A 1.ª Edição do ConcIL, Concurso Interconcelhio de Leitura, decorrerá entre janeiro e maio de 2024, data da prova final. Este concurso, organizado pelas bibliotecas escolares e municipais de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Vale de Cambra, o concurso concebe três fases: Escolar, Concelhia e a Final. Aberto aos alunos destes cinco concelhos, o objetivo principal será promover o gosto pela leitura, melhorar o domínio da língua portuguesa e incentivar hábitos de leitura. Na fase escolar, realizada online no final de janeiro, os alunos do 1º, 2º e 3º ciclo participaram, sendo a nota da prova considerada na avaliação de português. Os alunos demonstraram grande concentração e empenho, como se pode notar pelas indicações apresentadas adjacente a este texto.
Na semana de 5 a 9 de fevereiro de 2024, a Biblioteca Escolar e a Educadora Social embarcaram numa missão especial pela educação pré-escolar do Agrupamento. O objetivo foi proporcionar uma experiência única: dinamizar a hora do conto recorrendo a um livro negro com escrita para invisuais e não invisuais, intitulado "O Livro Negro das Cores". Para além do conto, com apresentação de recursos audiovisuais, os alunos tiveram a oportunidade de participar em dinâmicas sensoriais integradas no currículo destinado a esta faixa etária, tendo por base a importância da inclusão na escola. Foi uma semana enriquecedora, onde a magia da literatura se uniu à sensibilização para a diversidade e inclusão
A atividade realizada na biblioteca durante o mês de março, centrada na vida e obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, foi um exemplo notável de articulação curricular, combinando literatura, matemática e cidadania através de diversas atividades interdisciplinares e colaborativas que envolveram alunos, professores e a comunidade escolar.