Mobilidade de grupo de 10 alunos, 4 Ecodelegados da EB D. João II, EB José Sobral e EBS Bemposta e de 6 alunos da 7ºB da EBS da Bemposta a Navàs-Barcelona, Espanha,
em abril de 2024, à escola Col·legi Sant Josep
O Erasmus para mim foi maravilhoso. Senti que cresci tanto a nível pessoal como a nível intelectual. Os meus horizontes abriram-se e alguns dos meus medos desapareceram!
Os meus pais de início ( primeiro dia) sentiram-se aflitos, mas com a comunicação feita com os professoras que nos acompanharam, depressa perceberam que era uma experiência única e que felizmente tive a sorte de ter.
Leonor Duarte e Encarregado de Educação
Gostei muito desta mobilidade: conheci outras culturas, andei de avião pela primeira vez, andei de metro pela primeira vez, gostei de conhecer novos amigos foi fantástico, gostaria de repetir, mas para outro país. Adorei Barcelona e Navàs.
[O meu Encarregado de Educação] Achou super interessante e uma oportunidade fantástica para conhecer e aprender sobre novas culturas, novos costumes, partilhar os mesmos e fazer amigos.
Diego Nascimento
Mobilidade de grupo de 12 alunos de 9º ano da EB José Sobral a Bordeaux, França,
em março de 2024, à escola Collège Edouard Vaillant
Foi muito bom e acho que todos os que têm oportunidade de participar o deveriam fazer.
Mobilidade de grupo de 6 alunos do 9ºB da EBS da Bemposta a Navàs-Barcelona, Espanha,
em março de 2024, à escola EDN - Escola Diocesana de Navàs
Esta mobilidade foi muito interessante, aprendi imenso e conheci pessoas e culturas novas.
Esta mobilidade foi muito enriquecedora para o meu educando, permitindo-lhe conhecer realidades e culturas diferentes que o fizeram refletir sobre o mundo que o rodeia. Estas mobilidades proporcionam aos alunos a oportunidade de se construírem e evoluírem, enquanto seres sociais.
Encarregado de Educação
Gostei da oportunidade de conviver com outras culturas, de partilhar informação, de aprender algumas palavras de outras línguas (Alemão, Catalão e Italiano), e conhecer novas pessoas. Acho que esta mobilidade ajuda às pessoas a serem mais cultas ao aprender de outras culturas, gostei muito da experiência e sem dúvida gostava de candidatar-me novamente no programa Erasmus.
Mobilidade de grupo de 4 alunos do 11ºA da EBS da Bemposta a Como, Itália,
em março de 2024, à escola ISIS Carcano - Setificio
A mobilidade foi interessante, conseguimos aprender mais sobre a cultura de Itália e ter algumas ideias de cursos [...] além de percebermos os métodos de aprendizagem do alunos. A minha encarregada de educação ficou bastante feliz por eu ter ido para um país diferente e por ver que desenvolvi algumas outras capacidades depois de ter convivido com os meus colegas italianos.
Gostei muito, foi uma experiência de que não me vou esquecer.
Martim Freire
Mobilidade de grupo de 4 alunos de surf da EBS da Bemposta a Las Palmas, Ilhas Canárias,
em fevereiro de 2024, à escola IES Santa Brígida
A experiência foi boa, conhecer novas pessoas, uma escola nova e também viver as experiências e actividades! Eu ficava lá mais 1 semana!
Martim Guerreiro
Foi uma excelente oportunidade, viajar neste contexto é sempre uma maneira de vivenciar novas experiências e conhecimentos! As viagens são sempre enriquecedoras e as memorias ficam para a vida !
Encarregado de Educação do Martim e do Francisco Guerreiro
Foi espectacular, podermos ter está oportunidade de viajar, conhecer novos amigos e uma nova escola e partilhar experiências novas.
Francisco Guerreiro
Mobilidade de grupo de 14 alunos do 11º ano da EBS da Bemposta a Florença-Itália,
em março de 2023,à escola Istituto di Istruzione Superiore "Morante - Ginori Conti"
Eu adorei a experiência, tanto pelo facto de conhecer novas cidades, ideais, culturas e modos de viver, como também por ter a oportunidade de desenvolver a minha independência, confiança e maturidade.
