Leitura, ação, inclusão!

O projeto Todos juntos podemos ler começou a ser implementado no agrupamento, no ano letivo de  2019/2020, e tem decorrido todos os anos com os vários grupos de alunos com adaptações curriculares significativas, com dificuldades de aprendizagens e em situação vulnerável. Os apoios atribuídos tanto da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) para aquisição de fundo documental, software e aplicações como da Altice (equipamento) têm permitido desenvolver um trabalho consistente e efetivo com estes alunos ao nível da leitura e da escrita. 

Todos os anos nas várias escolas do agrupamento são desenvolvidos projetos de leitura com os vários grupos de alunos, atendendo sempre às especificidades, necessidades e interesses de cada um. 

Leitura, ação, inclusão! - um projeto Todos juntos podemos Ler  do AEFFL

Descrição do projeto

Este projeto tem como prioridade implementar um projeto de leitura e de escrita inclusiva com alunos com dificuldades de aprendizagem e em situação vulnerável.

Assim, a partir da tradição oral - rimas, lendas, lengalengas, trava-línguas, adivinhas e contos- irão ser dinamizadas várias atividades que confluem para uma ação final, a criação de um livro digital a partir dos vários trabalhos dos alunos. As atividades irão ser implementadas consoante as capacidades dos alunos e da sua competência leitora, visto serem alunos muito heterogéneos.

Este projeto desenvolve-se em várias etapas, desde a sensibilização à temática, exploração e produção de textos em vários suportes e formas, até à criação do livro digital que irá sendo atualizado à medida que os alunos vão realizando os vários trabalhos.

Este projeto, previsto para ser implementado em 3 anos, não ficou por aqui. As bibliotecas do agrupamento continuam empenhadas em trabalhar a leitura com os alunos da Educação Especial. 


Objetivos

1. Despertar/ estimular, de forma sensorial e emotiva, para o som, a métrica e o ritmo das palavras com os alunos, criando o interesse, vontade, gosto pela leitura,

numa perspetiva de inclusão;

2. Apetrechar a biblioteca escolar com recursos específicos para os alunos com deficiências e dificuldades de aprendizagem, promovendo o uso dos existentes.


Ano letivo 2023/2024