Neste Desafio, sob a forma de uma Webquest*, cada par de alunos será responsável pela análise de um capítulo da Segunda Parte da obra "História de Uma Gaivota e do gato que a Ensinou a voar" de Luís Sepúlveda.

A análise de cada capítulo deve ser realizada de acordo com os tópicos sugeridos em cada página deste Desafio. 

Os tópicos devem ser considerados como uma orientação para o vosso trabalho, cujos resultados devem ser apresentados em sala de aula

Cada grupo de alunos terá inteira liberdade relativamente à forma e aos meios que vão utilizar para fazer essa apresentação oral, desde que abordem todos os aspetos indicados. 

Não se esqueçam de que devem conhecer muito bem tudo o que aconteceu antes, bem como o que vai acontecer a seguir, para que a atividade que apresentarem constitua uma verdadeira “ponte” e não algo que surja completamente descontextualizado. 

Os alunos serão Professores por alguns momentos, pelo que deverão incluir atividades para os “vossos alunos”, pois, como sabem, “ A melhor maneira de aprender é fazendo”.  Deixo a sugestão de realizarem um formulário Google uma vez que alguns já estão a usar em TIC mas poderão usar qualquer outra ferramenta que conheçam.

A turma terá 2 (dois) tempos para se organizar e realizar o trabalho; todos deverão ter a sua parte concluída e pronta para ser apresentada/trabalhada. Podem fazer uso de um guião e de toda a vossa criatividade. 

Como são 27 alunos, haverá um grupo de 3 (os alunos que estão sozinhos poderão juntar-se). Os outros 24 alunos escolherão o Capítulo a trabalhar através deste formulário. os primeiros a aceder ao formulário, escolhem em primeiro lugar; os temas serão eliminados do formulário à medida que são escolhidos.

Devem consultar a última página deste Desafio para saberem como será avaliada a atividade. 

Surpreendam-nos! Façam-nos aprender!

*

Uma Webquest é um desafio realizado através da Internet e que usa os seus recursos para ser resolvido. Neste caso, devem recorrer ao telemóvel para consultar o desafio, ao livro e ao caderno para registo das conclusões. Para a apresentação oral, poderão usar outros recursos.