GABARITO
1 Hoje, todos os navegadores suportam JavaScript, que, assim, se torna a linguagem da Web. No navegador, o JavaScript pode fazer tudo relacionado à manipulação do documento HTML e à interação com o visitante e com algumas limitações, com o servidor. Assinale a alternativa CORRETA que não condiz com tais interações:
a) ( ) Atualiza dinamicamente algumas informações no banco de dados utilizado para a aplicação.
b) ( ) Valida se os formulários HTML personalizados foram preenchidos corretamente.
c) ( ) Exibe pop-ups e caixas de diálogo.
d) ( ) Envia solicitações para o servidor e baixa dados sem recarregar a página.
2 JavaScript é uma linguagem de programação leve que os desenvolvedores Web geralmente usam para criar interações mais dinâmicas ao desenvolver páginas da Web, aplicativos, servidores e ou até mesmo jogos. Acerca da linguagem Javascript, analise as sentenças a seguir.
I- Os scripts JS não requerem um compilador para serem executados, eles são executados pelo navegador do lado do usuário.
II- Java é uma linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida pela Microsoft desde 1991 e lançada oficialmente em 23 de maio de 1995.
III- Java é uma linguagem estruturada com base em classes que é rápida, altamente segura e confiável.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença II está correta.
c) ( ) As sentenças I e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.
3 Desenvolvedores geralmente usam JavaScript ao lado de HTML e CSS. A linguagem de script funciona bem com CSS na formatação de elementos HTML. No entanto, o JavaScript ainda mantém a interação do usuário, algo que o CSS não pode fazer por si só. Sobre a sintaxe na linguagem Javascript, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em JavaScript, as instruções geralmente são separadas por um ponto e vírgula (;). Se várias instruções estiverem na mesma linha, um ponto e vírgula (;) deve ser colocado entre elas.
( ) A palavra-chave while pode ser digitada tanto como "while", tanto como "While" ou "WHILE".
( ) Os comentários permitem destacar um fragmento de programa que não é executado pelo interpretador JavaScript.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) ( ) V – F – F.
b) ( ) V – F – V.
c) ( ) F – V – F.
d) ( ) F – F – V.
4 Os tipos de dados predefinidos fornecidos pela linguagem JavaScript são conhecidos como tipos de dados primitivos. Os tipos primitivos de dados também são conhecidos como tipos de dados embutidos. Disserte sobre os tipos primitivos em Javascript.
R.: Os tipos de dados mais simples em JavaScript são chamados de tipos de dados básicos: números, strings e booleanos. Todos eles são "primitivos".
Valores lógicos ou booleanos (após o nome de seu inventor - Boole) podem ter apenas um de dois valores: true (true) ou false (false).
Não há distinção entre um número inteiro e um número de ponto flutuante. Na verdade, o JavaScript representa todos os números como um valor de ponto flutuante. O JavaScript usa o formato de 64 bits definido pelo padrão IEEE-754 para representar números.
O tipo de string (string) é uma sequência ordenada e imutável de valores de 16 bits, cada um representando um caractere unicode (letras, números, pontuação, caracteres especiais e espaços). Strings podem estar vazias ou conter um ou mais caracteres. Strings são criadas usando aspas duplas (") ou simples (').
5 As funções, na linguagem JavaScript, são objetos e, portanto, podem ser manipuladas como objetos. Por exemplo, funções podem ser atribuídas a variáveis, elementos de matriz, propriedades de objetos, passadas como um argumento para funções e retornadas como um valor de funções. Nesse contexto, disserte sobre os elementos que utilizamos ao criar uma função.
