exposição dos trabalhos dos alunos, patente no átrio da Biblioteca Escolar, tem como base a leitura e a reflexão de três obras de José Saramago:



Na aula de Ed. Visual

A partir da análise de obras e dos conceitos surrealistas, foi sugerido aos alunos que representassem o seu mundo interior ou algum/alguns dos seus interesses.

A construção de uma "janela" em perspetiva cónica (perspetiva com um ponto de fuga), apresentou-se como o ponto de partida para a construção de uma imagem, mais realista ou mais imaginativa, mas, obrigatoriamente, figurativa.

A seleção dos materiais a utilizar ficou à consideração de cada aluno (predominaram a aguarela, o lápis de cor e as técnicas mistas).



Helena Cardoso
Na aula de Português

A leitura em sala de aula de O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago, e a discussão motivada pelo comportamento do "homem" na sua luta por um "barco" que o levasse à "ilha desconhecida" conduziu, inevitavelmente, ao tema do autoconhecimento.

Conscientes da importância de abrir a janela, de deixar ver o interior, de olhar para si mesmos... , mas igualmente conscientes da complexidade de um processo de autorreflexão Uá vivenciada na aula de Educação Visual), os alunos foram desafiados a ilustrar, agora com palavras, a paisagem que cada uma das janelas deixava vislumbrar.

Abrir a janela pode apresentar-se como um ato que precede o sair pela "porta... das decisões" ... em busca da "ilha desconhecida" ... ou do arquipélago desconhecido...



Carla Neves; Manuela Moreira; Zilda França

Há ainda a exposição “Voltar aos passos que foram dados”, cedida pela Fundação José Saramago, com seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa e design de André Letria, que nos leva numa “viagem” pela biografia literária de José Saramago.

Rita Cordeiro

Concurso Nacional de Leitura

8 março


Foi brilhante a participação dos nossos alunos na prova oral da fase concelhia, do Concurso Nacional de leitura, que decorreu no Auditório Municipal e na Biblioteca Municipal.

Parabéns aos alunos que passaram da fase escrita e passaram também nesta fase oral:

1.º ciclo

  • Alice Biltes, 3.º ano (B) - EB n.º1 de Gondomar

  • Maria Inês Soares, 4.º ano - EB de Aguiar


2.º ciclo

  • Afonso Carvalho, 5.º G



Semana da Leitura

7 março

Uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares, destinada a celebrar e incentivar o prazer de ler, com múltiplas atividades festivas que promovem a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores, em diversos contextos.

Estes são os programas delineados pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento, em articulação com os Educadores e Professores dos vários departamentos curriculares.

S Leitura 1ºC, Pré-Esc Programa 2022.pdf
S Leitura EBJD Programa 2022.pdf

Rita Cordeiro


Concurso Nacional de Leitura - 2022

3 março

Realizou-se hoje, em cada Biblioteca Escolar do Concelho e à distância, a prova escrita da fase municipal, do Concurso Nacional de Leitura.

Todos os concorrentes deram o seu melhor!

Mas tinha de ser feita uma seleção para a prova oral, que se realizará na tarde do próximo dia 8 de março, no Auditório Municipal de Gondomar.

Eis os resultados:

Rita Cordeiro


Saint Valentine’s Day & La Saint Valentin

O dia 14 de fevereiro, Dia de São Valentim, foi o pretexto para celebrarmos, na nossa escola, os afetos, pois nunca é demais lembrar que «L’Amour est partout» ou na língua das Ilhas Britânicas «Love is all around», e dizer aos amigos, à família, enfim, a todos os que nos são queridos, o quão importantes são nas nossas vidas.

Curiosamente, a celebração deste dia em honra de São Valentim - santo padroeiro dos namorados que desobedeceu às ordens do imperador romano Cláudio II que havia proibido a celebração de casamentos cristãos - tem origem na Idade Média em Inglaterra e na França (ou não fosse Paris a cidade do Amor!), com o poeta inglês Geoffrey Chaucer (1342 - 1400) a celebrar São Valentim no poema de cerca de 1375 «The Parliament of Fowls» («O Parlamento das Aves»). Neste longo poema lê-se nos versos 309 e 310: «For this was on Saint Valentine’s day,/ When every fowl comes there his mate to take,».

Portanto, tratando-se de uma data festejada em vários países e culturas, as disciplinas de Inglês e de Francês comemoraram o Amor e a Amizade, desafiando os alunos a elaborarem mensagens alusivas a esta data.

Esta atividade materializou-se na elaboração e decoração de marcadores de livros e de murais digitais.

