Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e é celebrado em todo o mundo com o objetivo de dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas bibliotecas. Este ano o tema escolhido pela IASL (International Association of School Librarianship)  é “Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades!”

O Dia da Biblioteca Escolar assinala-se, em Portugal, na quarta segunda-feira do mês de outubro. Em 2024 acontece no dia 28.

Como é habitual o nosso Agrupamento não deixou esta data passar em branco e, numa atividade conjunta das várias bibliotecas da rede concelhia de Ourém, foi organizada a exposição da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) que apresenta todos os escritores/autores a quem foi atribuído o Prémio Camões.

Destes, destaca-se o escritor José Luandino Vieira, nascido no concelho de Ourém em 1935, e ao qual vão ser dedicadas as Jornadas” Luuandando – As Estórias de Ontem, Hoje e Amanhã – Vida e Obra de José Luandino Vieira”, organizadas pelo Município de Ourém e pela Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 24 e 25 de janeiro.

Neste âmbito e também para celebrar o MIBE, todos os Agrupamentos de Escolas do nosso concelho irão desenvolver trabalhos alusivos à vida e obra deste escritor para posteriormente virem a integrar a exposição “Luuandando pelas escolas de Ourém” na Biblioteca Municipal de Ourém de 6 a 31 de janeiro.

A equipa da BE

Projeto de leitura "Vai e vem"

Os nossos alunos do Pré-escolar do Centro Escolar da Carvoeira têm ido com regularidade ao espaço da Biblioteca para levarem para casa um livro à sua escolha, para ser lido em família. Para que esta atividade seja ainda mais atrativa e para que os livros se mantenham protegidos e bem cuidados,  as educadoras Lídia e Joana, com a colaboração das crianças dos seus grupos fizeram estes lindíssimos sacos. 

Assim, quem é que não tem vontade de colocar um livro lá dentro para poder usar uma destas pequenas obras de arte ? 

 CONCURSO CONCELHIO DE LEITURA 2023-2024

Alunos vencedores da Fase Escolar apurados para a Fase Municipal

  

1º CEB

1.º lugar: Carolina Simões Francisco - 4.º ano - turma RC/B

2.º lugar: Carolina Ferreira Capitão - 4.º ano - turma ESP/B

3.º lugar: Lucas Lopes Saraiva - 4.º ano - turma URQ/B

 

2º CEB

1.º lugar: Catarina Antunes Oliveira - n.º 4, 5.ºB

2.º lugar: Diogo Lopes Barbosa - n.º 7, 5.ºA

 

3º CEB

1.º lugar: Carolina Inácio dos Santos - n.º 3, 8.ºB

2.º lugar: Vítor Carvalho Duarte - n.º 15, 9.ºC

 

Agradecemos a todos os alunos que participaram nesta fase escolar, assim como aos docentes envolvidos e deixamos os nossos sinceros PARABÉNS aos alunos apurados que irão representar o nosso Agrupamento na Fase Municipal, que irá decorrer em Ourém, no dia 9 de abril.

A Equipa da Biblioteca Escolar


OS MELHORES LEITORES E OS LIVROS MAIS REQUISITADOS DO 1.º SEMESTRE

TOP+ DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Os vencedores do mês de março do nosso TOP+ foram: 

 

 no 2.º Ciclo do Ensino Básico:

Leonardo Duarte – 6.ºA

O livro mais requisitado neste ciclo de ensino foi             

 "O Diário de um Banana" de Jeff Kinney.                                          

 

 no 3.º Ciclo do Ensino Básico as melhores leitoras foram:

Andreia Lourenço - 8ºA

Carolina Santos - 8ºB

No terceiro ciclo os livros mais requisitados foram os da banda desenhada " Astérix…” de R. Goscinny e A. Uderzo.

 

Parabéns!

A equipa da BE

 


Crescer a ler, ler para crescer!