Foi uma excelente oportunidade de melhorar as relações entre colegas, professores e connosco próprios. Sinto que a cada coisa e sítio novo que conhecia, ia crescendo enquanto aluna, pessoa e futura profissional. Será, com toda a certeza, uma experiência que irei levar e relembrar para o resto da vida!
Nicole Castro
Na minha opinião este projeto foi incrivel, tanto para conhecer novos locais bastante diferentes do que os que estamos acostumados mas também pelas pessoas e diferentes culturas. Mostrou me muito sobre Itália, consegui melhorar a minha forma de comunicar e acho que em geral foi bastante bom para eu crescer como pessoa."
"Com esta mobilidade desenvolvi muito o meu conhecimento e acho que este tipo de aprendizagem é muito mais marcante do que qualquer outro. Experienciarmos nós mesmos e criarmos as nossas perspetivas e aprendizagens dos acontecimentos faz com que algo tenha um valor ainda maior.
Em Itália, qualquer que fosse a cidade, tive a oportunidade de conhecer novas culturas! Fi-lo através da gastronomia, da arte, da história e da língua! Pude entender, até certo ponto, como os italianos pensam, agem e interagem entre si! A mobilidade alterou profundamente a forma como percepciono a realidade! Garantidamente, a mobilidade ficará tanto na minha memória como no meu coração!
Vasco Carvalho
Foi uma experiência muito positiva e ,consequentemente, uma aprendizagem que ficará para a vida.
Encarregado de Educação do Vasco Carvalho
Esta experiência foi muito enriquecedora para a minha filha em todos os aspetos. Cresceu enquanto pessoa, fortaleceu os laços com os colegas, aumentou os seus conhecimentos. O fato de ter conhecido a escola italiana os colegas alargou os seus horizontes e despertou-lhe a curiosidade pelo o ensino no Estrangeiro.
Foi uma viagem muito bem organizada e que ocorreu sem incidentes, e agradeço muito aos professores que a acompanharam, pois foram excepcionais.
Sendo sempre o Erasmus uma opção no futuro .
Lucia Silva, encarregada de educação
Eu adorei esta experiência de poder aprender e visitar ao mesmo tempo um país, principalmente pelo o facto de conhecermos novas culturas e socializarmos entre todos, apesar de eu não conseguir dialogar muito com os nossos colegas italianos, nem eles comigo, acho que foi uma experiência incrível.
Aprendi que o método de ensino em Itália é totalmente diferente e mais interativo do que em Portugal, o que gostei mais.
Houve grandes aventuras que nunca me vou esquecer e que ficaram guardadas bem dentro do meu coração e o que os professores nos proporcionaram foi só um dos projetos mais incríveis que se calhar viverei em toda a minha vida. Obrigada!
Raquel Duarte
Na minha qualidade de encarregada de educação, a experiência de Erasmus para a minha filha foi bastante positiva. Uma viagem muito interessante, com visitas a sítios “ricos” culturalmente e também de lazer. A interação com os outros alunos e professores foi muito enriquecedora, pelo o que me foi reportado.
A descoberta de novos horizontes, a socialização e tudo o resto veio reforçar o sentido de responsabilidade já existente na Raquel. Avivou-lhe o gosto pela descoberta e pelas viagens. Pelas suas palavras a viagem foi incrível, inesquecível e memorável.
Só tenho a agradecer a todos os intervenientes nesta viagem, a disponibilidade, paciência e camaradagem com estes miúdos. Tudo muito bem organizado e orientado, parabenizando também todos os miúdos pelo seu sentido de responsabilidade.
Mãe da Raquel Duarte
Adorei a mobilidade, foi uma aprendizagem incrível e útil para a minha vida.
Martim Ramos
O projeto da mobilidade proporcionou ao meu filho uma nova experiência e uma nova aprendizagem. Teve a oportunidade de experienciar uma nova cultura e novos costumes. Com esta oportunidade conseguiu crescer e desenvolver as suas capacidades.
Encarregado de Educação do Martim Ramos
Mobilidade de grupo de 14 alunos do 9º ano da EBS da Bemposta e da EB José Sobral a Avelgem-Bélgica,
em março de 2023,à escola GO! Atheneum Avelgem
Para nós, pais, foi uma boa aposta do Agrupamento ter promovido esta experiência aos alunos. É importante que os adolescentes contactem outras culturas, outras realidades.