As mensagens chegam a toda a comunidade educativa através das hiperligações e do vídeo que aqui disponibilizamos...

Em Francês e Inglês

Os grupos de Inglês e Francês

"Os Oceanos" - Vasco da Gama

Os alunos do Clube Europeu no âmbito do seu trabalho projeto "Os Oceanos" realizaram uma exposição sobre o navegador Vasco da Gama, destacando a primeira viagem realizada da Europa à Índia pelo Oceano Atlântico, em 1498. Esta viagem foi importante para o processo de abertura e de contacto entre civilizações proporcionado pelos descobrimentos portugueses.

Alunos do Clube EuropeuCristina Vinagre

15 fevereiro

Os alunos do 3.º Ciclo da Escola Básica Júlio Dinis foram desafiados pelas suas professoras de Francês a celebrarem a Festa da “Chandeleur em família e a porem em prática a famosa receita de crepes…

Uma experiência diferente do habitual, já que a pandemia ainda não nos permite partilhar a confeção e a degustação desta típica iguaria ao vivo e a cores nos espaços da nossa escola. Mas cor foi algo que não faltou, pois os alunos fotografaram esses momentos em família e encheram a biblioteca da nossa escola com “registos deliciosos”.

Porque aprender uma língua é também conhecer a cultura de um país e entrar nas suas tradições, aqui fica a reportagem fotográfica, o testemunho de uma das nossas alunas e a história desta celebração que está associada a esta delícia francesa.

Sabias que …

No dia 2 de fevereiro, a “Chandeleur” celebra o fogo e a luz.

O nome é oriundo das “candeias“, velas benzidas e acesas nas procissões cristãs em honra da virgem, quarenta dias depois do nascimento do seu filho Jesus. As velas levadas para casa iriam proteger das desgraças.

Nesse dia, é tradição fazer-se crepes… Há 1400 anos, o papa Gelásio I mandou cozer pequenas filhoses redondas para os peregrinos que os vinham visitar a Roma. Essas pequenas filhoses eram chamadas “oublies”. Por altura da “Chandeleur“, comem-se crepes nascidos talvez desses “oublies“.

Hoje em dia em casa fazem-se crepes. Mas cuidado! No dia da “Chandeleur“, deve-se virar os crepes na frigideira fazendo-os saltar para o ar com um gesto hábil. Ao mesmo tempo, na outra mão, a tradição exige que se segure uma moeda, para garantir a sua prosperidade ao longo de todo o ano.



O grupo de Francês

Atividade – Crepes

Na disciplina de Francês fizemos uma atividade que consistiu em confecionar uma receita de crepes, uma sobremesa típica de França.

Gostei muito desta proposta, visto que deu uma oportunidade aos alunos que nunca tinham cozinhado de o fazer, ajudou-nos, de certa forma, a aumentar a autonomia e tenho quase a certeza que quem fez com a família criou ótimas memórias.

A exposição na biblioteca ficou de certa forma única. Este trabalho também nos proporcionou a exploração das tradições da França e, além disso, desenvolvemos a nossa criatividade na decoração dos crepes.

Em suma, foi uma tarefa que nos beneficiou em vários aspetos e os crepes ficaram muito apetitosos!


Ana Sara, n.º 1 - 7ºF

"Os Oceanos e os Mares"

27 janeiro

Os alunos do Clube Europeu organizaram uma sessão de sensibilização subordinada ao tema a desenvolver este ano letivo, no sentido de aprofundarem os seus conhecimentos sobre os oceanos e as diferentes formas de o preservar.

Esta sessão foi dinamizada pelo Capitão-Tenente Maia Morgado, do Departamento Marítimo do Norte, que falou sobre a Marinha Portuguesa e as suas diferentes missões, onde se incluem as operações militares, como o combate à pirataria, as missões de embargo e de interdição marítima, o controlo da proliferação de armas de destruição massiva ou o resgate de cidadãos nacionais de territórios em situação de conflito; as ações de busca e salvamento marítimo, a fiscalização da pesca, o apoio à repressão de ilícitos marítimos em estreita colaboração com outros agentes do Estado, a investigação científica no apoio ao projeto de extensão da plataforma continental portuguesa e as atividades culturais museológicas, entre outras.

Clube Europeu AEJúlio Dinis

Cristina Vinagre



BE News 3, 01-2022.pdf

25 janeiro


Neste mês, o primeiro do ano, começamos com um poema de Miguel Torga que fala sobre ... Recomeços.

Aconteceu na BE:

  • Miúdos a votos;

  • Livros recomendados

  • Concurso Nacional de Leitura

  • Autor do mês: Virginia Woolf

  • Sugestões de leitura...

  • Curiosidades da língua portuguesa!

  • Dias com História ...



https://drive.google.com/file/d/1v67h1-YgMdjdn2ZBCJdGui1K1tnBgEbx/view
Professoras Bibliotecárias - Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, Gondomar

Concurso Nacional de Leitura

25 janeiro

Finalmente estão realizadas as provas da primeira fase do Concurso Nacional de Leitura, no Agrupamento.

Este concurso é uma iniciativa do PNL (Plano Nacional de Leitura) e da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) e pretende desafiar as competências de expressão escrita e oral dos alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos e do Ensino Secundário das escolas públicas e privadas. O processo decorre em três fases distintas, ao longo do ano letivo e culmina numa Final Nacional onde serão apurados os vencedores em cada um dos níveis de ensino.

Resultados da prova escrita - 2.º ciclo:

Resultados da prova escrita - 3.º ciclo:

Alunos que irão representar o Agrupamento da fase concelhia:


1.º ciclo

  • Alice Biltes, 3.º ano (B), EB n.º1 de Gondomar

  • Maria Inês Soares, 4.º ano, EB de Aguiar


2.º ciclo

  • Sofia Moreira, 5.º B

  • Afonso Carvalho, 5.º G


3.º ciclo

  • Matilde Martins, 8.º A

  • Sofia Borges, 9.º F


http://bibliodialogos.blogspot.com/2022/01/concurso-nacional-de-leitura.html

Rita Cordeiro

Professores de Gondomar em formação na Ilha Esmeralda

25 Janeiro

O Agrupamento de Escolas de Júlio Dinis pôs em prática a primeira atividade do Projeto Erasmus+Um passo em frente”: cinco professores viajaram para Dublin, na República da Irlanda, também conhecida como Ilha Esmeralda pelos seus prados e colinas onde o verde claro predomina.

Na manhã de 3 de outubro, quatro professores, acompanhados pela coordenadora do projeto, Sílvia Vigário, encontraram-se no Aeroporto Francisco Sá Carneiro para rumar a Dublin. Participaram neste fluxo os professores Ângela Silva, de Educação Especial, José Castro, de Geografia, Júlia Martins e Teresa Botelho, de Educação Visual, que frequentaram um curso de língua inglesa, intitulado TED 120.2 – English Language, dinamizado pela instituição Twin English Centre Dublin. Durante duas semanas, entre 4 e 15 de outubro, as manhãs foram preenchidas com aulas que abrangeram não só o aprofundamento das competências linguísticas, como também aspetos da cultura e história da Irlanda. Os professores locais foram fabulosos e as sessões muito dinâmicas e interativas.

Após a realização das tarefas e do trabalho de estudo autónomo, as tardes eram dedicadas a visitas a diversos locais de Dublin, uma cidade vibrante e repleta de ofertas culturais. Situada nas margens do Rio Liffey, Dublin é uma antiga e cativante urbe, com mais de mil pubs, elegantes construções georgianas, praças, parques e teatros. A capital irlandesa é um lugar excelente para passeios a pé, com bastante animação de rua. Apesar do cansaço imposto pelo elevado ritmo de trabalho ao longo do curso, refira-se como ponto alto da experiência cultural dos participantes uma visita ao Temple Bar, o centro da vida noturna e cultural de Dublin, onde se puderam deliciar com música irlandesa.

Reporter Gondomar_Noticia Irlanda janeiro 2022.pdf
Irleland_English language course.mp4

Cabe aqui referir algumas das principais atrações da cidade:

- A St. Patrick’s Cathedral, uma igreja gótica dedicada ao padroeiro nacional e personagem fundamental do cristianismo irlandês, onde repousa Jonathan Swift, o autor das Viagens de Gulliver.

- A Guinness Storehouse, onde se pode ficar a conhecer os mais importantes factos históricos da mundialmente conhecida marca de cerveja, num admirável edifício de sete andares que tem o formato de um copo de cerveja gigante. No último andar, situa-se o Gravity Bar, com vistas sobre toda a cidade.

- O Castelo de Dublin, que outrora serviu para fins militares, mas foi também prisão, assento da coroa inglesa e parte do parlamento, além de ter sido o local onde foi iniciada a revolta de 1916 e onde foi assinada a independência irlandesa.

Os professores visitaram também museus, dos quais se destacam o IMMA – Irish Museum of Modern Art e o National Museum of Ireland – Archeology, Decorative Arts and History. Durante o fim de semana, tiveram ainda oportunidade de visitar duas cidades costeiras - Howth e Galway -, sendo esta situada na belíssima costa ocidental da ilha.

