Plano Nacional de Cinema
Agrupamento de Escolas de Arraiolos
Bem-vindo(a) ao website do Plano Nacional de Cinema do Agrupamento de Escolas de Arraiolos!
Clica nas imagens e nas setas!
Sugestões do PNC
Evento do Mês: Dia Internacional da Mulher
Em cartaz
Destaques!!
PNC
AFCD ONLINE
06 DE MARÇO - 18:00H ÀS 21:00H
VAMOS FALAR DE CINEMA?
TAKE 22 - O Cinema de Regina Pessoa
«Esta ação tem como objetivo divulgar a obra integral de Regina Pessoa junto das comunidades educativas, a saber: A Noite, História Trágica com Final Feliz, Kali, O Pequeno Vampiro e Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias. Assim, dá-se continuidade ao aprofundamento da relação do cinema com a escola em articulação com as grandes Áreas de Competências constantes no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente: Informação e Comunicação, Relacionamento Interpessoal, Desenvolvimento Pessoal e Autonomia, Pensamento Crítico e Criativo e Sensibilidade Estética e Artística.»
Realizadores
Protagonistas
Bandas Sonoras
Cinema Europeu
Jane Campion
30 de abril de 1954, Wellington, Nova Zelândia
Jane Campion é uma guionista e produtora de sucesso, mas é ainda mais conhecida como realizadora.
Com uma carreira de mais de 40 anos Jane continua a surpreender, abarcando projetos que vão de curtas a longa metragens, passando por telefilmes e, até, séries de televisão.
As suas obras são reconhecidas pelo
público e pela indústria. Jane já venceu dois Óscars, com The Piano (1994) e The Power of the Dog (2022). Para além de inúmeros outros prémios e galardões, nomeadamente dois Globos de Ouro, em 2022.
Através da sua objetiva o mundo é simultaneamente familiar e estranho; composições visuais impressionantes, enquadramentos idiossincráticos e o uso da cor criam a perspectiva desordenada e o tom inquietante que se tornaram marcas do estilo de Jane Campion.
Gene Hackman
30 de janeiro de 1930, San Bernardino, Califórnia, EUA
18 de fevereiro de 2025, Santa Fé, Novo México, EUA
Eugene Allen Hackman ficou famoso pela sua aparência austera e desempenhos que emocionaram plateias. O seu talento e entrega foram reconhecidos diversas vezes pela indústria. Ganhou o seu primeiro Óscar em 1971, por The French Connection e em 1992, por Unforgiven. Ganhou, ainda, quatro Globos de Ouro, o último em 2003, pela sua "contribuição excecional para o setor do entretenimento". Para além de ter ganho inúmeros outros prémios e ter sido nomeado para outros tantos, ao longo de 40 anos de carreira. Depois de se ter retirado da representação, em 2004, dedicou-se à escrita, tendo publicado três romances. Dedicou-se, ainda, à pintura, como hobby .
Mesmo depois da sua morte continua a ser um dos atores mais considerados e respeitados por todos, colega e público.