3º ciclo

Vou levar-te comigo! 

Livr’ à mão 

O site aLer + II Guerra Mundial e o Holocausto   reúne  um conjunto  sugestões de leitura e de materiais que podem ser explorados com os alunos de diferentes níveis de ensino. 

Ano Letivo 2022/2023

Vou levar-te comigo! 

Comemoração do Centenário do nascimento de José Saramago

Assinalou-se a 16 de novembro de 2022 o centenário do nascimento de José Saramago. Esta comemoração compreendeu várias iniciativas nas bibliotecas, com destaque para a realização de mostras bibliográficas e exposições evocando a vida e a obra do autor, que assim se tornou mais próxima dos jovens leitores.

Muitos alunos do 2º e 3º ciclos leram a obra "A maior flor do mundo" e responderam ao desafio "E tu, o que farias pelo Mundo, MAIOR DO QUE O TEU PRÓPRIO TAMANHO?"  As respostas permitiram construir A Maior Flor do Mundo nas duas escolas.

"História de um Homem Calado" de Valter Hugo Mãe 

Em final de celebração do MIBE, dois grupos de alunas das turmas 9ºD e 9ºB, dinamizaram a atividade " Leituras Dialogadas" com as turmas 7ºB e 5ºD, respetivamente. Foi um momento de leitura do livro "História de um homem calado", de Valter Hugo Mãe, que despoletou uma reflexão descontraída sobre as temáticas abordadas, nomeadamente a exclusão/discriminação. Em idades diferentes, teceram-se considerações intimistas, que deixaram vislumbrar as dificuldades relacionais sempre vividas em contexto social e escolar.  Os alunos foram, depois, convidados a descobrir na biblioteca outros livros versando as mesmas temáticas.

Tertúlia Literária À volta de Ondjaki

Durante a Semana da Leitura/ Semana Cultural, a Biblioteca Escolar foi palco para duas tertúlias envolvendo os alunos do 8º ano. As conversas  tiveram por base a obra de Ondjaki, Os da minha rua.

Com a participação e dinamização das Voluntárias da Leitura, aconteceu no dia 4 de abril, a Tertúlia “À volta de Ondjaki”. Em dois momentos distintos, que juntaram o 8º B ao 8ºD e o 8ºA ao C, os alunos partilharam as suas experiências de leitura e rapidamente, como se pretendia, “saíram” da história de uma época e um universo cultural distintos, para “permanecerem” nas suas divagações, valores e preocupações, intemporais e universais.

Como adolescentes com uma idade próxima da das personagens dos contos, a leitura foi apenas o motivo para a partilha, mais ou menos tímida, de opiniões e sensibilidades, em que as suas vivências estiveram bem presentes.

Leituras partilhadas

A Semana da Leitura trouxe partilhas de leituras, envolvendo alunos de diferentes turmas. Foi o caso do 8º E, que partilhou leituras com os alunos de PLNM e alguns elementos da comunidade. Durante esta semana, a biblioteca escolar partilhou sugestões de leitura (mostras bibliográficas), algumas delas aproveitadas pelos alunos para estas sessões de partilha.

 Criação de Perfis de Leitores

Estimular os alunos a lerem pode passar por conhecermos o seu perfil enquanto leitores. Conhecendo as suas preferências quanto ao estilo de obras, é possível sugerir outros títulos na mesma linha. Isso permitirá que o jovem descubra mais possibilidades, estimulando naturalmente a continuidade da atividade de leitura.

 Leituras Partilhadas

Esta atividade decorreu durante a Semana da Leitura. Foi dinamizada por duas turmas envolvidas no projeto 10 Minutos a ler e por dois Voluntários da Leitura. Consistiu na partilha das leituras realizadas com o intuito de promover esses e outros títulos dos autores referenciados. Promoveu-se, desta forma, a requisição domiciliária.

20220311_091541.mp4

Livr’ à mão 

Silêncio! Vamos ler...

Durante a Semana da Leitura/ Semana Cultural  mais uma vez se fez silêncio nos vários espaços escolares. Toda a escola parou para fazer leitura silenciosa durante 45 minutos. Ler por prazer! E várias foram as escolhas dos nossos leitores - alunos, professores e assistentes operacionais -  vindas de casa ou requisitadas na biblioteca escolar. 

Leitura silenciosa em sala de aula - 10 minutos a ler

Os alunos do   ciclo escolheram os livros que mais os entusiasmaram e realizaram, depois, leitura silenciosa em sala de aula,  trocando os livros sempre que os terminavam. Estiveram envolvidas 8 turmas do 3º ciclo.

Bibliotecas Escolares Agrupamento Artur Gonçalves

LinkFacebookInstagram