No Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, a turma do 9.º A expôs na Biblioteca Escolar Dr. João das Regras cartazes sobre alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esta exposição, preparada na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, teve como objetivo celebrar a data em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, ou seja, 10 de dezembro de 1948. A partir do trabalho desenvolvido, a turma percebeu que, de facto, “os direitos humanos são universais, indivisíveis e interdependentes”.
Prof.ª Ana Tiago
#SomosAedlv
Os alunos das turmas 7.ºC e 7.ºB participaram no concurso apresentado pelo Eco-Escolas e promovido pela Tetra Pak e Compal - Natal Amarelo, construíram diversos objetos de Natal alusivos ao tema. Este concurso visa chamar a atenção dos jovens
para a importância da reciclagem e preservação do meio ambiente. Os objetos produzidos estão em exposição na Biblioteca Escolar durante a semana de 7 a 14 de janeiro.
#SomosAedlv
Nas duas últimas semanas de aulas do primeiro período, e no âmbito da disciplina de Francês, foi organizada, na Biblioteca Escolar, da Escola Básica Dr. João das Regras, a decoração da
árvore de Natal, com enfeites de Natal, produzidos pelos alunos, das turmas A e B, do 7.ºano e A, B e C, do 8.ºano, depois de terem estudado o vocabulário alusivo ao Natal. A Professora Sílvia Barros destaca o empenho e a motivação dos alunos nesta atividade.
Prof.ª Sílvia Barros
#SomosAedlv
Entre os dias 25 de novembro e 2 de dezembro esteve patente na Biblioteca da Escola Dr. João das Regras uma exposição intitulada “Um novo olhar sobre o Paleolítico e Neolítico”. Esta atividade foi dinamizada pelas docentes de História, a saber, Rosário Cruz, Maria da Graça Amaro e Ana Ribeiro, e foi direcionada para as turmas A, B, C, D e E do 7.º ano da escola supracitada.
Esta atividade foi elaborada com o propósito de trabalhar as aprendizagens essenciais em História com recurso a estratégias e experiências de aprendizagem diversificadas. Assim, os alunos foram desafiados a conhecer e compreender os diferentes sentidos da evolução das sociedades recoletoras/caçadoras e agropastoris e, através da sua criatividade, habilidade e imaginação tiveram de criar maquetes que reproduzissem o período do Paleolítico ou Neolítico.
Em colaboração direta com a equipa da biblioteca escolar, promoveu-se, ainda, uma votação por escrutínio secreto, a fim de apurar as três melhores maquetes. O grupo de História estabeleceu contacto com o representante da Porto Editora com o objetivo de obter prémios para os melhores classificados.
Prof.ª Ana Ribeiro
#SomosAedlv
Decorreu na biblioteca da escola Dr. João das Regras a feira de fósseis e minerais. Todas as turmas foram convidadas a participar no evento onde os alunos do 3º ciclo tiveram a oportunidade de recordar aprendizagens de ciências naturais do 7º ano. Na visita foi possível observar amostras de minerais, desde a exuberância dos sulfatos, silicatos e ouro nativo, à simplicidade dos óxidos de ferro, bem como de rochas de diferentes zonas do planeta. Os fósseis expostos de diferentes eras da nossa história geológica eram testemunhos das radicais alterações ambientais sofridas pela nossa casa comum, e, simultaneamente, sinais de alerta da nossa singularidade fragilidade neste planeta vivo com vida. As peças de arte e bijuteria, com recurso a recursos minerais metálicos e não metálicos, foram também muito apreciadas pelos visitantes.
#SomosAedlv
Inserido no Plano Anual de Atividades (PAA) e no âmbito da comemoração do Halloween, os alunos do 2º Ciclo participaram no concurso, com a elaboração de um acessório de bruxa. De vassouras a chapéus, passando por sapatos, livros de feitiços... estimulou-se a criatividade, recorrendo a materiais reciclados. Todos participaram com entusiasmo e, simultaneamente, envolveram as famílias na execução deste projeto.
Os trabalhos foram sujeitos a uma votação por parte da comunidade educativa, tendo ficado classificados nas três primeiras posições os alunos:
1.º Leonor Santos | 5.º D
2.º António Garcia | 6.º A
3.º Maia Antunes | 5.º A
#SomosAedlv
“O livro é uma extensão da memória e da imaginação.” - Jorge Luis Borges. A dar cor aos corredores, como livros a colorir as nossas vidas!
#SomosAedlv
O Sol invadiu a BE no dia 11 de novembro. Afinal, era dia de S. Martinho!
#SomosAedlv
No Dia das Bibliotecas Escolares, lançamos o primeiro podcast do canal "Ali também é Portugal! - Camões a ecoar na Lusofonia".
Este será um projeto que contará com a parceria da Escola Portuguesa de Díli, em Timor-Leste, e que guiará os nossos alunos pelo mundo de Camões, numa partilha de experiências e culturas, porque 'ali também é Portugal'.
Aqui fica o convite para nos ouvirem e seguirem!
#SomosAedlv
Em consonância com a iniciativa da Liga Portuguesa contra o Cancro, preparámo-nos para registar o momento! Dia 29 de outubro, todos trouxeram uma peça de roupa rosa e vieram tirar uma foto à BE.
Neste mês, nossos talentosos alunos de espanhol dedicaram-se a criar um lindo altar em homenagem ao "Dia de Muertos". Com muita criatividade, eles produziram catrinas incríveis, refletindo a rica cultura e tradição mexicana.
O altar está repleto de cores vibrantes e simbolismos que homenageiam aqueles que já partiram. É uma ótima oportunidade para aprendermos sobre a importância desta celebração e valorizarmos as tradições de diferentes culturas.
Venham visitar o nosso altar e apreciar o trabalho dos nossos alunos! Vamos juntos celebrar a vida e a memória!
#SomosAedlv
O Día de la Hispanidad, celebrado a 12 de Outubro em Espanha e nos países de América Latina, assinala o feito histórico de Cristóvão Colombo que acreditava que a terra era redonda, e que assim podia chegar até a Índia navegando pelo oeste através do Atlântico. Com o apoio dos Reis Católicos deu início a viagem com 3 pequenas caravelas chamadas: La Pinta, La Niña e La Santa Maria. A 12 de outubro de 1492, avistou terra dando início à conquista espanhola num novo continente, a América. Para assinalar esta data, os alunos das turmas de Espanhol do 7.º ano de Espanhol elaboraram marcadores de livros onde indicaram várias informações sobre cada um dos 21 países onde se fala espanhol como língua oficial.
#SomosAedlv