Já disponível !

Após a pré-inscrição serão contactadas/os para obtenção de consentimento dos respetivos encarregados de educação. 

Obrigado, CCV!

O Clube Ciência Viva na Escola encerrou as atividades deste ano letivo com a entrega de certificados e umas pequenas lembranças às alunas que fazem parte da equipa do Clube.

Para além do agradecimento e reconhecimento que esta ação representa, pretende-se também estimular outros alunos a integrarem a equipa, ajudando este Clube a fazer da Ciência uma aprendizagem alegre e realmente VIVA.

Até para o ano!

Às voltas na praia

O Agrupamento de Escolas Figueira Norte não vira as costas ao Oeste, pois muitas das aulas de campo da área das Ciências são dadas nas praias e no mar.

Foi o que aconteceu com mais esta atividade dinamizada pelo Clube Ciência Viva na Escola, destinada aos alunos do 8º ano de escolaridade, realizada na manhã do dia 6 de junho: uma visita guiada de comunicação de ciência e sensibilização ambiental na praia da Tamargueira, em Buarcos, um autêntico berçário para muitas espécies marinhas.

As Biólogas Marinhas do Laboratório MAREFOZ (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra) explicaram como a zona rochosa entremarés é um espaço de elevada biodiversidade, com funções específicas e relevantes para o bom funcionamento dos ecossistemas costeiros; ajudaram a distinguir grandes grupos taxonómicos típicos destas zonas e as principais características e a compreender que a distribuição das espécies na zona entremarés depende de vários fatores ambientais; salientaram a importância destas zonas para o homem e a forma como estão vulneráveis às alterações climáticas, à poluição, ao pisoteio e à apanha excessiva.

A visita foi um sucesso, pois permitiu articular conhecimento e educação ambiental com momentos de diversão e camaradagem. Todos os objetivos definidos pelo CCV foram atingidos.

A Câmara Municipal assegurou o transporte dos alunos e dos cinco professores acompanhantes.

Despertar para a Ciência

No dia 31 de maio, uma equipa do Clube Ciência Viva na Escola, composta por 8 alunas do 8.º B e 4 professoras da área das ciências, dirigiu-se ao Jardim Infância de Cova da Serpe para realizar uma atividade pensada para as 25 crianças, dos 3 aos 5 anos.

A atividade consistiu na realização de uma série de experiências nas áreas da Física e da Química, como “pasta de dentes de elefante”, verificação de propriedades elétricas e magnéticas de certos materiais, produção de energia elétrica a partir da energia solar, entre outras.

Esta iniciativa proporcionou aos mais pequenos o desenvolvimento de aprendizagens e do gosto pela Ciência e aos alunos do Clube permitiu um grande enriquecimento científico, social e humano. A educadora do JI, que recebeu muito simpaticamente a visita da equipa do Clube, deixou o convite para que regressemos em breve.

Parabéns ao CCV!

A Estufa

Já é tempo da colheita na estufa da Escola Cristina Torres. E porque “Quem semeia colhe!” e “Semeia e verás, trabalha e terás!”, a terra retribuiu o trabalho. O cuidado de tirar as ervas daninhas, de dar um tutor aos tomateiros, de regar diariamente os feijões e as couves e as alfaces... deu fruto, pois já se colheram os primeiros feijões, alfaces e couves. 

Trabalhar compensa e recompensa!

No dia 10 de maio, a Professora Cláudia Cavadas, da Faculdade de Farmácia da UC, foi a convidada de mais uma palestra dinamizada pelo Clube Ciência Viva na Escola.

A Professora falou para uma assembleia de 120 alunos de ciências e tecnologias, do 10.º, do 11.º e do 12.ºano, sobre investigação científica na "descoberta de novos medicamentos para doenças do cérebro e envelhecimento".

Depois de mostrar como os ratinhos se comportam com restrição calórica, a Professora deixou uma "receita" para os mais jovens e os menos jovens terem um envelhecimento de qualidade. Entre outros assuntos, foi-se abordando a ciência de um modo cativante e estimulante, o que pode ajudar no momento de decidir o curso a seguir.

Obrigada, Professora. 

O Professor Manuel Portela da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra foi o convidado de mais uma sessão d’ A Ciência COMvida, em abril.

O Professor Manuel Portela apresentou o tema Matemática na Poesia a um grupo de 130 alunos do 10.º ao 12.º ano. Da sequência de Fibonacci ao algoritmo, passando pelo soneto e pela poesia computacional,

A investigadora Susana Ferreira esteve, no dia 21 de março, a apresentar “A evolução da Genética Humana no diagnóstico - da  Citogenética à Genómica", assunto complexo, mas que fascinou os alunos do 11.º e 12.º ano do Curso de Ciências e Tecnologias.

Susana Ferreira, foi aluna da Escola Cristina Torres de 1998 a 2004, trabalha no Laboratório de Citogenética e Genómica, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

No dia 31 de março a turma QUT3 da EB1 de Quiaios, do 3.º e 4.º anos, recebeu a atividade “À descoberta do cérebro”, dinamizada pela Investigadora Dr.ª Raquel Boia.