O regresso ao Porto teve lugar no dia 16 de outubro, marcado por uma despedida saudosa da capital irlandesa e do excelente convívio entre os participantes deste fluxo.

Este foi o primeiro passo desta aventura do Agrupamento de Escolas de Júlio Dinis, no âmbito do Projeto “Um passo em frente”, que pretende fomentar a internacionalização do Agrupamento e o desenvolvimento de futuros projetos. Seguem-se diversas iniciativas visando a disseminação e partilha das experiências e dos conhecimentos obtidos, e em breve a equipa do projeto iniciará a preparação do próximo fluxo, previsto para a primeira metade de 2022.

Sílvia Vigário


Contos de Natal

23 dezembro

Um gesto solidário

Era uma vez sete irmãos que eram pobres, não tinham casa nem barraco. Passavam frio e chuva em pleno dia. Viviam numa rua triste e abandonada.

Certo dia, uma senhora cheirosa e bem vestida aproximou-se e perguntou:

– O que estais vós a fazer aí, sentadinhos e encostadinhos uns aos outros, neste frio inverno?

Os sete irmãos responderam:

– Não temos casa nem pais! Estamos pobres há três meses e nunca ninguém se aproximou de nós.

A senhora disse:

– Esperem aí um bocadinho que eu já venho.

Enquanto esperavam, adormeceram. Ela chegou, acordou-os cuidadosamente e pediu para a seguirem. Entretanto, chegaram onde ela queria, mostrou-lhes uma casa e entrou nela afirmando:

– A partir de hoje esta casa é vossa. Também vos dou este dinheiro que servirá para comprarem roupa e comida.

Os irmãos agradecerem com muito amor e carinho aquele gesto solidário.

Passaram muitos anos e tornaram-se uns homens respeitáveis: um era advogado, outro era médico e os outros cinco eram empregados de limpeza, mecânicos e canalizadores. Para além disso, criaram famílias tradicionais e foram felizes para sempre.


Leonor Barbosa, 6.ºA

A Margarida, o pequeno homenzinho e o presente

Era véspera de Natal, cerca de onze e um quarto da manhã. Tudo estava coberto de neve numa pequena povoação, chamada Aldeia dos Sonhos, pela primeira vez em muitos, muitos anos. Era uma aldeia muito bonita, cheia de flores e com um sol maravilhoso quase todos os dias do ano. Só no inverno é que a maioria das flores murchava e todos ficavam constipados com o frio, o vento e a chuva. Raramente caía neve e, quando caía, era pouca... Mas nesse dia, para surpresa de todos, nevou uma quantidade inacreditável, e até o sol se escondeu num canto qualquer e usou cachecol, gorro e luvas de lã.

Numa parte mais a norte da aldeia, bem no cimo de um pequeno monte, situava-se uma exígua moradia. Construída com mármore branco, e revestida com um pouco de musgo verde aqui e ali, dentro daquela casinha tudo congelava: a água não queria sair da torneira, o fogão não cozinhava a comida e as pantufas, os cachecóis, as luvas, os gorros e os cobertores não aqueciam ninguém.

Naquela casa viviam o avô Mateus, a avó Clementina, o pai Rui, a mãe Liliana, a filha mais velha, Aurora, e a filha mais nova, Margarida.

Naquele dia, o avô das duas pequenas teve que improvisar um pequeno aquecedor a gás, pois todos sabiam bem que, com todos os outros aquecedores ligados à tomada, a conta da luz teria mais três algarismos...

A certa altura, gritou a Margarida:

Continuar a ler ...

– Avó! Avó!

– Ai, querida! O que te aconteceu? – perguntou ela alarmada.

– Nada, avozinha... Mas estava aqui a pensar...

– A pensar em quê, querida?

– Sabes aquela árvore linda, cheia de luzes que fomos todos ver no outro dia? Bem... Eu...podia jurar que naquele dia eu vi um pequeno homenzinho... Um homenzinho pequenino! De barba laranja e com um gorro verde! Eu vi-o atrás da árvore e dum momento para o outro... PUF!! Desapareceu! E agora, bem ali, – disse a criança apontando para lá para fora – eu vi um gorro igualzinho ao do homenzinho! Mas devo ter imaginado. Eu pisquei os olhos e foi como uma pequena «visão»...

– Lá estás tu, Margarida! – zombou a Aurora. – Tens uma imaginação demasiado fértil! Um homenzinho de barba ruiva e gorro verde! Não estarias a tentar dizer que viste um duende, estás? Oh! Tu só inventas! Daqui a pouco dizes que viste o Pai Natal a comprar uma revista na loja do fundo da rua!

