Novo trabalho: Inicialização à programação em Javascript-
1. Este trabalho para mim foi dos mais fáceis descobrir o que iria fazer, ter uns traços gerais do trabalho final, pois tive desde inicio ideias em que partes da cara iria mexer (queixo, olhos, orelha, boca, dentes e nariz). Sendo que sempre fui "gozado" por o meu nariz batatudo e pelo o meu queixo.
2. Quanto a utilização do photoshop, tive que comprar a versão paga e desta vez sem 7 dias grátis. Isto pois a única outra hipótese que eu tinha, era instalar um photoshop pirata deixando o computador a fervilhar. Para a utilização deste trabalho foram necessárias tirar fotografias a minha cara para utilizar, sendo que a fotografia com a câmera do professor ficou simplesmente como eu queria
3. O trabalho teve alturas stressantes, teve passos mais interessantes que outros, teve passos que me deram mais trabalho, etc. Quanto às alturas stressantes, passos onde eu tive mais dificuldade foi principalmente na parte do liquify, ao início não estava a correr da forma como eu queria, acabei por ver uns videos no youtube que me ajudaram bastante.
E foi também na parte do recorte da cara, pois só no fim é que me apercebi que uma parte estava mal apagada (debaixo da orelha). Isto aconteceu pois eu tive que apagar parte do cabelo.
Quanto às partes mais interessantes, penso que tenha sido os passos que envolvia o Camera Raw, gostei muito, tendo até conseguido aclarar o cabelo; e talvez os passos que brincavam a volta do lasso tool e do aumento da zona de recorte (principalmente na zona do nariz e da boca)
4. As pequenas dúvidas que tive ao longo do trabalho, resolvi-as maioritariamente através da internet, uma ou outra a ajuda dos colegas, e algumas com o professor em aula (estas mais relativas a organização do portefólio e do drive).
5. Ao longo do trabalho, tomei algumas decisões, sendo que a mais complicado foi escolher a foto com que iria trabalhar, acabei por escolher a que estou a piscar o olho, porém como a minha cara está um bocado de lado, o recorte levou mais tempo, tendo ainda ficado com o problema do cabelo. Contudo fico contente por ter escolhido esta, pois o trabalho até ficou engraçado.
6. No PT03 tive passos que gostei mais de elaborar, como o aumento de partes faciais, o recorte da imagem, a utilização do camera raw e a inserção do fundo com a cara final:
Aumento das partes faciais (nariz, boca, orelha e olho)
Recorte inicial com o cabelo embaixo da orelha
Recorte aperfeiçoado
Utilização do Camera Raw
Inserção do fundo com a imagem final
Mas claro havia passos que podiam ter ficado melhor, como foi o caso da utilização da Smudge Tool no cabelo, o resultado não ficou, após muitas tentativas, como eu gostava!
Penso que este trabalho apesar de ter trazido problemas, foi importante para mim, pois agora sinto me muita mais a vontade para mexer nas fotos (Camera Raw) e também para ter uns conceitos base de como fazer alterações na cara com a utilização do Liquify. E ainda ter umas ideias de como utilizar a Dodge e a Burn Tool.
Francisco Borges 12º2ª Nº13