Igualmente a experiência de ter ficado alojado em famílias, julgamos ser uma boa, pelo facto de ser mais uma oportunidade para conhecer a cultura e também dar a conhecer a nossa.
Encarregado de Educação de um aluno
Na minha opinião, a experiência Erasmus foi muito boa. Tive oportunidade de conhecer novos lugares, culturas e pessoas com quem criei laços e boas memórias. Sinto-me agora muito mais rico culturalmente e com vontade de repetir.
Gonçalo Tojal
Uma experiência muito enriquecedora, excelente para abrir horizontes, contactar com culturas e hábitos diferentes. praticar outros idiomas e desenvolver o espírito de responsabilidade, independência e tolerância.
Encarregado de Educação do aluno Gonçalo Tojal
Com esta mobilidade melhorei o meu inglês e conheci outra cultura. Tive experiencias incríveis que ficarão na minha memoria para sempre.
Aluna
Considero que foi muito positiva, tanto a nível cultural como educacional, além disso foi ótimo para sair da zona de conforto pois interagiram com colegas de culturas diferentes.
Encarregado de Educação de aluna
Esta mobilidade foi extremamente enriquecedora e desenvolveu-me enquanto ser humano interrelacional, no contacto com outra família, outra cultura, outras línguas, outro país e respetivas localidades, outros modos de viver e de estudar. Uma experiência memorável, que engrandeceu o meu desenvolvimento escolar!
A minha encarregada de educação felicita a escola pela feliz iniciativa pioneira desta mobilidade, a qual contribui para o desenvolvimento de alunos com os horizontes mais alargados e com vontade de se aventurarem em novas relações interpessoais, novas experiências escolares e profissionais.
Petra Vasconcelos / Mãe da Petra
Mobilidade de grupo de 9 alunos do Ensino Integrado de Música, do 9º ano da EBS da Bemposta a Angers-França,
em março de 2023, ao Collège Saint-Aubin La Salle
A minha expectativa em relação a esta mobilidade estava bastante alta, e conseguiu superar. Esta foi, talvez, das melhores e maiores experiências da minha vida. Foi uma experiência de aprendizagem sem dúvida alguma, saí da mobilidade mais crescida. Desde do momento em que convivi com a família francesa, que afinal, é também uma vertente da mobilidade, a convivência, até á adaptação da escola, que tem bastantes diferenças em relação á nossa. Adorei a experiência, soube-me bem aprender novas coisas, conhecer a cultura, a gastronomia, e a forma de ensino de França. Acho que todos os jovens sejam de que países forem, deveriam ter uma oportunidade destas. Eu aproveitei ao máximo a minha. A minha expectativa em relação a esta mobilidade estava bastante alta, e conseguiu superar. Esta foi, talvez, das melhores e maiores experiências da minha vida. Foi uma experiência de aprendizagem sem dúvida alguma, saí da mobilidade mais crescida. Desde do momento em que convivi com a família francesa, que afinal, é também uma vertente da mobilidade, a convivência, até á adaptação da escola, que tem bastantes diferenças em relação á nossa. Adorei a experiência, soube-me bem aprender novas coisas, conhecer a cultura, a gastronomia, e a forma de ensino de França. Acho que todos os jovens sejam de que países forem, deveriam ter uma oportunidade destas. Eu aproveitei ao máximo a minha.
Bianca Duarte
Tive uma experiência maravilhosa, pude não só melhorar as minhas capacidades sociais e conhecer os hábitos/culturas de outro país, como também desenvolvi as minhas capacidades em termos de aprendizagem, uma vez que tive aulas numa língua completamente diferente e com formas de ensino diferentes e, mesmo assim, aprendi e permaneci focada. As atividades realizadas durante a mobilidade foram de bastante interesse e permitiram o meu crescimento em áreas que participo e que gosto, para além disso também conheci mais acerca da história da cidade que visitei. Na minha opinião, esta mobilidade permite o crescimento do conhecimento e desenvolvimento das capacidades sociais e de aprendizagem, permite também um amadurecimento como indivíduo.