– Ora, Aurora! Eu prefiro ter uma imaginação fértil e imaginar coisas bonitas como a que eu acabei de contar, do que ser como tu e passar todo o santo dia com o telemóvel nas mãos! – argumentou a Margarida.

– Como se eu passasse todo o dia com isto! Acabei agora o secundário, deixa-me estar!

– Se continuares assim, Aurora, meto-te já numa faculdade qualquer, e, aí, vamos ver quem é que se vai deixar estar! – interrompeu a mãe, entrando na sala.

A conversa terminou ali, com uma adolescente amuada, uma avó atarefada, uma mãe saturada e uma criança a olhar para a janela com uns pequenos binóculos.

Mais tarde, a fome chegou e almoçaram. Margarida não conseguia parar de pensar no que vira.... Ou no que pensava ter visto!

Nessa noite, todos foram para a cama cedo, pois, apesar de ser véspera de Natal, o frio não desaparecia. Até que, no quarto da filha mais nova, apareceu um rosto à janela gelada! Este deslizou-a para o lado devagarinho e com esforço, por causa do gelo, e dentro do quarto entrou uma criatura estranha: tamanho baixo, sapatos pontiagudos, gorro na cabeça e, na mão, trazia uma espécie de caixinha.

A criatura tirou do bolso qualquer coisa e acendeu uma pequena vela. Toda o quarto se iluminou e a pequena acordou. Observou o intruso: tinha uma pequena barba ruiva, um grande gorro e uma roupa verde.

– Quem és tu?! – perguntou ela alarmada.

– Não te preocupes! Não tenhas medo! Não te quero fazer mal! – assegurou a criatura.

– Quem és tu? – perguntou de novo.

– O meu nome é Dobilemo, mas podes tratar-me por Dobi.

– O que és tu?

– Eu sou um duende do Pai Natal.

– Tu? Um duende do Pai Natal? Impossível!

– Fizeste bem em confiares nos teus olhos, Margarida. Ninguém mais acreditou em ti... Mas na realidade foi a mim que tu viste! Vim cá para te dar isto: é um pequeno presente, mas contém uma grande coisa dentro!

– O - Obriga - gada Dobi... – afirmou confusa. – Mas...

E antes que pudesse terminar a frase, o duende saiu do quarto deixando-a com a pequena caixa e a vela que iluminava a sala.

Margarida ficou muito baralhada pensando que tudo fora um simples sonho, e disse para si: «Bem, se isto foi um sonho, vou deixar esta caixinha na gaveta da cómoda e, se amanhã encontrar o presente lá, é porque foi tudo real.». E se assim o disse, assim o fez.

Na manhã seguinte, ela acordou num enorme alvoroço: era manhã de Natal! Embora estivesse cheia de frio, saltou da cama e nem reparou que a vela «do seu sonho» se encontrava no exato sítio em que «o duende do seu sonho» a deixara. Correu escadas abaixo, mas, depois, subiu-as todas outra vez, porque eram apenas 6:30 da manhã e ninguém mais acordara. Foi então que, ao sentar-se na cama, se lembrou da caixinha. Levantou-se e dirigiu-se à cómoda. Abriu a gaveta e o que pensam que ela encontrou lá? Nada mais nada menos que o pequeno presente! Cheia de espanto, desfez o laço que segurava a caixa e tirou devagar a tampa. Qual não foi a sua admiração quando viu que, lá dentro, não havia absolutamente nada!

– Ora isto só pode ser uma partida da Aurora! – disse ela desanimada.

E deitou-se novamente na cama.

Passado uma hora ou um segundo, acordou de um sono profundo.

– Dorminhoca! Toca a acordar! É manhã de Natal e está um gelo de rachar! Portanto vem cá para baixo, para o pé da lareira e vai abrir os teus presentes. A árvore está recheada e vais adorar o pequeno-almoço!

Levantou-se da cama e desceu as escadas com a família. «Vem cá para baixo, para o pé da lareira? Para o pé da lareira?! Mas nós temos uma lareira?!». Pensava ela vezes e vezes sem conta nas palavras que lhe haviam dito. «Árvore recheada?! O que é uma árvore recheada?»