R.: Uma função JavaScript é definida com a palavra-chave function, seguida pelos seguintes componentes:
um identificador que especifica o nome da função. Na maioria das vezes, verbos ou frases que começam com verbos são escolhidos como nomes de funções. Por convenção, os nomes das funções começam com uma letra minúscula;
um par de parênteses () que pode incluir nomes de parâmetros separados por vírgulas (parâmetro1, parâmetro2... ). Esses nomes de parâmetros, no corpo da função, podem ser usados como variáveis locais;
um par de chaves {} com instruções JavaScript dentro. Essas instruções compõem o corpo da função, elas são executadas toda vez que a função é chamada.
GABARITO
1 Loops, em qualquer linguagem de programação, são estruturas usadas para executar o mesmo bloco de código um número especificado de vezes. Sobre PHP, acerca da sintaxe correta para se adicionar 1 (um) à variável contador, assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) $contador++
b) ( ) $contador=+1
c) ( ) Contador++
d) ( ) ++contador
2 O termo PHP significa PhP Hypertext Preprocessor. Originalmente, o "PHP" dentro da sigla era para Personal Home Page. Porém, à medida que a linguagem evoluiu e pegou, ela acabou sendo usada para mais do que apenas páginas pessoais. Então, essa sigla, por sua vez, tornou-se apenas o "P" dentro do PHP. Acerca da linguagem PHP, analise as sentenças a seguir.
I- Um conteúdo será considerado como um código PHP pelo interpretador se estiver dentro do par de tags <?php ?>.
II- A expressão “$echo” representa um exemplo de utilização de operador de comparação.
III- Em PHP, as variáveis são definidas com o símbolo "$" antes do nome da variável.
Assinale a alternativa CORRETA :
a) ( ) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença II está correta.
c) ( ) As sentenças I e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.
3 Dentro do código PHP que opera um site, variáveis e matrizes ordenadas e associativas podem ser gerenciadas. O código PHP também lida e valida formulários HTML e executa loops de código. Acerca da linguagem PHP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) Todos os nomes de variáveis PHP devem começar com um caractere $, seguido pelo nome da variável.
( ) Os nomes das variáveis não diferenciam maiúsculas de minúsculas.
( ) Se quisermos exibir o valor atribuído à nossa variável, podemos simplesmente nos referir a ela com o echo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) ( ) V – F – V.
b) ( ) V – F – F.
c) ( ) F – V – F.
d) ( ) F – F – V.
4 Os valores atribuídos a uma variável PHP podem ser de diferentes tipos de dados, incluindo tipos simples de string e numéricos para tipos de dados mais complexos, como matrizes e objetos. Disserte sobre os tipos de números em PHP.
R.: O tipo de número mais simples no PHP é um inteiro. Um inteiro é um número sem uma parte decimal.
Ao contrário dos inteiros, o float pode ser representado de várias maneiras. Os valores 4.54 e 7.0 são números de ponto flutuante. O PHP converterá automaticamente o número para tipo float quando números decimais ou muito grandes forem usados.
Em PHP, qualquer valor numérico acima PHP_FLOAT_MAX é considerado infinito na plataforma. Você pode verificar se um valor numérico é finito ou infinito usando as funções is_finite() e is_infinite().
5 No mundo da programação e scripts, existem duas maneiras de escrever código. A primeira delas é escrever seções longas e monolíticas do roteiro. A outra é dividir o código em blocos organizados e autocontidos que podem ser reutilizados sem reinventar o mesmo código repetidamente. Nesse contexto, disserte sobre estrutura de dados em PHP.
R.: As funções PHP são criadas usando a palavra-chave function, seguida por um nome, um conjunto de parênteses () e, em seguida, o corpo da função (o script que faz o trabalho da função), que está entre chaves {}.
Array: é uma coleção de valores que são armazenados em uma única variável. De muitas maneiras, um array é uma lista independente de variáveis.
GABARITO
1 MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados de código aberto que está sendo usado para gerenciar sistemas de banco de dados, recuperando dados de tabelas de banco de dados etc. Para localizar informações sobre a estrutura de uma tabela, utiliza-se, no MySQL, determinado comando. Acerca desse comando, assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) SELECT DATABASE .
b) ( ) DESCRIBE fields.
c) ( ) SHOW TABLES.
d) ( ) DESCRIBE table.