Leonor Madeira
Este projecto da Mobilidade entre escolas é uma ótima oportunidade para os estudantes ampliarem os seus horizontes, ganharem experiência acadêmica e cultural, além de desenvolverem habilidades linguísticas e sociais. Viajar para França, um país com uma rica história e cultura, foi uma experiência enriquecedora para os estudantes.
Durante a viagem, os estudantes participaram nas aulas da escola francesa, conheceram novos colegas, exploraram a cidade e a cultura local, além de experimentar a culinária francesa e outras experiências culturais.
As professoras que acompanharam os alunos fizeram um planeamento cuidadoso, garantiram todas as medidas de segurança e agilizaram toda a logística com extrema eficácia.
Em resumo, esta viagem a Angers, no âmbito da mobilidade entre escolas é uma oportunidade valiosa para os estudantes ampliarem seus horizontes e ganharem experiência acadêmica e cultural.
Mãe da Leonor Madeira
Eu gostei muito desta experiência! Tive a oportunidade de conhecer novas culturas, hábitos, sítios, tentar comunicar com pessoas de uma língua diferente, fazer novos amigos e também me aproximei de alguns colegas eu não me dava tanto. Foi uma experiência muito divertida e enriquecedora!
Matilde Simão
Uma experiência promotora de um crescimento pessoal que não seria possível no contexto familiar e enriquecedora em termos culturais e interelacionais. Também uma oportunidade para reflectir sobre a família e desenvolver o sentimento de pertença. A distância, as diferenças nos hábitos e cultura permitiram um reflexão e amadurecimento importantes.
Mãe da Matilde Simão
Esta mobilidade foi uma experiência incrível que com certeza vou levar para a vida toda. Esta semana proporcionou-me momentos de aprendizagens únicos que me ajudaram a melhorar muitos aspetos pessoais principalmente porque muitas vezes saí da minha zona de conforto, e foi exatamente isso que fez esta viagem ser uma aventura e uma forma de aprender e ensinar tornando-nos mais independentes. Esta mobilididade também mudou muito a minha forma de pensar pois foi uma oportunidade de conhecer outra forma de viver o dia a dia através dos meus colegas de frança e a família que me recebeu. Esta semana também foi uma oportunidade de criar e fortalecer laços com os meus colegas e acredito que depois desta mobilidade ficámos todos muito mais unidos. A meu ver todos deveríamos participar de uma mobilidade escolar se tivermos a oportunidade, torna-se sempre uma memória inesquecível seja onde for e com quem for, acredito que mobilidades deste género tenham ajudado e realizado muitos jovens como eu.
Bianca Balzer
A mobilidade Erasmus+ ofereceu uma grande experiência num outro país. Longe da família, a rotina diária mudada e a interação com novos colegas e professores deram a oportunidade à minha educanda de se testar em novas condições, mostrando as suas habilidades e crescimento. Desde a chegada observo a minha educanda mais independente e autónoma. Se possível, recomendo esta experiência a todas as famílias!
Mãe da Bianca Balzer
O Erasmus é uma experiência que nos faz refletir, aprender, e absorver outras culturas e costumes, na minha opinião esta mobilidade melhorou bastante o meu francês e fez me crescer enquanto pessoa, já que saí da minha zona de conforto, eu acho que todos pelo menos uma vez na vida deveriam realizar uma mobilidade porque as experiências é divertida e ainda acima de tudo educativa. A gastronomia,a educação, a segurança, os costumes, muitas mais coisas que recebi, diferentes de Portugal. Eu acho que não podia ter pedido uma melhor experiência, sinto mesmo que esta mobilidade melhorou o meu francês, e a minha forma de agir em certos casos.
Matilde Nunes
Mobilidade de grupo de 12 alunos do 9.º ano das escolas EB D. João II (Alvor) e EB José Sobral (Mexilhoeira Grande)
a Talavera de la Reina- Espanha, em fevereiro de 2023, à escola IES Gabriel Alonso de Herrera
Para mim esta experiência foi muito enriquecedora a nível linguístico e cultural. Fiquei com vontade de participar em mais atividades como esta.
Leonardo Marques (EB D. João II)
Foi uma experiência muito gratificante para alargar os horizontes do meu educando.