A equipa da Biblioteca Escolar, durante este mês de dezembro, levou aos alunos do 1.º ciclo de todas as escolas do Agrupamento, o conto “As senhoras das Capinhas Pretas” incluído no livro Contos para Rir de Luísa Ducla Soares. Trata-se de uma história simples, mas divertida, que envolveu os alunos e contribuiu para o enriquecimento do vocabulário e do alargamento de conhecimentos sobre o mel e as suas diversas utilizações. Esta história permitiu ainda a exploração de vocabulário, nomeadamente os nomes coletivos.

A equipa da BE é sempre recebida com agrado pelos docentes e alunos dos vários estabelecimentos de ensino e é também com prazer que vamos ao encontro dos mais novos, lendo e dinamizando atividades promotoras da leitura

Histórias às Baldadas  e  À procura do erro …

Os concursos da BE estão de volta! 

Participa!

MIBE

Durante o mês de outubro celebrou-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar.

O tema este ano letivo foi "Biblioteca Escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar"

Partindo desta frase, os nossos alunos do 2.º e 3.º ciclo participaram todos, com o apoio dos docentes de Português, numa atividade proposta pela rede concelhia de Bibliotecas de Ourém, criando textos para completar a frase "Biblioteca Escolar o meu lugar preferido para..."

Foi escolhida uma frase por turma que foi escrita em papel para incluir uma exposição na Biblioteca e posteriormente gravada em registo áudio para passar na rádio ABC Ourém, Portugal, no Dia Internacional da Biblioteca Escolar, 23 de outubro. 


A comemoração da Semana da Leitura iniciou-se, na escola sede do nosso Agrupamento, no dia 27 de março, no espaço da BE do Centro Escolar da Carvoeira com a apresentação à comunidade escolar da “Lenda de Rio de Couros”. Esta atividade, dinamizada pelos alunos que frequentam as sessões de Reeducação da Dislexia, Disortografia e Discalculia e docentes de Educação Especial em articulação com o nosso Projeto Cultural de Escola, “Implic’ARTE” e teve como objetivo dar a conhecer a pesquisa feita sobre o património cultural local.

As atividades continuaram ao longo da semana com a pausa para leitura em todo o Agrupamento, na quarta-feira, dia 29 de março, das 10h e 45m às 11h, com leituras de textos e poemas nos espaços escolares da nossa escola sede pelos alunos da turma do 5.º A com a professora de Português, Cândida Dias,  com a deslocação dos alunos da turma do 5.º B, acompanhados pela Diretora de Turma, professora Cândida Dias e pela docente Noémia Castelão  à ACITI com o objetivo de estabelecer laços entre gerações e proporcionar aos alunos e aos utentes da Associação um momento de partilha de conhecimento e convívio literário.

Foram também feitas sugestões de leitura, com apresentações de livros realizadas por alunas das turmas do 6.º B, Alicia Costa, Bianca, Carolina Alves e Francisca Barbosa e do 7.ºA, Andreia Lourenço e Maria Inês Henriques, que deram a conhecer a diversas turmas do 2.º e 3.º ciclo, de forma muito dinâmica e atrativa, livros que leram, quer da nossa Biblioteca, quer pessoais e que, creio poder afirmar com alguma certeza, deixaram alguns alunos com vontade de os descobrir.

Durante esta semana recebemos dois encarregados de educação, de duas alunas do 6ºB, que quiseram partilhar, com os restantes elementos da turma, os seus livros preferidos que marcaram, de alguma forma, a sua vida pessoal e/ou profissional.

A primeira Encarregada de Educação foi a Paula Barbosa, docente do nosso Agrupamento e mãe da aluna Francisca Barbosa, nº13 que nos apresentou, juntamente com a sua filha, o livro “A mamã Maravillha”, da escritora Orianne Lallemand. Este livro retrata os estados de espírito e os sentimentos de uma mãe vistos através dos olhos do seu filho e tem um enorme valor sentimental para as duas, já que o mesmo tinha sido oferecido por uma grande amiga da mãe e foi lido muitas vezes durante a infância da Francisca.

