Tendo em conta que existem no Agrupamento alunos oriundos de 23 outros países, muitos deles sem conhecimento da língua portuguesa, assim como um elevado número de alunos apoiados pela Ação Social Escolar e com necessidades educativas, é imperativo desenvolver valências e práticas de inclusão. Urge ainda proporcionar aos docentes a adoção de práticas que preparem os aprendentes para um mercado de trabalho mais abrangente.
A nossa grande preocupação prende-se com a tomada de consciência das características do mercado de trabalho europeu e das ferramentas necessárias para nele se mover em pleno respeito da multiculturalidade, desenvolvendo competências digitais e linguísticas. Pretende-se ainda munir os docentes de ferramentas inovadoras nos campos não só da formação profissional, como da tecnologia, da sustentabilidade e da cidadania europeia.
Os nossos alunos poderão vivenciar diferentes culturas e praticar outros idiomas, obtendo uma certificação de reconhecimento europeu, que promoverá a sua empregabilidade. O corpo docente beneficiará de abordagens inovadoras e inclusivas que elevarão o padrão de qualidade educativa do nosso Agrupamento e em alinhamento com o selo de qualidade EQAVET, em pleno respeito dos princípios de sustentabilidade e cidadania europeia.
Estão previstas três mobilidades de 7 dias cada para grupos de aprendentes e outras três em cursos de formação para docentes. A seleção dos participantes será feita a partir do preenchimento de ficha de inscrição e obedecerá a um dos regulamentos abaixo.