“ESTE ANO, A ÁRVORE DE NATAL É AMARELA!”
Apresentação do projeto: é um projeto que visa chamar a atenção das crianças, jovens e famílias, para a importância da separação das embalagens Tetrapak no ecoponto amarelo, ação que permite a valorização do resíduo e a economia circular.
Eb 1 da Presinha:
Memória descritiva:
A construção da árvore de Natal Amarela, da Escola da Presinha, Agrupamento de Escolas de Canedo, “nasceu” num intervalo.
Um dos alunos do 1o ano questionou onde deveria colocar o seu pacote de sumo (em que ecoponto). As docentes que estavam a acompanhar o intervalo responderam-lhe que deveria colocar no ecoponto amarelo, porque a embalagem contém plástico no seu interior.
Todavia, o aluno retorquiu dizendo que lhe parecia feita de cartão/papel e
por isso deveria ser no azul. Então as docentes abriram-lhe a embalagem e mostraram-lhe o interior do recipiente.
Em seguida, como a embalagem era de sumo da Compal, lembraram-se do correio electrónico recebido sobre o concurso da árvore amarela e decidiram envolver os alunos nesta atividade, para que estes aprendessem algo mais sobre a reciclagem e reutilização de materiais.
Lançou-se o desafio e num ápice todos os alunos estavam a recolher
pacotes de sumo e trazê-los para escola. Os dias foram passando e as ideias fervilhando....
Como fazer uma árvore partilhada pelos 34 alunos da escola?
Teria de ser uma árvore que envolvesse o material recolhido e participação de todos. É uma escola pequena com duas turmas mistas e os projetos são desenvolvidos em parceria pelas duas docentes e todos os alunos da escola. Não há espaço para competições, há harmonia e reunião de ideias, logo decidiu-se realizar uma só árvore que serviria de abrigo ao presépio da escola, que fica no hall de entrada. Assim, em cartão desenhámos a estrutura e pintámos de verde para lembrar o verde da árvore de Natal. Essa estrutura em cartão foi colocada num tubo de cartão, pintado de amarelo, e à volta colocámos fitas amarelas onde colámos as nossas estrelas construídas em 3 dimensões, com pacotes de sumo da Compal.
Todos os materiais utilizados foram reutilizados (caixas de cartão de eletrodomésticos para fazer a estrutura circular da árvore; tubo dos CTT envio de maquetes; estrelas elaboradas a partir de embalagens de sumo; as fitas eram restos de tecidos...). Claro que utilizámos tintas e colas que não foram reutilizadas.
O trabalho final ficou muito engraçado e diferente das árvores de Natal a que estamos habituados, mas foi tão gratificante elaborar este projeto, na medida em que fomentou o espírito de entreajuda, cooperação entre todos os anos de escolaridade e desenvolveu os conhecimentos sobre a reciclagem e reutilização de materiais.
ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DA ÁRVORE:
1- Pintura dos painéis para formar os círculos da estrutura.
2-Pintura do centro
3-Estrutura basica montada
4-As estrelas a ornamentar a árvore
5-Estrelas de ornamentação
6-Construção da ornamentação exterior
7-Colocação das estrelas
8-Produto Final
Trabalho realizado pelos alunos do 1ºciclo (1º,2º,3º e 4º anos) da escola da Presinha.
JI de Areja:
Memória descritiva:
O Jardim de Infância de Igreja é um estabelecimento de Educação do Agrupamento de Escolas de Canedo, uma escola Eco escolas. Neste Jardim existem duas salas no qual frequentam com 41 crianças. Achámos interessante o desafio Tetrapak | Compal 2023, com o passatempo: "Este ano a nossa árvore de Natal é Amarela" e em grande grupo foi exposto às crianças o seu regulamento. Posteriormente foi divulgado aos encarregados de educação, para que em conjunto se averiguasse a disponibilidade da nossa participação.
O entusiasmo foi unanime!
Do contributo desta comunidade escolar surgiram os materiais utilizados: embalagens da Tetra Pak, plástico amarelo, embalagens e tubos de cartão, cola quente, restos de fio amarelo, cola líquida transparente e purpurinas para misturar. Foram ainda utilizados os seguintes utensílios: lápis, tesouras, pinceis e pistola de cola quente.
Enquanto se recolhiam os materiais foi realizada alguma pesquisa sobre modelos para planear a nossa árvore de Natal. Surgiram várias ideias e prevaleceu uma que, para todos foi considerada atrativa – uma árvore com argolas de vários tamanhos! Assim adultos e crianças uniram energias mediante as forças e habilidades individuais, para desenhar, recortar estrelas, forrar argolas com tiras de plástico, pincela-los com cola e brilhantes, porque os mais novos adoram-nos. Posteriormente foi montada a nossa árvore de Natal Amarela. Dos tubos de cartão colados e forrados com embalagens Compal, (com o interior voltado para fora), ergueu-se o tronco. Para maior segurança foram colados em seu redor, mais tubos de cartão forrados com embalagens de Compal, que imitam velas. As argolas foram coladas de modo a surgir a copa da árvore e no interior de cada uma foram penduradas rolhas, tampas e as estrelas em 3D, com os símbolos da Tetra Pak e FSC visíveis. No topo foi colocada uma estrela cadente com tiras finas de plástico para que também pudesse balouçar. Na entrada do Jardim a nossa árvore de Natal amarela brilhou com luzinhas num fundo escuro junto às figuras de presépio, de material reutilizado. O resultado foi enriquecedor ao nível da transversalidade de conteúdos, especialmente da sensibilização para a reciclagem e proteção ambiental. Foi também bastante prazeroso e para recordação, no postal de Boas Festas, elaborado para as famílias, foi colada a foto da “nossa árvore de Natal Amarela"!
Fotos/Construção:
1-A Árvore de Natal no espaço do jardim, colocada na entrada Principal do Jardim de
Infância.
4-Recorte de estrelas em embalagens. Enrolar tiras de plástico amarelo em Argolas de
cartão Pintura das argolas com cola e brilhantes.
6- Alguns momentos...
2-Símbolos da Tetra Pak e FSC.
3-Arvore finalizada
5-Montagem da árvore