Despacho n.º 2044/2022 , estabelece normas destinadas a garantir o apoio aos alunos cuja língua materna não é o Português.
No artigo 6.º define as condições de encaminhamento de alunos para Instituições de Educação Especial, bem como os procedimentos a adotar. Esta Portaria mantém-se em vigor até à publicação de nova regulamentação.
O Decreto-Lei N.º 281/2009, 6 outubro cria o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância.
Aprovação do regulamento de enquadramento do apoio às crianças e jovens com Diabetes Mellitus tipo 1 na Escola.
Regulamenta as medidas educativas especiais a conceder às crianças e jovens com doença oncológica, com o objetivo de promover o sucesso escolar destas crianças e a sua plena inclusão, tendo em conta as condições específicas de cada um.
O Decreto-Lei n.º93/2009 de 16 de abril, define o enquadramento específico para o Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio a pessoas com deficiência e a pessoas com incapacidade temporária.
A Circular de atribuição de produtos de apoio (2018) esclarece que o produto de apoio apenas seja devolvido quando terminar a sua necessidade, salvaguardando-se assim a inclusão das crianças e jovens.
O Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de agosto define as condições de acessibilidade a satisfazer no projeto e na construção de espaços públicos, equipamentos coletivos e edifícios públicos e habitacionais.
A Portaria n.º 194/2021 define os modelos de diplomas e de certificados em formato eletrónico das ofertas educativas e formativas do ensino básico e secundário.