Aprender não deve ser apenas um ato do momento, mas sim algo que devemos ser capazes de exercitar durante toda a nossa vida. Devemos desenvolver nos alunos as suas capacidades de pensamento com um repertório de habilidades e estratégias de colaboração e de ação para abordar questões que os preocupam e que preocupam as suas comunidades. Além disso, queremos alunos que pensem de forma consciente e criativa para enfrentar desafios com os quais se possam confrontar no futuro. Queremos alunos que cultivem a curiosidade e a sensação de querer saber, e mostrem resiliência face a desafios e incertezas. É por isso que queremos privilegiar a experiência como método de ensino.
Estas são as premissas do Clube Cientistas no Coração da Charneca, que tem como objetivos específicos: desenvolver áreas de competências de saber científico, técnico e tecnológico, valorizando o trabalho prático e experimental, a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo entre pares; aumentar o conhecimento em Educação Ambiental para a Sustentabilidade; integrar a Educação Ambiental na educação formal, não formal e informal; promover um comportamento responsável dos cidadãos relativamente aos recursos do planeta e orientação para a Ação; criar recursos e redes de contactos; divulgar as ações e trabalhos realizados, no âmbito desta temática, que deverão, tanto quanto possível, extravasar as paredes da escola, com efeitos multiplicativos; monitorizar e avaliar as ações e atividades desenvolvidas.
Um dos grandes objetivos do Plano de Intervenção, no que diz respeito ao ensino pré-escolar e 1º ciclo é, fazer chegar as atividades aos alunos das 5 freguesias periféricas da freguesia da Chamusca.