Recebemos ainda o Encarregado de Educação Nelson Costa, engenheiro ambiental de profissão e pai da aluna Alícia Costa, nº2. Aqui, assistimos a uma apresentação de vários livros, revistas e jornais que tinham marcado pela positiva o percurso de vida pessoal e profissional deste Encarregado de Educação. Algumas das obras apresentadas estavam na língua francesa (já que o pai da aluna nasceu e viveu muitos anos em França), nomeadamante “Le Petit Prince”, de Antoine de Saint-Exúpery e alguns livros de banda desenhada. Desta apresentação, destaco os seguintes livros: “Antes que o café arrefeça”, de Toshikazu Kawaguchi e “Os Contos de Miguel Torga”, de Jorge Marinho.

Todos os alunos da turma demonstraram grande interesse e entusiasmo durante as apresentações acima descritas.

Por último, recebemos também a Encarregada de Educação Tânia Bento Moreira, Educadora de Infância e mãe da aluna nº 8,  Ema Rodrigues do 7º B. Esta mãe apresentou, de forma muito expressiva, o livro Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa, de Judith Kerr, um clássico da literatura juvenil inspirado na segunda guerra mundial. Esta encarregada de educação ofereceu ainda a cada aluno um marcador de livros com uma frase inspiradora “Livros são sonhos que seguramos nas mãos”

Muito obrigada a todos por terem aceite o convite da Biblioteca Escolar e pela disponibilidade demonstrada!

O Bicho de Sete Cabeças, de Carmen Zita Ferreira

Trabalho realizado pelos alunos do 2.º ano do Centro Escolar da Carvoeira que trabalharam, com a docente Maria da Luz Neves em sala de aula, com os exemplares dos livros existentes na nossa Biblioteca, o livro "O Bicho de sete cabeças", o qual agradou bastante a toda a turma.

No âmbito da atividade “Histórias à vista -Encontros com o escritor Carlos Nuno Granja", proposta pela Biblioteca Municipal de Ourém em parceria com as Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos do concelho e destinada aos alunos do Pré-escolar e 1.º Ciclo, recebemos esta segunda-feira, dia 13, este autor na Biblioteca do Centro Escolar da Carvoeira. Foram realizadas 3 sessões à volta de vários livros publicados por este escritor, destinadas a todos os alunos deste centro escolar e, como podemos ver pelas imagens, estas decorreram de forma muito dinâmica e divertida com uma grande interação entre o autor e o nosso público infantil.

Foi mais um momento em que a leitura proporcionou prazer, divertimento e conhecimento!

Concurso Nacional de Leitura

Fase Municipal

Decorreu, no passado dia 28 de fevereiro, a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura, no Teatro Municipal de Ourém. O nosso Agrupamento foi muito bem representado pelos alunos apurados na Fase Escolar, destacando-se a aluna Catarina Antunes Oliveira do 4º ano, da Escola Básica de Casal dos Bernardos, que ficou apurada para a Fase Intermunicipal.

No que respeita ao 2º ciclo, os alunos Rodrigo Mateus do 5ºB e Alícia Costa, do 6ºB, não foram apurados para a fase seguinte, no entanto, dignificaram o nosso Agrupamento pelo empenho demonstrado no cumprimento dos diferentes desafios relativos à obra lida.

Também as alunas Andreia Lourenço do 7ºA e Marisa Lopes do 9ºA, em representação do 3º ciclo, sentiram o dever cumprido, pela experiência numa situação enriquecedora ao nível de competências, como é este concurso.

A Coordenadora da Biblioteca acompanhou os alunos e mostrou o seu agrado face ao bom desempenho de cada um deles, que “venceram” pela seriedade e sentido de responsabilidade com que representaram o Agrupamento.

