No dia 2 de fevereiro comemora-se internacionalmente o Dia Mundial das Zonas Húmidas, assinalando a data da assinatura da Convenção sobre Zonas Húmidas, geralmente conhecida como “Convenção de Ramsar” por ter sido adotada na cidade iraniana de Ramsar. Este acordo visa promover a cooperação internacional e incentivar a conservação e o uso sustentável das zonas húmidas.

Portugal ratificou esta Convenção em 1980 e tem 31 Zonas Húmidas de Importância Internacional classificadas ao abrigo deste tratado (https://ramsar.org/wetland/portugal) sendo um deles a Ria de Alvor (https://rsis.ramsar.org/ris-search/?f[0]=regionCountry_en_ss%3APortugal).

Texto retirado de: http://www.azores.gov.pt/Gra/srrn-natureza/conteudos/livres/Dia+Mundial+das+Zonas+Húmidas+Ramsar.htm

No nosso agrupamento, este dia é comemorado desde 2017 através da ação de remoção de chorão-das-praias (carpobrotus edulis) nas dunas da Ria de Alvor, na primeira semana de fevereiro.

Zonas húmidas e suas vantagens

Segundo a Convenção de Ramsar, entende-se por zonas húmidas as áreas de sapal, paul, turfeira, ou água, sejam naturais ou artificiais, permanentes ou temporários, com água que está estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo águas marinhas cuja profundidade na maré baixa não exceda seis metros. Entre as vantagens destas águas encontram-se:

  • Filtragem das águas;

  • garantia da biodiversidade;

  • proteção das linhas de costa;

  • atenuar os efeitos das alterações climáticas.


Texto retirado de: https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-das-zonas-humidas/


2017

2018

2019

DMZH-2019-11-ZH-Apresentacao.pptx

2020

2021