Água potável

Água Potável:

A percentagem de água potável em todo o mundo é aproximadamente 2,5%,como podemos ver no gráfico que representa a distribuição de água no planeta, mas nem toda é potável porque há uma constante poluição da mesma, havendo só essa pequena percentagem e a seca a ser severa a cada ano que passa, temos que ver que há medidas que têm que ser tomadas o mais rápido possível. 

Fatores Da Escassez Da Água Potável

1)- Consumo crescente:

O aumento no consumo de água no mundo vem contribuindo para a diminuição da disponibilidade dos recursos hídricos.


2)- Poluição e degradação das reservas hídricas:

O aumento da poluição nas águas faz com que a água, se torne imprópria para o consumo e para a utilização na agricultura e noutros setores;

3)- Degradação dos recursos naturais:

Com a falta de água os recursos naturais iram degradar, pois não irá haver agua para as plantações, a terra irá secar não havendo assim uma fraca biodiversidade.

4)- Mudanças climáticas:

O aquecimento global é o principal fator das secas, o aumento de temperatura e a falta de precipitação em conjunto fazem com que a água seja escassa. 

Poupar Água Potável:

O turismo em Portugal, usa maioritariamente agua potável para encher piscinas, regar os campos de golfe e jardins, para mudar isto poderíamos estudar os exemplos de países como Israel e Espanha que são países que usam o processo de dessalinização e usar essa água para as piscinas e rega dos campos de golfe e jardins. Nas piscinas junto ao mar também podemos usar mecanismos  que puxam a agua do mar para encher as piscinas.

Ex: Hotel Pestana Delfim 

Processos de Dessalinização (Funcionamento):

Captação:

A primeira fase do processo de dessalinização é a captação da água do mar. Essa fase ocorre a partir da construção de estações de bombeamento perto das praias. Também é possível fazer a captação por meio de canais, poços ou galerias de infiltração.


Tratamento:

Dentro da etapa do tratamento, é possível utilizar vários processos, como filtração, flotação, ultrafiltração, evaporação/destilação, osmose reversa e remineralização, assim como combinar as técnicas para alcançar mais eficiência no resultado.

(Os processos mais conhecidos são os que ocorrem pelo uso de membranas de ultrafiltração na osmose reversa) 


Ultrafiltração e osmose reversa:

Nesse caso, a passagem da água do mar ocorre por meio de membranas com permeabilidade seletiva. Durante a dessalinização pela técnica de osmose reversa, a passagem da água pela membrana ocorre porque a pressão externa é maior do que a pressão osmótica existente, o que faz o líquido se deslocar do lado com maior concentração de sais para aquele com menos concentração desses elementos


Evaporação:

A destilação térmica, ou evaporação, imita o ciclo natural da chuva para promover a dessalinização. Por meio de energia, que pode ser fóssil ou solar, a água do mar é aquecida e, assim, passa do estado líquido para o gasoso.


Disposição do rejeito:

A água residual da dessalinização tem alta concentração de sais, minerais e outros compostos, inclusive resíduos tóxicos para a vida marinha. Além disso, em alguns casos, como no processo de evaporação, a água resultante do tratamento está em temperatura diferente da encontrada no mar, o que pode causar impactos negativos.