Para a Catarina Oliveira que vai continuar neste percurso do CNL, começando a sua prestação já no próximo dia 31 de março, ficam os nossos parabéns e um desejo de boa sorte.

Para os restantes alunos do 2º e do 3º ciclo, para além dos parabéns merecidos, fica o desafio de continuarem a ler e, quem sabe, de participarem nas próximas edições do CNL.

Um agradecimento também a todos os outros alunos que realizaram a Fase Escolar deste concurso, bem como aos docentes e encarregados de educação que se disponibilizaram para colaborar e apoiar os seus alunos/educandos na participação nesta iniciativa.

 

A equipa da BE



Projeto “Calça-me um conto”_ 6ºA e 6ºB

No âmbito da temática do conto tradicional, os alunos do 6ºA e do 6ªB, na disciplina de Português e com a ajuda das docentes Patrícia Barros e Vânia Febra, realizaram o projeto “Calça-me um conto”.

Este projeto foi realizado em pequenos grupos e consistia em colocar, numa caixa de sapatos, imagens, objetos e/ou desenhos que retratassem os momentos mais importantes de um conto tradicional, à sua escolha.

Com o auxílio da caixa, os alunos recontaram, oralmente, o conto aos restantes colegas.

Todos os alunos empenharam-se bastante na atividade e o resultado foi fantástico!

A rádio vem à Biblioteca

No âmbito da atividade “A Rádio vem à Biblioteca”, dinamizada pela Biblioteca

Municipal de Ourém e proposta no Grupo de Trabalho Concelhio da rede de

bibliotecas no qual a nossa Biblioteca Escolar está incluída, vão ser apresentados 2

registos áudio realizados pelos alunos com maior número de requisições de livros na

nossa Biblioteca (um do 2.º e outro do 3.º ciclo) para serem divulgados numa emissão

especial da Radio ABC Portugal-Ourém, no dia 13 de fevereiro, Dia Mundial da Rádio.

Irão participar as alunas Alicia Costa, do 6.º B e Andreia Lourenço, do 7.º A, que falarão

sobre um dos livros da Biblioteca que mais gostaram de ler.

16ª Edição – 2022/2023

Alunos Vencedores da Fase Escolar

Apurados para a Fase Municipal


1º CEB

1.º lugar: Simão Duarte Pereira - RC/B - 4.º ano.

2.º lugar: João António Vicente Caetano - MAT/B - 4.º ano.

3.º lugar: Catarina Antunes Oliveira - CB/B - 4.º ano.

2º CEB

1.º lugar: Rodrigo Mateus, n.º 13, 5.ºB

2.º lugar: Alicia Costa, n.º 2, 6.ºB

3º CEB

1.º lugar: Andreia Lourenço, n.º 3, 7.ºA

2.º lugar: Marisa Lopes, n.º 11, 9.ºA

Agradecemos a todos os alunos que participaram nesta fase escolar, assim como aos docentes envolvidos e deixamos os nossos sinceros PARABÉNS aos alunos apurados que irão representar o nosso Agrupamento na Fase Municipal que irá a decorrer em Ourém, no próximo dia 28 de fevereiro.


À PROCURA DO ERRO...

Decorreu, no no espaço da Biblioteca Escolar, uma breve sessão para a entrega do prémio às vencedoras deste  concurso no 1.º período.

 As alunas premiadas foram a Andrea Rodrigues do 6.ºB e a Carolina Santos do 7.º B, que receberam das mãos da nossa Diretora um livro, uma pequena oferta simbólica.

Estiveram ainda presentes neste breve evento as docentes de Português das alunas, professoras Vânia Febra e Dina Marques e a docente Cândida Dias, elemento da equipa da BE.

PARABÉNS Andrea e Carolina!


