"O sol quando nasce é para todos"
Cada aluno decora um sol com materiais reciclados.
Em assembleia de turma, debatem-se questões relacionadas com a igualdade de género, inclusão/exclusão social e pobreza, representativas dos princípios da justiça, equidade e igualdade entre as pessoas, partindo do ditado popular "O sol quando nasce é para todos".
Em pares, os alunos redigem poemas associados a esta temática.
No Canva, são criados marcadores de livros com os poemas redigidos pelos pares.
Participação na atividade de comemoração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (dia 17 outubro) e do Dia Municipal para a Igualdade (dia 24 outubro), que se realizará de forma conjunta no dia 20 de outubro 2023, pelas 14.30h, no Mercado Municipal de Portalegre, expondo os sois criados pelos alunos, lendo os poemas e distribuindo os marcadores de livros com os poemas pelos presentes.
Objetivos:
Compreender a dignidade da pessoa humana como fundamento de direitos humanos, bem como os princípios e valores que lhes estão associados.
Entender que o respeito mútuo implica a valorização da diversidade humana e cultural.
Agir em conformidade com os princípios e valores fundamentais dos direitos humanos, tais como a dignidade da pessoa humana, a igualdade, a liberdade e a responsabilidade.
Identificar exemplos relativos ao que cada pessoa pode fazer para contribuir para a promoção dos direitos humanos. Entender que a dignidade da pessoa humana se traduz no reconhecimento de que todas as pessoas são titulares de direitos humanos.
Promover a ação individual e coletiva na efetivação dos direitos humanos.
Disciplinas envolvidas: Cidadania e Desenvolvimento, Viver na Escola, Português e Apoio ao Estudo.
Parceiros: Eco-Escolas, EAPN, Rede Social de Portalegre, GAAF, Clube Ubuntu