Mãe Leonardo Marques
Esta experiência foi incrível pois pude ir para um país diferente conhecer novos lugares e pessoas. Senti-me sempre bem-vindo e consegui fazer novas amizades. Se pudesse teria ficado lá um mês. Foi uma atividade enriquecedora pois consegui aprender sobre a cultura espanhola, melhorei o meu espanhol e as minhas capacidades sociais.
Os meus pais acharam que foi uma atividade enriquecedora pois futuramente com esta visita ganhei novas aprendizagens para o meu futuro. E os meus pais adoraram a minha família de acolhimento.
Rodrigo Oliveira (EB D. João II)
Eu gostei muito de ter ido a Espanha e de ter aprendido mais sobre a língua espanhola e gostaria de fazer uma mobilidade a Espanha de novo porque quero aprender mais sobre os espanhóis.
Guilherme Silva (EB José Sobral)
Foto Inês Santos (EB José Sobral)
Inesquecível! Não tenho palavras para descrever… foi uma experiência para a vida.
Lukas Rohrborn (EB D. João II)
Excelente porque foi por ele que entrei neste projeto. No princípio não apoiava a ideia de acolher, mas no final tudo foi incrível!
Mãe Lukas Rohrborn
Foto João Santos (EB D. João II)- Madrid (ao lado)
Foto Martim Marques (EB D. João II)- Toledo
Mobilidade individual de 4 alunos do Ensino Integrado de Música, do 11º ano da EBS da Bemposta a Sevilha-Espanha, em fevereiro de 2023, ao Conservatório de Música Cristobal de Morales
Mobilidade individual de 4 alunos do Ensino Integrado de Música, do 11º ano da EBS da Bemposta a Sevilha, em fevereiro de 2023, ao Conservatório de Música Cristobal de Morales
"No seguimento da atividade do programa de Erasmus+ em Sevilha, gostaria de congratular a atividade desenvolvida.
O programa foi cuidadosamente pensado, as atividades realizadas foram espetaculares, a organização foi fabulosa e todos os professores, sem excepção foram fantásticos. A Jolanda adorou tudo e ainda fala muito sobre o tempo em Sevilha.
Espero que este tipo de iniciativas e programas continuem a acontecer num futuro, pois é extremamente enriquecedor para a escola, mas também para os alunos. Acho uma excelente oportunidade para trocarem ideias, viver novas experiências e aprenderem um pouco de outras culturas.
Não queria deixar passar esta oportunidade sem vos (organização e acompanhantes) agradecer pelo excelente trabalho, pois da mesma forma que comunicamos quando há coisas menos bem, devemos também dar os parabéns quando tal iniciativa é desenvolvida e corre tudo muito bem. Excelente iniciativa, muito obrigada!
O nosso muito obrigada, Nancy & Jolanda Fietzke"
Ler a notícia completa em no jornal Expresso
Pensando nos jovens que estão agora a preparar a entrada no mercado de trabalho, Karoli Hindriks deixa dois conselhos. “Acho que o melhor que podem ensinar a vocês próprios é ser adaptável à mudança, porque a velocidade da mudança acelerou enormemente no último século. Isso significa que o que achamos que irá funcionar agora, daqui a três anos poderá ser muito diferente.” A CEO da Jobbatical refere que esta adaptabilidade é usada como “escala” para quem está a recrutar. “Nós olhamos para isso quando estamos a contratar globalmente. Quando uma pessoa não é boa com a mudança, tem muita dificuldade a trabalhar connosco.”
Simultaneamente, sublinha a importância de experiências de internacionalização, sejam intercâmbios escolares ou trabalhar no estrangeiro. Segundo Karoli Hindriks, estas contribuem para cultivar uma maior capacidade de adaptação no trabalhador, mas também para alargar horizontes. A própria fez um ano de intercâmbio nos EUA quando estava no ensino secundário. “Acredito genuinamente que não estaria aqui sentada se não tivesse feito esse intercâmbio. Houve um momento durante esse ano, quando estava nos EUA há seis meses e tinha 17 anos, em que pensei nessa experiência e disse a mim própria que se toda a gente tivesse a oportunidade de fazer o que eu estava a fazer, o mundo seria um lugar muito melhor. Aquilo abriu-me tanto os olhos.”