Neste dia, aprendemos a constituição do cérebro e de um neurónio, aprendemos como manter o cérebro saudável e o modo de funcionamento deste órgão tão importante.


Depois de termos conhecimento da parte teórica, veio a parte de colocar as mãos à obra: contruímos um neurónio e elaborou-se uma Rede Neuronal com a ajuda da junção de microglias que auxiliam na sinapse.

Kits do CCV para a infância 

No dia 22 de março foi entregue pessoalmente às educadoras de infância do AE Figueira Norte um kit de ciência para ser utilizado nas "aulas" dos Jardins de Infância. O kit foi elaborado com material de laboratório adquirido com verbas do Clube Ciência Viva na Escola e entregue na Escola Sec. com 3.ºCEB de Cristina Torres, que é a escola sede do agrupamento.

#ArvoresExtraordinarias 2023

A FAPAS – Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade, celebrou o Dia Internacional das Florestas com as escolas, através do projeto: #Árvores Extraordinárias 2023.

Os alunos do 7.º ao 10.º ano elaboraram um “postal digital”, com uma fotografia realizada pelo próprio, acompanhada de um pequeno texto de menos de 100 palavras, este postal foi enviado no dia 21 de março para esta associação. O postal digital deverá ser partilhado no Facebook com todos os participantes usando a hashtag #arvoresextraordinarias2023.

Com os postais realizados pelos nossos alunos fizemos este pequeno filme.

“Sabias que as florestas ocupam 1/3 da superfície da Terra? E que é nas florestas que se abrigam 80% dos anfíbios, 75% das aves, 68% dos mamíferos e 60 mil das espécies de árvores do planeta?”Porque muitas vezes a ciência e a poesia andam de mãos dadas, o Clube de Leitura associou-se ao CCV e celebraram juntos este dia tão siginificativo para quem ama a Natureza e a Poesia.A excelente equipa de alunas do 8º ano terminou a sua intervenção dizendo um poema e em algumas salas foi ainda possível ver um vídeo de homenagem a árvores da escola, produzido e realizado pelas alunas.

A 3 de março, ocorreu uma visita de estudo muito especial para os alunos do 8º ano do AE Figueira Norte. 

129 alunos e 13 professores embarcaram numa viagem cheia de aprendizagens.

O primeiro destino: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre física, química, biologia e matemática e realizar alguns workshops como, por exemplo, o de holografia 3D e o de robótica com os "Ozobots".

Em seguida, Museu da Vista Alegre, o museu apresentou aos estudantes a evolução da técnica de produção da porcelana, bem como a sua importância cultural e económica para a região. 

Por fim, o Museu Marítimo de Ílhavo,  onde os alunos aprenderam sobre a história da pesca e da vida marítima em Portugal.

A visita de estudo foi uma oportunidade para aprenderem sobre ciências, história, geografia e arte de forma lúdica e interessante. 

O Clube Ciência Viva na Escola do AE Figueira Norte em parceria com o MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra celebrou o Dia das Mulheres e das Raparigas na Ciência, dinamizando uma atividade intitulada Speed Dating. 

Dez turmas do ensino secundário da Escola Secundária Cristina Torres de Ciências e Tecnologias, receberam 27 investigadoras da Universidade de Coimbra. 

#ucoimbra 

#investigação #mulheresnaciência 

#clubecienciaviva_aefn  

Olimpíadas de Astronomia Júnior

Dinamizada pelo grupo de Física e Química e pelo Clube Ciência Viva do AEFN, a atividade teve a participação de cinco alunos do 7.º ano

Os principais objetivos foram a divulgação e comunicação de Ciência na Escola; incentivar o interesse pela Astronomia e enriquecer os conhecimentos sobre Astronomia na população escolar. 

"Desde 2020, a campanha Plastic Pirates tem-se dedicado a "capturar" resíduos nas margens dos rios e na proximidade das águas interiores da Europa." Plastic Pirates - Go Europe)

Suporte Básico de Vida 🧡12 de janeiro

Turmas do 9ºano da Escola Cristina Torres participaram numa ação de sensibilização sobre Suporte Básico de Vida dinamizada pelos Bombeiros Sapadores Foz e a Cruz Vermelha da Figueira da Foz. 






Exposição de "Moléculas e células 3D"

Feira de aromas 🌼🍓

Atividade laboratorial com os alunos do 11ºB conjuntamente com os pais, que consistia na extração e visualização do DNA. 

Palestra "O cérebro: das ilusões visuais, à perceção da cor e à memória", pelo Prof. Doutor Miguel Castelo-Branco, em 29 de novembro, no Museu Municipal da Fig. da Foz.

Dia Mundial da Alimentação 

17 de outubro

A construção de uma grande roda dos alimentos no pátio da escola Cristina Torres foi a atividade que mais se destacou. 

O espírito de solidariedade e cidadania marcou o evento, na medida em que foram doados todos os alimentos a uma entidade de Solidariedade Social, o Centro de Apoio ao Sem Abrigo – CASA.


Momentos

do 

Clube CV

2021/2022

Parcerias



LOGOS DE PARCEIROS
Instagram

Instagram CCV

Visitas: