Ciclo de Exposições

“Direitos Humanos”

O ciclo de exposições subordinado ao tema "Direitos Humanos" teve início com a exposição "Heróis do Holocausto" cedida pelo agrupamento D. Luís de Loureiro, Silgueiros- Viseu e patente na nossa Biblioteca Escolar de 13 a 31 de janeiro 2020. Com ela, os alunos aperceberam-se que durante a II Grande Guerra houve cidadãos que esquecendo-se de si próprios, ajudaram outros, colocando em risco a própria vida, sem beneficiarem com isso. Hoje são chamados de Justos entre as Nações.

A segunda Exposição presente na Biblioteca Escolar de 17 a 29 de fevereiro, com o título "Seis em seis milhões"contava a história de seis cidadãos europeus que perderam a vida no conflito. Esta, foi cedida pelo Agrupamento de Vilela e o projeto em que está envolvida chama-se "Nomes". Este projeto tem ainda mais duas Exposições - uma que nos conta a história de vida de seis cidadãos europeus que viveram a II Grande Guerra e sobreviveram, encontrando refúgio em Portugal e uma outra que nos fala de seis portugueses que estiveram presos nos campos de concentração nazis.

Encerramos o ano letivo com a Exposição "Vidas poupadas"que aborda (com documentos anexos) a atitude de desobediência ao Estado Novo por parte de Aristides de Sousa Mendes, atitude essa que permitiu que milhares de perseguidos políticos passassem por Portugal com destino à América e se salvassem. Alguns por cá ficaram.

Esta exposição fala também de outros dois Justos entre as Nações, menos conhecidos, mas igualmente ímpares: Sampaio Garrido e Teixeira Branquinho. Foi elaborada pelo Ministério dos negócios Estrangeiros e pelo Instituto Diplomático/Arquivo Histórico-Diplomático.

Esta atividade foi adaptada ao Modelo E@D para que, de forma virtual, os alunos continuassem a beneficiar de exposições documentais referentes ao tema “Direitos Humanos” para apoio a conteúdos curriculares nas disciplinas de História Geografia de Portugal (2ºciclo), História (3ºciclo) e Cidadania e Desenvolvimento.

Exposições virtuais

EXPOSICAO KORCZAK 6F LQ.mp4

Trabalho realizado pelos alunos 6ºF (2020/2021)

Deportados Portugueses na II Gerra Mundial