GAPI

Grupo de Apoio às Práticas Inclusivas

Este projeto, Grupo de Apoio às Práticas Inclusivas, (GAPI), pretende promover a qualidade do ensino e o desenvolvimento máximo das capacidades de todos os agentes, apoiando também os docentes nas suas práticas pedagógicas e efetivamente ir ao encontro dos objetivos definidos pela UNESCO e definidos no Decreto – Lei 54/2018, de 6 de junho, uma educação para todos, permitindo uma cidadania plena, ativa e criativa na sociedade de informação e conhecimento em que vivemos. Tal projeto promove a divulgação de informação na área da Educação Inclusiva (legislação, referenciais, documentos da escola e formação), tendo também como objetivo sensibilizar toda a comunidade para a Educação Inclusiva.

A criação desta Plataforma de Comunicação será aprimorar a Organização Pedagógica encarregue de facilitar e promover a informação (interna e externa), à semelhança daquilo que comumente se chama “relações públicas”, onde se pretende a inclusão. Esta não deve ser uma mera utopia, mas sim uma educação acessível a todos e a garantia do acesso de toda a informação da área da Educação Inclusiva (referenciais, legislação, documentos, acções de formação, …).

Desta forma, para uma verdadeira escola inclusiva é fundamental um trabalho colaborativo, uma responsabilidade coletiva e a criação de oportunidades diversificadas de desenvolvimento profissional docente. Através desta plataforma, será possível proceder a uma partilha de todo o tipo de informação relativa à Educação Inclusiva.