Atividades/Divulgação

TOP+ DA BE 

novembro/dezembro

No nosso TOP+  dos meses de novembro  e dezembro os alunos com mais requisições para leitura domiciliária e os livros mais lidos foram

2.º Ciclo - Jaspreet Kaur – 6ºB

Livro mais requisitado: Missão Impossível, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

3.º Ciclo - Andreia Lourenço – 7ºA e Rodrigo Bastos – 9ºA

Livro mais requisitado: Cortei as Tranças, de António Mota

Concurso Nacional de Leitura 16.ª edição -2023 

Mais uma vez, o nosso Agrupamento aderiu ao Concurso Nacional de Leitura e a Fase Escolar está quase aí!

Aqui ficam as datas:

TOP+ DA BE 

Estamos de volta com o nosso TOP de leitores com mais requisições de livros e dos livros mais lidos nos meses de setembro e outubro

2.º Ciclo - Alicia Costa e Carolina Alves, do 6.º B 

Livro mais requisitado: Diário de um Banana, Jeff Kinney 

3.º Ciclo - Soraia Rodrigues, 7.º A 

Livro mais requisitado: a coleção Uma Aventura, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada 


Tradições

Este foi o tema escolhido pela equipa da Biblioteca para dar a conhecer algumas tradições que se celebram no final do mês de outubro e no inicio de novembro: o Dia das Bruxas (Halloween) e o Pão por Deus. Assim, se tiveres curiosidade em saber mais sobre estas datas vai até à Biblioteca e observa o placard com a exposição alusiva a estes eventos.


"Dentro ou fora de mim, cada dia acontece algo que me surpreende, algo que me comove, desde a possibilidade do impossível até todos os sonhos e ilusões. Essa é a matéria da minha escrita, por isso escrevo e por isso me sinto tão bem escrevendo aquilo que sinto."

José Saramago

MIBE - MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Neste mês de outubro celebra-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e, à semelhança de anos anteriores, esta tem sido uma atividade do PAA da Biblioteca, dinamizada em articulação com o Grupo de Trabalho da rede concelhia de bibliotecas. Este ano decidiu-se conciliar o tema proposto pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE): Ler para a paz e harmonia globais, com a comemoração do centenário do nascimento do escritor José Saramago. As sugestões de atividades surgidas na reunião do grupo de trabalho foram mostrar que o pensamento de Saramago se enquadra no tema proposto, através da divulgação de alguns excertos dos seus discursos, aquando da entrega do Prémio Nobel da Literatura e de outros textos/obras que vamos expor na Biblioteca. Propôs-se também divulgar a vida e obra do escritor junto de todos os níveis de ensino.

Damos a conhecer aqui ao lado alguns livros de José Saramago disponíveis na nosso catálogo e apresentamos abaixo alguns excertos de textos/discursos do nosso Prémio Nobel da Literatura que vão estar expostos na Biblioteca.

  Discurso pronunciado na Academia Sueca – 7 de dezembro de 1998 (excerto)


“Foi-nos proposta uma Declaração Universal de Direitos Humanos, e com isso julgámos ter tudo, sem repararmos que nenhuns direitos poderão subsistir sem a simetria dos deveres que lhes correspondem, o primeiro dos quais será exigir que esses direitos sejam não só reconhecidos, mas também respeitados e satisfeitos. Não é de esperar que os governos façam nos próximos cinquenta anos o que não fizeram nestes que comemoramos. Tomemos então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa. Com a mesma veemência e a mesma força com que reivindicarmos os nossos direitos, reivindiquemos também o dever dos nossos deveres. Talvez o mundo possa começar a tornar-se um pouco melhor.”


Discurso pronunciado no banquete Nobel – 10 de dezembro de 1998 (excerto)


 “O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever.

Às quatro da madrugada, quando a promessa de um novo dia ainda vinha em terras de França, levantava-se da enxerga e saía para o campo, levando ao pasto a meia dúzia de porcas de cuja fertilidade se alimentavam ele e a mulher.

