SEGURANÇA NO AGRUPAMENTO
“TODOS POR UMA CULTURA DE SEGURANÇA POR UMA ESCOLA CADA VEZ MAIS AO SERVIÇO DE E PARA TODOS”
A criação de condições favoráveis ao desenvolvimento de um clima de segurança é indispensável para se alcançar o sucesso educativo de todos os alunos, em especial daqueles que se encontram em meios particularmente desfavorecidos.
A escola, para além de espaço dinâmico de transmissão de saberes, constitui factor de integração na sociedade e vector de formação do futuro cidadão, interveniente e responsável. Na preparação do aluno para a vida activa e para o exercício da cidadania, emerge dos curricula escolares, com crescente importância, um conjunto de competências em diversas áreas: saúde, ambiente, direitos, consumo e segurança. É neste contexto que se inscreve a educação para a segurança e prevenção de riscos como elemento fundamental na construção de uma cultura de segurança, ao desenvolver competências no âmbito da prevenção e autoprotecção. Competências que contribuam para a adopção de atitudes e comportamentos responsáveis e adequados face a acidentes graves ou catástrofes que as populações possam vir a enfrentar.
Educar para a segurança é educar para a prevenção. A educação para a prevenção permite colocar o aluno na posição de ator,que embora disponível para aceitar informação, deve também tomar iniciativas para a obter, pesquisando e participando.
Assim, a segurança deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa – pessoal docente e não docente, alunos, pais, encarregados de educação e representantes autárquicos. Além de um bom conhecimento e informação neste âmbito, importa criar uma cultura de segurança, nomeadamente interiorizando procedimentos e comportamentos e adoptando as necessárias medidas de prevenção.
A Delegada de Segurança
Teresa Castro