Engana-se quem pensa que o scrapbooking nasceu com a internet. A sua origem é antiga, estima-se que do século XV. A ideia começou na Inglaterra antiga, com a compilação de receitas, poemas e cartas, entre outros papéis que as pessoas julgavam importantes.
São considerados os primeiros scrapbooks, os álbuns montados pelo terceiro presidente dos Estados Unidos, Thomas Jefferson, e pela Rainha Vitória.
Com a chegada da fotografia, houve uma revolução nessa técnica. Se antes os álbuns eram uma junção de recortes de jornal, cartões religiosos, cartas de amor, entre outros elementos aleatórios, com o recurso das máquinas fotográficas esses álbuns ganharam uma estrela principal: a foto.
A fotografia é o que justamente separa os scrapbooks antigos dos novos. Aos poucos, essa ideia de eternizar memórias foi evoluindo e caindo no gosto dos norte-americanos, que aperfeiçoaram esse hobby.
O scrapbooking é uma arte que continua a evoluir. Com a internet e os avanços tecnológicos, surgem cada vez mais novas inspirações, ferramentas e possibilidades.