Viviam desta escassez os meus avós maternos, da pequena criação de porcos que, depois do desmame, eram vendidos aos vizinhos da aldeia, Azinhaga de seu nome, na província do Ribatejo. Chamavam-se Jerónimo Melrinho e Josefa Caixinha esses avós, e eram analfabetos um e outro. No inverno, quando o frio da noite apertava ao ponto de a água dos cântaros gelar dentro da casa, iam buscar às pocilgas os bácoros mais débeis e levavam-nos para a sua cama.

Debaixo das mantas grosseiras, o calor dos humanos livrava os animaizinhos do enregela- mento e salvava-os de uma morte certa. Ainda que fossem gente de bom carácter, não era por primores de alma compassiva que os dois velhos assim procediam: o que os preocupava, sem sentimentalismos nem retóricas, era proteger o seu ganha-pão, com a naturalidade de quem, para manter a vida, não aprendeu a pensar mais do que o indispensável.”

 

Carta para Josefa, minha avó - José Saramago

 Tens noventa anos. És velha, dolorida. Dizes-me que foste a mais bela rapariga do teu tempo — e eu acredito. Não sabes ler. Tens as mãos grossas e deformadas, os pés encortiçados. Carregaste à cabeça toneladas de res­tolho e lenha, albufeiras de água. Viste nascer o sol todos os dias. De todo o pão que amassaste se faria um ban­quete universal. Criaste pessoas e gado, meteste os bácoros na tua própria cama quando o frio ameaçava gelá-los. Contaste-me histórias de aparições e lobisomens, velhas questões de família, um crime de morte. Trave da tua casa, lume da tua lareira — sete vezes engravidaste, sete vezes deste à luz.

Não sabes nada do mundo. Não entendes de política, nem de economia, nem de literatura, nem de filosofia, nem de religião. Herdaste umas centenas de palavras práticas, um vocabulário elementar. Com isto viveste e vais vivendo. És sensível às catástrofes e também aos casos de rua, aos casamentos de princesas e ao roubo dos coelhos da vizinha. Tens grandes ódios por motivos de que já perdeste lembrança, grandes dedicações que assen­tam em coisa nenhuma. Vives. Para ti, a palavra Vietname é apenas um som bárbaro que não condiz com o teu círculo de légua e meia de raio. Da fome sabes alguma coisa: já viste uma bandeira negra içada na torre da igreja. (Contaste-mo tu, ou terei sonhado que o conta­vas?) Transportas contigo o teu pequeno casulo de inte­resses. E, no entanto, tens os olhos claros e és alegre. O teu riso é como um foguete de cores. Como tu, não vi rir ninguém.

Estou diante de ti, e não entendo. Sou da tua carne e do teu sangue, mas não entendo. Vieste a este mundo e não curaste de saber o que é o mundo. Chegas ao fim da vida, e o mundo ainda é, para ti, o que era quando nasceste: uma interrogação, um mistério inacessível, uma coisa que não faz parte da tua herança: quinhentas pala­vras, um quintal a que em cinco minutos se dá a volta, uma casa de telha-vã e chão de barro. Aperto a tua mão calosa, passo a minha mão pela tua face enrugada e pelos teus cabelos brancos, partidos pelo peso dos carregos — e continuo a não entender. Foste bela, dizes, e bem vejo que és inteligente. Por que foi então que te roubaram o mundo? Quem to roubou? Mas disto talvez entenda eu, e dir-te-ia o como, o porquê e o quando se soubesse esco­lher das minhas inumeráveis palavras as que tu pudesses compreender. Já não vale a pena. O mundo continuará sem ti — e sem mim. Não teremos dito um ao outro o que mais importava.

Não teremos, realmente? Eu não te terei dado, por­que as minhas palavras não são as tuas, o mundo que te era devido. Fico com esta culpa de que me não acusas — e isso ainda é pior. Mas porquê, avó, por que te sentas tu na soleira da tua porta, aberta para a noite estrelada e imensa, para o céu de que nada sabes e por onde nunca viajarás, para o silêncio dos campos e das árvores assombradas, e dizes, com a tranquila serenidade dos teus noventa anos e o fogo da tua adolescência nunca perdida: «O mundo é tão bonito, e eu tenho tanta pena de morrer!»