E qual não foi o seu espanto quando, como que por magia, encontrou uma sala com uma grande lareira a arder, com um abeto gigante todo enfeitado e um magnífico pequeno-almoço na mesa de jantar! Não conseguiu dizer uma palavra e não parou de sorrir. Sentou-se com a sua irmã e não tardou que a sala não estivesse cheia de papéis no chão e risos no ar. Depois, todos se sentaram à mesa. Margarida não conseguia parar de pensar em todos os acontecimentos e, por isso, depois da refeição, desculpou-se e subiu ao seu quarto para conferir a gaveta da cómoda. Não havia nenhum presente. Não havia nenhuma vela e não havia sinais de a janela ter sido aberta: o gelo continuava a impedir a sua abertura. «Foi tudo um grande sonho!», pensou.

Desceu novamente para a sala e passou o resto do dia com a família. A irmã não esteve agarrada ao telemóvel, a mãe pôde descansar, a avó pôs-se a tricotar, o avô esteve a ajudar o pai a talhar um bonequito de madeira e todos estavam felizes. E, no fim, até a Margarida se esqueceu de tudo!

O que nenhum deles sabia, era que, do lado de fora, espreitava, muito divertido, pela janela, um pequeno homenzinho de barba laranja e gorro verde...

Iara Filipa Dias Silva, 6.ºE, N.º 12

O Pai Natal

Era uma vez um menino chamado Rafael. Os pais dele eram muito ricos e compravam ótimos presentes.

O tempo foi passando… Ele cresceu, estudou e tornou-se um homem. Os seus pais ficaram velhinhos e acabaram por falecer. Toda a fortuna da família, a casa, o dinheiro e as quintas reverteram a seu favor, porém nunca deixou de trabalhar.

À noite, quando voltava do trabalho, Rafael reparava nas casas da rua e nas conversas das pessoas. Percebeu, então, que muita gente precisava de ajuda. Foi aí que decidiu fazer qualquer coisa para mudar as suas vidas. De noite, ia a casas das pessoas pobres, escondia-se entre as árvores, e atirava dinheiro pela janela, para as crianças atirava brinquedos, porque gostava muito de crianças e nunca se esquecia delas.

Quando faleceu, foi para o céu e encontrou-se com Jesus que, olhando para ele, lhe disse:

– Gostei muito do que fizeste pelas crianças e pelos pobres!… Aliás, tenho uma ideia: e que tal se tu continuares a levar presentes para todas as crianças do mundo?

Ele achou uma ótima ideia, mas não sabia como podia fazer isso. Então Jesus explicou:

– Uma vez por ano, no meu aniversário, pegarás no meu trenó, com renas encantadas, e darás presentes a todas as pessoas.

– Boa ideia!

– Tenho outra ideia – disse Jesus. – A partir de agora não te chamarás mais Rafael. Tu vais ser o pai encantado de todas as crianças do mundo e, por isso, chamar-te-ás Pai Natal.

Ele aceitou a proposta de Jesus e todos os anos, na véspera de Natal, pega no trenó encantado e vem para a Terra dar presentes às pessoas.

Mariana Reis, 6.ºA


Palavras dos nossos alunos vão até à Lapónia e às Nações Unidas

20 dezembro

No âmbito das disciplinas de Inglês e Francês, os alunos dos três ciclos do nosso Agrupamento comemoraram o Natal, escrevendo mensagens em postais também elaborados por eles, dirigidas ao Pai Natal e ao Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.

Os melhores trabalhos de cada turma foram enviados para a Lapónia, na Finlândia, e para os EUA.

Esta atividade de Natal, prevista no Plano Anual de Atividades do nosso Agrupamento, foi realizada em parceria pelos grupos disciplinares de Inglês e Francês (Departamento de Línguas) e teve como principais objetivos desenvolver a expressão escrita e a criatividade, bem como a sensibilidade estética e artística dos alunos, motivando-os a comunicar internacionalmente através do envio de mensagens.

Partilhamos aqui as imagens de alguns dos trabalhos selecionados que viajarão até às terras frias da Lapónia e dos EUA e damos os parabéns a todos aqueles que participaram e se empenharam, mostrando não só as suas capacidades de expressão em língua estrangeira, mas também a sua criatividade!

Messages to Santa Claus, in Finland

Messages to Santa Claus, in Finland

Joyeux Noël!

Merry Christmas!



(Os grupos de Inglês e Francês)

No dia 3 de dezembro comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

À semelhança de anos anteriores, a nossa Escola associou-se a esta comemoração, desta vez com a colaboração de treinadores e atletas de diferentes modalidades de desporto adaptado.

Estas sessões foram dinamizadas entre os dias 2 e 7 de dezembro, com uma duração de 45 min, numa aula de Educação Física pelos convidados supracitados.

Não foi possível contemplar todas as turmas por incompatibilidade de horários mas, conseguiu-se abranger 36 turmas de vários anos de escolaridade.