2 Um banco de dados relacional armazena e organiza pontos de dados relacionados entre si. Com base no modelo de banco de dados relacional, um banco de dados relacional apresenta conjuntos de dados, como uma coleta de tabelas, e fornece aos operadores relacionais para manipular os dados de forma tabular. Acerca de banco de dados relacionais, analise as sentenças a seguir.
I- Um banco de dados relacional é um banco de dados que consiste em tabelas.
II- Um banco de dados relacional possui duas características muito importantes: os dados não necessariamente são distribuídos de acordo com o significado das tabelas; e existem relacionamentos entre tabelas.
III- A chave primária é uma coluna (ou grupo de colunas) de uma tabela que contém valores únicos para cada linha.
Assinale a alternativa CORRETA :
a) ( ) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença II está correta.
c) ( ) As sentenças I e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.
3 Um banco de dados relacional é um tipo de banco de dados que se concentra na relação entre elementos de dados armazenados. Ele permite que os usuários estabeleçam links entre diferentes conjuntos de dados dentro do banco de dados e usem esses links para gerenciar e referenciar dados relacionados. Em relação ao assunto banco de dados relacionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) Uma chave estrangeira é uma coluna em uma tabela que contém a chave primária de outra tabela.
( ) A chave primária e a chave estrangeira ajudam não apenas a conectar tabelas de banco de dados relacionais entre si. Elas também ajudam a monitorar a integridade e a exatidão dos dados no banco de dados.
( ) Structured Query Language (SQL) é mais frequentemente usado para interagir com bancos de dados não relacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) ( ) V – F – F.
b) ( ) V – V – F.
c) ( ) F – V – F.
d) ( ) F – F – V.
4 Outros tipos de bancos de dados que não são relacionais costumam ser chamados de bancos de dados no SQL. Disserte sobre alguns exemplos deles.
R.: Valor-chave do banco de dados (exemplo - Redis): o nome indica que tipo de dados é conveniente armazenar em um banco de dados chave-valor. Esse banco de dados armazena dados que são convenientemente representados como um par chave-valor.
Orientado a documentos (exemplo - Mongo DB): em um banco de dados orientado a documentos, a unidade de armazenamento é o documento (que pode estar no formato json ou xml ou qualquer outro). A conveniência de tais bancos de dados é que eles podem gravar, de forma rápida e fácil, qualquer tipo de dados, enquanto esses dados não precisam ter uma estrutura clara. A desvantagem de tais bancos de dados é que os dados neles são inconvenientes para analisar
Bancos de dados de gráficos (exemplo - Orient DB): como o nome sugere, um banco de dados gráfico armazena dados na forma de gráficos. Esse tipo de banco de dados é conveniente quando você precisa encontrar informações não apenas sobre algum objeto, mas também sobre as conexões desse objeto com outros.
Bancos de dados de coluna (coluna) (exemplos - Cassandra, Clickhouse): os bancos de dados relacionais armazenam dados como linhas. Quanto aos bancos de dados colunares, os dados são escritos na forma de colunas. Portanto, a busca de dados em um banco de dados colunar não se faz pesquisando todas as linhas, como ocorre em um banco de dados relacional, mas pesquisando o valor requerido naquelas colunas da tabela que nos interessam.
5 Um banco de dados é uma tabela que consiste em linhas e colunas. SQL é a linguagem dos bancos de dados. Facilita a recuperação de informações específicas de bancos de dados que são mais utilizados para análise. Comente sobre a WHERE CLAUSE.
R.: WHERE Clause in MySQL é uma palavra-chave usada para especificar os critérios exatos de dados ou linhas que serão afetados pela instrução SQL especificada. A cláusula WHERE pode ser usada com instruções SQL, como INSERT, UPDATE, SELECT e DELETE para filtrar registros e executar várias operações nos dados.