Na minha opinião, atingi um resultado muito positivo, pois apesar da minha imagem não estar exatamente igual à fornecida pelo professor, cumpri todos os passos do enunciado. Poderia ter feito algumas coisas de maneira diferente, que ficariam melhor no fim, mas no geral estou satisfeito.
Passo 11 - Tive problemas com a Stamp Tool, não consegui fazer o "blend" muito bem. No entanto, acho que ficou aceitável. Screenshot tirado durante a aula de 9 de outubro.
Passo 22 - Após várias tentativas frustrantes e com um crash do Photoshop a meio do recorte, consegui. Fiquei muito satisfeito com esta parte do trabalho. Demorei cerca de 30minutos. Screenshot tirado durante a aula de 9 de outubro.
Passo 27 - Espartano colocado. Finalmente consegui colocar uma sombra decente, estou satisfeito. Estou contente e a gostar imenso deste trabalho. Screenshot tirado dia 9 de outubro, por esta altura já só queria ver a minha composição final.
Passo 34 - Final da colocação das setas No total, 13 setas. Demorei cerca de 1h. Estou satisfeito com as setas, acho que as sombras ficaram bem posicionadas, apesar de ter demorado demasiado tempo até perceber a orientação destas. Talvez poderia ter colocado mais setas mas optei por fazer uma imagem mais realistas e espalhei as setas pelo deserto (ver setas no 2º plano da composição). Afinal, quantas setas seriam precisas para acertar no nosso Espartano? Screenshot tirado na noite de dia 10 de outubro
Demorei cerca de 2h30 a completar o trabalho. No início foi mais demorado porque pensei que estava a fazer qualquer coisa errada com as cores (estavam a ficar diferentes das cores dos prints do professor no enunciado) mas após essa fase inicial, do blend e warp do fundo, o trabalho foi muito mais agradável, demorei 1h para essa parte inicial e cerca de 1h na colocação do Espartano e mais 30 minutos com a colocação das setas e as suas respetivas sombras.
No início, foi difícil aprender a usar a Clamp Stamp Tool (passo 9), mas vi uns tutoriais no YouTube e li melhor o enunciado e acabei por perceber melhor como funcionava. Outro passo que achei complicado foi o passo 14, em que, após a distorção tínhamos de preencher as áreas da imagem que estavam em falta mas demorei cerca de 30 minutos só para conseguir preencher o céu... Finalmente, o passo mais difícil de resolver deste trabalho, na minha opinião, foi o passo 32, em que demorei imenso tempo e o meu photoshop estava sempre a crashar neste momento, para posicionar bem as setas, de uma forma minimamente realista.
O que mais gostei neste trabalho foi o facto de podermos ter alguma escolha criativa na nossa composição final, em vez de seguir valores e passos à risca. Quanto à minha parte preferida, foi a colocação do Espartano e das setas, achei que foi onde tivemos mais liberdade e oportunidade de nos distinguir uns dos outros.
No início do trabalho, comecei por seguir valores que estavam nos prints do enunciado e a minha imagem ficou diferente da do professor. O blend ficou mal feito, dá para ver a diferença entre as duas imagens, apesar de ser pouca.
Desfazer: CTRL+ ALT + Z
Nova camada por cópia: CTRL+ J
Transformação livre: CTRL + T
Guardar o ficheiro: CTRL + S
Cancelar a seleção: CTRL + D