A Ciência COMvida

No 3.º ano de funcionamento do Clube Ciência Viva e continuando com o objetivo de desenvolver nos alunos o gosto pela ciência e pela cultura científica...

O Clube Ciência Viva recebeu, no dia 10 de outubro, uma palestra promovida pela iniciativa O Espaço vai à Escola. Trata-se de uma ação anual gratuita do ESERO Portugal, que decorre na Semana Mundial do Espaço. A palestra foi apresentada pelo Professor Paulo Maurício da FCUP, professor associado de Matemática. As turmas A, B e C do 11.º ano foram as convidadas para esta atividade.

Esta palestra insere-se nos objetivos definidos para o Clube Ciência Viva na Escola, designadamente, contribuir para o desenvolvimento, divulgação e comunicação de Ciência na Escola e sensibilizar e motivar a comunidade escolar para o estudo da Astronomia. O conhecimento criado por esta área é normalmente fonte de inspiração e motivação para o estudo das mais diversas matérias e é também conhecido o fascínio que muitos dos temas astronómicos em geral exercem sobre os jovens estudantes. Assim, pode-se tirar partido dessa característica para poder proporcionar uma excelente iniciação à prática científica.

Esta iniciativa permitiu abordar o conhecimento astronómico e cosmológico da civilização grega da Antiguidade até aos trabalhos de Galileu, que permitiram que se iniciasse uma Era completamente nova na astronomia.

#oespaçovaiàescola #semanamundialdoespaço 

Início da palestra 

Alunos das turmas A, B e C do 11.º ano.

Professor Paulo Maurício da FCUP

No 2º ano de funcionamento, o Clube Ciência Viva apostou no convite a Professores e Cientistas para colaborarem no Plano das Atividades a realizar. O objetivo principal destas iniciativas é desenvolver nos alunos o gosto pela ciência e pela cultura científica.

A 29 de novembro, o Professor Doutor Miguel Castelo-Branco apresentou a palestra “O cérebro: das ilusões visuais, à perceção da cor e à memória"; a 11 de fevereiro, Dia das Mulheres e Raparigas na Ciência, uma equipa de 27 investigadoras da Universidade de Coimbra, em parceria com o MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, apresentaram o Speed Dating

E a cientista regressou à escola que a viu crescer – a Dr.ª Susana Ferreira esteve, no dia 21 de março, a apresentar “A evolução da Genética Humana no diagnóstico - da  Citogenética à Genómica", assunto complexo, mas que fascinou os alunos do 11.º e 12.º ano do Curso de Ciências e Tecnologias.

A Dr.ª Susana Ferreira, foi aluna da Escola Cristina Torres de 1998 a 2004, trabalha no Laboratório de Citogenética e Genómica, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e tem já larga experiência na organização e colaboração em cursos, workshops e formações. 

Esta palestra foi mais um contributo e um estímulo para os alunos de Ciências e Tecnologias continuarem a desenvolver os seus estudos e investigação científica.

O Professor Manuel Portela da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra foi o convidado de mais uma sessão d’ A Ciência COMvida.

Esta atividade integra-se no projeto do Clube Ciência Viva na Escola, que programou uma série de palestras no âmbito da Ciência para este ano letivo. O Professor Manuel Portela apresentou o tema Matemática na Poesia a um grupo de 130 alunos do 10.º ao 12.º ano. Da sequência de Fibonacci ao algoritmo, passando pelo soneto e pela poesia computacional, o Professor mostrou que a matemática está na génese da poesia e da Natureza (vejam-se os padrões fractais, por exemplo). 

Obrigada, Professor.

Cláudia Cavadas, apresentou "Descoberta de novos medicamentos para doenças do cérebro e envelhecimento".

A Professora Cláudia Cavadas, da Faculdade de Farmácia da UC, foi a convidada de mais uma palestra dinamizada pelo Clube Ciência Viva na Escola.

A Professora falou para uma assembleia de 120 alunos de ciências e tecnologias, do 10.º, do 11.º e do 12.ºano, sobre "descoberta de novos medicamentos para doenças do cérebro e envelhecimento".

Depois de mostrar como os ratinhos se comportam com restrição calórica, a Professora deixou uma "receita" para os mais jovens e os menos jovens terem um envelhecimento de qualidade. Entre outros assuntos, foi-se abordando a ciência de um modo cativante e estimulante, o que pode ajudar no momento de decidir o curso a seguir.

Obrigada, Professora.