Kamishibai Plurilingue

O kamishibai plurilingue permite abordar a diversidade linguística nas escolas e Portugal e a nível europeu. “Lembro-me”, de Georges Perec, foi o tema da 2ª edição do concurso Kamishibai plurilingue.

Os alunos trabalharam em Google Docs de forma a desenvolver a escrita criativa e colaborativa à distância, para além de trem digitalizado as ilustrações. O acompanhamento feito pelas docentes concretizou-se durante as videoconferências, através dos documentos colaborativos e por email.

Durante este ano letivo, a atividade foi realizada pelas docentes Elsa Pinheiro, Fátima Silva e Olga Nunes, com as turmas do 7º A e do 7ºC.

A articulação de aprendizagens envolveu as disciplinas de Português, Espanhol, Francês e Inglês.


Os alunos tiveram oportunidade de escrever textos de uma forma que ainda não tinham feito, uma vez que algumas palavras e/ou expressões foram registadas em várias línguas, em especial as línguas que caracterizem a realidade da escola. De referir que os momentos criativos ainda se verificaram nas aulas presenciais, tendo criado momentos de interação e de partilha muito interessantes entre alunos e docentes, uma vez que foi necessário planear as histórias, os diferentes papéis a desempenhar pelos alunos e as ilustrações.

O trabalho colaborativo de leitura e de escrita continuou à distância.

Consideramos que este ambiente de aprendizagem concretizou o que se pretende com o Projeto aLeR+, uma vez que os nossos alunos foram, leitores, pensadores críticos e escritores criativos, envolve-se em processos de escrita manuscrita e digital, ganhado o gosto pelo desenvolvimento da competência leitora.

7A_Kamishibai_conto filosófico.pdf
7C_Kamishibai_conto filosófico.pdf
A Maior Lição do Mundo 2020.pdf