Erasmus+ no Agrupamento de Escolas da Bemposta
O Erasmus+ é o Programa europeu para a educação, formação, juventude e desporto para o período 2021 a 2027 e visa potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os cidadãos, para o reforço da identidade europeia, do crescimento sustentável, da coesão social e da empregabilidade das pessoas.
Promove o trabalho das organizações no âmbito de parcerias europeias ou internacionais com um vasto leque de intervenientes públicos e privados e fomenta a partilha de conhecimento e a inovação nas áreas da educação, formação, juventude e desporto.
Princípios Fundamentais
Inclusão e Diversidade
Transformação Digital
Ambiente, Clima e Sustentabilidade
Participação na Vida Democrática
Objectivos da Acreditação do Agrupamento de Escolas da Bemposta
1 Desenvolvimento profissional dos docentes
Promover o desenvolvimento profissional docente no âmbito da capacitação digital, inovação metodológica, trabalho colaborativo, domínio de línguas estrangeiras e avaliação pedagógica.
2 Mobilidade de alunos
Promover a mobilidade internacional dos alunos para uma participação inclusiva no Espaço Europeu de Educação e fomento de uma cidadania ativa.
Promover o acolhimento de alunos e professores estrangeiros, com benefícios para a vida escolar e pessoal dos intervenientes, neste contacto com outras culturas e realidades.
3 Mobilidade individual de alunos e convite a especialistas (em reformulação)
Transversalidade das artes no currículo: desenvolver um pensamento cultural, estético e educacional na comunidade educativa.
Promover a mobilidade internacional individual de alunos dos cursos especializados de Música.
Convite a especialistas nas áreas da Música e Teatro.
Contributo do Agrupamento para os princípios básicos do programa Erasmus
Inclusão e Diversidade
O AEB pretende assegurar condições justas e equitativas a todos os participantes, criando condições para envolver alunos provenientes de meios socioeconómicos desfavorecidos. Também se pretende integrar nas atividades alunos com MSAI (Seletivas e/ou Adicionais - Decreto-Lei n.o 54/2018, de 6 de julho). Irá haver um registo atualizado dos alunos que realizam mobilidades de forma a dar oportunidade a diferentes alunos todos os anos, privilegiando a igualdade de oportunidades, num processo de seleção justo e equitativo.
Transformação Digital
O AEB já utiliza ferramentas e métodos de aprendizagem digitais no seu dia-a-dia: alunos e professores têm um e-mail institucional, são utilizadas plataformas como o Classroom e o Moodle, os formulários do Google, Kahoot, Quizizz, PearDeck, são algumas das várias ferramentas utilizada por professores e alunos no processo ensino/aprendizagem.
Existem também vários projetos eTwinning nos quais criámos laços com parceiros, sendo que a existência destes projetos será uma das bases das atividades de mobilidade física para melhorar a cooperação com as organizações parceiras e incrementar o relacionamento interpessoal, social e intercultural, atividades essas que promoverão partilhas de boas práticas.
Ambiente, Clima e Sustentabilidade
O AEB já promove um comportamento sustentável e responsável do ponto de vista ambiental na comunidade educativa, estando envolvido em vários projetos ambientais. Tem também um projeto de Ecodelegados, alunos responsáveis pela disseminação de informação ambiental.
Nas deslocações e intercâmbios, o ambiente e a sustentabilidade continuarão a ser uma preocupação. Serão privilegiados modos de viagem sustentáveis, por exemplo meios de transporte coletivos, se possível usar meios de transporte menos poluentes, viajar com bagagem reduzida, consumir alimentos locais e evitar o desperdício.
Vamos privilegiar as deslocações em comboio, nas deslocações para países mais próximos. mas queremos sobretudo diminuir custos de transporte, também ao nível ambiental.
Participação na Vida Democrática
O AEB tenta incutir nos alunos a sensação de pertença ao espaço europeu, comemorando desde há vários anos o Dia da Europa e os Erasmus Days desde 2022.
O AEB tem o Selo de Escola eTwinning desde 2019, ganhou vários Selos Nacionais e Europeus de Qualidade (ver site eTwinning do AEB) em projetos eTwinning desenvolvidos na plataforma ESEP-European School Education Platform. O AEB está inscrito na plataforma eSafety Label e pertence à Rede de Escolas Associadas da UNESCO desde 2014.
A possibilidade de mobilidades para alunos e professores permitirá incrementar a participação nas organizações referidas e noutras, através da utilização das várias plataformas com integração de alunos.