O Laboratório LED situa-se na sala A12 no Pavilhão A.
Nesta sala dispomos de condições técnicas e organizativas que permitem a utilização dos equipamentos, por parte dos alunos e dos professores.
Para uma correta utilização do espaço/equipamentos é necessário observar que ...
o laboratório apenas poderá ser utilizado sob requisição (a realizar na direção);
a requisição do espaço deverá respeitar o horário letivo definido;
o espaço poderá ser utilizado por qualquer docente do agrupamento, individualmente ou com turma;
o docente utilizador deverá possuir formação para a área dos LED que pretende utilizar;
o docente utilizador deverá esclarecer/relembrar, em cada momento de utilização, os seus alunos sobre a necessidade do cumprimento de regras de utilização dos equipamentos disponíveis;
apesar de dimensionado para 1 turma, a utilização do espaço será mais adequada para meia turma;
como contributo para construção de uma base de evidências e recursos relativos a este espaço, necessitamos que, após cada momento de utilização, o docente utilizador nos envie evidências do cenário dinamizado/explorado assim como o plano do cenário de aprendizagem (caso seja um novo plano).
Rui Jorge - Coordenador (docente do Grupo de Recrutamento 520)
Catarina Vaz - Membro da Equipa para a área da programação e robótica - (docente do Grupo de Recrutamento 500)
Bruno Vicente - Membro da Equipa para a área das artes e multimédia (docente do Grupo de Recrutamento 240)
Vasco Ventura - Membro da Equipa para a área Comum (docente do Grupo de Recrutamento 550)
Para a área STEM estabeleceu-se parceria com o NCiência (professor António Madeira, do docente do Grupo de Recrutamento 520)
A equipa é, ainda, apoiada por alunos (monitores para os LED) do ensino secundário.
O LED da AEDJ2 é um espaço educativo multifuncional, composto por equipamentos de três diferentes áreas: Área da Programação e Robótica, Área STEM e a Área Artes e Multimédia, mais a Área Comum; estes complementam-se, viabilizando a integração transversal das tecnologias no currículo.
Os dois tipos de LED disponíveis na AEDJ2 (instalados de modo a que as suas áreas funcionem juntas e articuladas), são constituídos por:
LED 2: Equipamento comum + Área da Programação e Robótica + Área Artes e Multimédia.
LED 3: Equipamento comum + Área STEM + Área Artes e Multimédia.
Clica aqui para conhecer os equipamentos dos LED disponíveis.
.contribuir para apoiar as escolas na integração das tecnologias digitais, no processo de ensino e de aprendizagem (suporte à aprendizagem).
.proporcionar o contacto e a utilização de recursos e equipamentos tecnológicos, em estreita articulação com o desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares.
.(os alunos podem) realizar atividades práticas, pesquisar e organizar informação, modelar, manipular variáveis, realizar experiências, analisar resultados, automatizar processos, criar artefactos e soluções, entre outros, potenciando a sua experiência de aprendizagem e o desenvolvimento das suas competências.
.apoiar dinâmicas pedagógicas, serão disponibilizados vários cenários/guiões de aprendizagem, entre outros materiais, aplicáveis a vários contextos disciplinares e interdisciplinares, que serão fornecidos às escolas para que os professores possam, a partir destes exemplos, criar/adaptar os seus próprios cenários e implementá-los com os seus alunos.
Embrião de grande potencialidade, particularmente na integração das tecnologias digitais, no processo de ensino e de aprendizagem, deposita, no docente utilizador, a necessidade de apoio, para um crescimento sustentável, logo, os cenários de aprendizagem disponibilizados pelo grupo de capacitação digital das escolas, constituem uma excelente base de trabalho.
Para replicação de boas práticas solicita-se a todos os que pretendam utilizar este recurso, que contribuam com os seus cenários de aprendizagem (para cenários de aprendizagem distintos dos disponibilizados) para uma base de recursos que todos possamos utilizar, enviando-os para o email led.aedj2@aedj2.pt.
Está disponível no espaço LED, um QRCODE para que cada docente utilizador, deixe, após cada momento de utilização, a sua avaliação, na perspetiva do espaço, do equipamento disponível, assim como sugestões de melhoria.