Ana Paula Martins


30 novembro

Na aula de Educação Tecnológica, os alunos dos 5º e 6º anos, participaram ativamente, no workshop, "Já ouviste falar de fado?", dinamizado pelo Projeto TEIIA, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Gondomar, no âmbito da atividade, Oficinas Criativas.

A proposta colocada a cada turma, foi a criação de 2 xailes e 2 guitarras portuguesas. Esta atividade teve como objetivo principal adquirir e/ou desenvolver conhecimentos sobre o fado, como Património Imaterial da Humanidade, desenvolver a criatividade, expressão e espirito criativo.

Os alunos aderiram com muito entusiasmo e empenho na realização dos trabalhos propostos.

Isael Júlio


DELF - Diploma de Estudos em Língua Francesa

16 novembro

Os alunos de 9.º ano poderão candidatar-se à obtenção do Diploma de Estudos em Língua Francesa (DELF), pela Alliance Française do Porto, certificados pelo Ministério da Educação, para certificar as competências em francês, o que constituirá uma mais-valia no seu futuro académico e profissional (estágios, Erasmus, emprego no estrangeiro...).

Os diplomas são reconhecidos internacionalmente. As sessões são organizadas todos os anos nos estabelecimentos escolares habilitados.

DELF - Enc Educação.pdf
DELF - AFPorto 2021.pdf

Para mais informação, nomeadamente, datas aproximadas para a realização dos exames, bem como o respetivo preço, consulte os documentos em anexo.

Os alunos interessados serão preparados pelas professoras do grupo de Francês, em horário a combinar.

Caso esteja interessado, o aluno e respetivo encarregado de educação devem preencher o destacável e devolver à professora de Francês.

Outros materiais de divulgação serão também disponibilizados na plataforma Teams.


Alliance Française Porto - https://www.alliancefr.pt/porto/exame/diplomas-delf-scolaire/

France Éducation international - https://www.france-education-international.fr/diplome/delf-junior-scolaire?langue=fr

Grupo de Francês da Escola Básica Júlio Dinis

BE News, 2 11-2021.pdf

10 novembro


Apresentamos o segundo número da newsletter que a Biblioteca Escolar criou para ser mais um meio de comunicação com a comunidade educativa.

Esperamos que apreciem as atividades realizadas nas e com as Bibliotecas Escolares do Agrupamento. E também a divulgação de alguns aspetos culturais que nos parecem pertinentes… (>)

Rita Cordeiro


Dia da Biblioteca Escolar

25 outubro

O Dia da Biblioteca Escolar em Portugal é celebrado na 4.ª segunda-feira do mês de outubro, inserido no Mês Internacional da Biblioteca Escolar.

Comemorado desde outubro de 1999, este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura e pelo conhecimento.

Para assinalar este dia, a BE lança o desafio (até ao final da semana):

25 de outubro - Dia da BE

Conheces bem a tua Biblioteca Escolar? "Bibliopaper" põe-te à prova!

Vai a: https://quizizz.com/join e escreve este código: 36083198

Rita Cordeiro


Semana da Alimentação Saudável

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro.

Nas escolas, durante esta semana, é comum abordar-se o tema da alimentação saudável.

No entanto, esta comemoração é também “um apelo global à Erradicação da Fome, por um mundo em que alimentos nutritivos estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos, em qualquer lugar” (https://unric.org/pt/dia-mundial-da-alimentacao/).

Durante a semana, na Biblioteca Escolar (BE) decorrem sessões planificadas de acordo com o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar (literacia dos media), para as turmas do 6.º ano.

Articulando os conteúdos curriculares de Ciências (hábitos de vida saudáveis /promoção de uma alimentação equilibrada e segura) e de Português (texto publicitário /características / publicidade comercial e institucional), os alunos são convidados a analisar anúncios publicitários que promovem produtos alimentares e comparar o respetivo rótulo.

Deste modo, pretende-se capacitar os alunos para a compreensão crítica da mensagem mediática. São também desafiados a realizar um quizz, na ferramenta Kahoot, sobre alimentação saudável e visitar a exposição, no átrio da BE, com os trabalhos realizados nas aulas de Ciências.

Para toda a comunidade escolar, a BE apresenta em destaque o fundo documental sobre esta temática, para ser requisitado, e tem ao dispor uma balança e divulga uma calculadora virtual para calcular o IMC (Índice de Massa Corporal) - jovens / adultos.

Rita Cordeiro

Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo

13 outubro

Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas.

