Erasmus+  no Agrupamento de Escolas da Bemposta

O Erasmus+ é o Programa europeu para a educação, formação, juventude e desporto para o período 2021 a 2027 e visa potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os cidadãos, para o reforço da identidade europeia, do crescimento sustentável, da coesão social e da empregabilidade das pessoas.

Promove o trabalho das organizações no âmbito de parcerias europeias ou internacionais com um vasto leque de intervenientes públicos e privados e fomenta a partilha de conhecimento e a inovação nas áreas da educação, formação, juventude e desporto.

Princípios Fundamentais

Objectivos da Acreditação do Agrupamento de Escolas da Bemposta

1 Desenvolvimento profissional dos docentes

Promover o desenvolvimento profissional docente no âmbito da capacitação digital, inovação metodológica, trabalho colaborativo, domínio de línguas estrangeiras e avaliação pedagógica.

2 Mobilidade de alunos

Promover a mobilidade internacional dos alunos para uma participação inclusiva no Espaço Europeu de Educação e fomento de uma cidadania ativa.

Promover o acolhimento de alunos e professores estrangeiros, com benefícios para a vida escolar e pessoal dos intervenientes, neste contacto com outras culturas e realidades.

3 Mobilidade individual de alunos e convite a especialistas

Transversalidade das artes no currículo: desenvolver um pensamento cultural, estético e educacional na comunidade educativa. 

Promover a mobilidade internacional individual de alunos dos cursos especializados de Música.

Convite a especialistas nas áreas da Música e Teatro.

Contributo do Agrupamento para os princípios básicos do programa Erasmus

Inclusão e Diversidade

O AEB pretende assegurar condições justas e equitativas a todos os participantes, criando condições para envolver alunos provenientes de meios socioeconómicos desfavorecidos. Também se pretende integrar nas atividades alunos com MSAI (Seletivas e/ou Adicionais - Decreto-Lei n.o 54/2018, de 6 de julho). Irá haver um registo atualizado dos alunos que realizam mobilidades de forma a dar oportunidade a diferentes alunos todos os anos, privilegiando a igualdade de oportunidades, num processo de seleção justo e equitativo.

Transformação Digital

 O AEB já utiliza ferramentas e métodos de aprendizagem digitais no seu dia-a-dia: alunos e professores têm um e-mail institucional, são utilizadas plataformas como o Classroom e o Moodle, os formulários do Google, Kahoot, Quizizz, PearDeck, são algumas das várias ferramentas utilizada por professores e alunos no processo ensino/aprendizagem.

Existem também vários projetos eTwinning nos quais criámos laços com parceiros, sendo que a existência destes projetos será uma das bases das atividades de mobilidade física para melhorar a cooperação com as organizações parceiras e incrementar o relacionamento interpessoal, social e intercultural, atividades essas que promoverão partilhas de boas práticas.  

Ambiente, Clima e Sustentabilidade

O AEB já promove um comportamento sustentável e responsável do ponto de vista ambiental na comunidade educativa, estando envolvido em vários projetos ambientais. Tem também um projeto de Ecodelegados, alunos responsáveis pela disseminação de informação ambiental.

Nas deslocações e intercâmbios, o ambiente e a sustentabilidade continuarão a ser uma preocupação. Serão privilegiados modos de viagem sustentáveis, por exemplo meios de transporte coletivos, se possível usar meios de transporte menos poluentes, viajar com bagagem reduzida, consumir alimentos locais e evitar o desperdício.

Vamos privilegiar as deslocações em comboio, nas deslocações para países mais próximos. mas queremos sobretudo diminuir custos de transporte, também ao nível ambiental.

Participação na Vida Democrática

O AEB tenta incutir nos alunos a sensação de pertença ao espaço europeu, comemorando desde há vários anos o Dia da Europa com atividades para muitos alunos e o projeto Bemposta em Movimento.

O AEB tem o Selo de Escola eTwinning desde 2019, em 2021 ganhou 13 Selos Nacionais de Qualidade em projetos eTwinning, e em 2022 mais um, com vários projetos com escolas de outros países e professores que participam em atividades do Education School Gateway. O AEB Também está inscrito na plataforma eSafety Label tendo recebido o Selo de Ouro. Pertence também à Rede de Escolas Associadas da UNESCO desde 2014.

A possibilidade de mobilidades para alunos e professores permitirá incrementar a participação nas organizações referidas e noutras, através da utilização das várias plataformas com integração de alunos.