O tema do MIBE 2021 “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo” é baseado no tema da Conferência da IASL de 2021 (International Association of School Librarianship). “Uma rica tapeçaria de prática e pesquisa ao redor do mundo.”

A expressão “Era uma vez…” transporta-nos imediatamente para o mundo mágico dos livros, através do qual partilhamos a vida de fadas, duendes e muito mais. Existem histórias que foram transmitidas há muito tempo, de geração em geração, e que nos ensinam sobre os valores humanos e a cultura.

Vamos ligar-nos e aprender mais sobre diferentes países de todo o mundo, através das histórias.” (RBE, https://www.rbe.mec.pt/np4/MIBE.html).

No nosso agrupamento, estão previstas várias atividades para o pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos.

BE News, 1 10-2021.pdf

Notícias da BE

Neste Mês Internacional da Biblioteca Escolar - outubro, sai o primeiro número da newsletter que a Biblioteca Escolar criou para ser mais um meio de comunicação com a comunidade educativa.

Através desta publicação ficarão a conhecer as atividades que decorreram ou irão decorrer nas bibliotecas e receberão diversas informações: sugestões de leitura, novas aquisições/doações, datas comemorativas, desafios … (>)

Rita Cordeiro


11 outubro

O Clube Europeu teve como trabalho-projeto, no ano letivo 2020-2021 o "Pacto Ecológico Europeu. O transporte ferroviário promove a mobilidade sustentável".

No sentido de sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de medidas urgentes para salvar o nosso planeta, os alunos realizaram uma pequena exposição com parte dos seus trabalhos onde mostraram que através da criatividade e da imaginação é possível passar uma mensagem de promoção da mobilidade sustentável.

Relógios e a Indústria Ferroviária

Se hoje reconhecemos a necessidade da pontualidade e da precisão, esta muito se deve à indústria ferroviária. Quando no século XIX se deu a implementação das linhas de caminho de ferro a ligar as principais cidades e indústrias, nasce o sentimento e necessidade da precisão, e ainda hoje se perguntará: veio a indústria relojoeira satisfazer esta exigência da indústria ferroviária ou os ferroviários exigir precisão aos relojoeiros?

Clube Europeu AEJúlio Dinis

Cristina Vinagre



Estação Virtual "CEABJD"

10 outubro

Projeto do Clube Europeu sobre os transportes ferroviários

Os alunos do Clube Europeu AEJúlio Dinis, certos de que a utilização e desenvolvimento deste meio de transporte é uma mais valia para a Europa e para o nosso planeta, criaram o presente blogue para dar a conhecer, através dos diferentes trabalhos apresentados, o que se tem feito em prol deste meio de transporte e realçar o seu contributo para a dimensão transfronteiriça e europeia e mostrar a sua importância para o reforço das empresas, da indústria e da sociedade na União Europeia.

Esperamos que este bloque (biblioteca digital) seja um espaço de divulgação, sensibilização e de partilha de conhecimentos ...

Um pouco atrasados, mas ainda a tempo de agir.

https://estacaovirtualceebjd.wordpress.com

Clube Europeu AEJúlio Dinis

Cristina Vinagre



Viagem no MiraDouro e visita ao Pinhão

4 outubro

Os alunos do Clube Europeu AEJúlio Dinis, Gondomar, realizaram uma visita de estudo a parte da Linha do Douro, no Comboio MiraDouro. Viagem única à beira do Rio Douro, onde aproveitaram as janelas panorâmicas das carruagens vintage e apreciaram a paisagem classificada pela UNESCO como Património Mundial.

Cristina Vinagre


“Os Direitos Humanos e a Constituição Portuguesa”

27 setembro

No passado dia 27 de setembro, realizou-se no auditório da nossa escola, uma palestra dinamizada por Maria Manuel Lopes, estudante de Direito da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. A mesma insere-se no tema “Direitos Humanos” lecionado na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento no oitavo ano.

Esta iniciativa, prevista para o ano letivo anterior, apenas se pode realizar agora devido ao alívio das restrições associadas ao contexto pandémico que ainda continuamos a viver.

Estiveram presentes as turmas das professoras Sandra Lopes (9º E, G, H) e Margarida Dulce (9º F), professoras responsáveis por esta iniciativa levada a cabo em parceria com a Biblioteca Escolar.

Margarida Santos



CNE-Conselho Nacional Educação

Mochilas às costas para mais uma caminhada escolar com livros e cadernos, aulas e exercícios, testes e exames. Estudar mais não significa necessariamente estudar melhor. Há estratégias para rentabilizar o tempo, aumentar a concentração, aprender matérias, absorver conhecimentos...(>)


"... nada acaba ... tudo se transforma"