É isto que eu não entendo — mas a culpa não é tua.

José Saramago, Deste Mundo e do Outro (1971)


Para mais informações sobre a comemoração do centenário consultar:

Centenário Fundação José Saramago www.josesaramago.org/centenario/w 

Exposição realizada com o resultado dos  trabalhos dos alunos do 5.º e 6.º ano de escolaridade  que corresponderam ao desafio lançado pelas docentes de Português, Cândida Dias e Patrícia Barros, no âmbito do estudo da obra "A maior Flor do Mundo".

Livro mais requisitado no 2.º ciclo.

OS MELHORES LEITORES E OS LIVROS MAIS REQUISITADOS DOS MESES DE ABRIL/MAIO

TOP + DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Os vencedores dos meses de abril/maio do nosso TOP+ foram 

 no 2.º Ciclo do Ensino Básico:

Carolina Manalvo - 5ºB

 no 3.º Ciclo do Ensino Básico:

Adriana Gomes - 8ºA

Ivo Sousa - 9ºB


Parabéns!

A equipa da BE

Livros mais requisitados no 3.º ciclo.

CONCURSO “À PROCURA DO ERRO…”

Vencedor

 3º período

Este concurso dinamizado pela Biblioteca Escolar (BE), visa motivar, incentivar e valorizar os participantes na descoberta de erros da língua portuguesa e no enriquecimento de vocabulário. Decorreu ao longo do ano letivo e foi salutar contar com a participação dos alunos do 2º e 3º ciclo.

Em cada período foram apresentados desafios, levando os alunos a seguirem as pegadas do Detetive Parágrafo Da Silva Travessão, para aprenderem e resolverem os desafios da Sessão de Criminologia Linguística.  Os alunos “detetives” participaram com muito interesse nas investigações e resolveram os “crimes” apresentados, contra a Língua Portuguesa, de forma eficaz.

 A vencedora do concurso neste 3º período foi a aluna Alicia Costa do 5.ºB, a quem foi oferecido, pela Diretora do nosso Agrupamento, Dra. Cláudia Campos, um prémio. Esta entrega ocorreu no dia 14 de junho, no espaço da BE   e contou ainda com a presença da Diretora de Turma, professora Patrícia Pereira, da docente Cândida Dias, coadjuvante na disciplina de Português e de todos os alunos da turma do 5.ºB.

A equipa da BE felicita a vencedora e agradece a todos os alunos que ao longo do ano letivo participaram e tornaram possível a concretização deste desafio.

Esperamos poder continuar a contar convosco no próximo ano letivo!

Histórias às Baldadas

Vencedores 3.º período

Neste 3.º período continuámos a propor aos nossos alunos que dessem asas à imaginação e escrevessem… Assim, recorrendo aos cartões retirados dos nossos baldes, foram produzidos vários tipos de texto: poesia, descrição, carta, notícia convite… e o vencedor foi: o convite!

A Carolina Santos do 6.ºB foi a vencedora do nosso concurso neste 3.º período com o texto que passamos a transcrever:

Texto: Convite

A minha festa de aniversário

Olá!

Caso não saibas, sou a Carolina da tua turma. Venho por este meio convidar-te para a minha festa de aniversário, que se irá realizar no dia dezanove de setembro, pelas 16:00h.

Podes trazer fato de banho para brincarmos na piscina. Vamos também fazer muitas outras atividades, como por exemplo: saltar à corda, dançar, jogar à cabra cega…

Haverá bolo, outros doces e muita animação.

Podes confirmar a tua presença até dia dezassete de setembro através deste número: 912364911.

Conto contigo!

Carolina Santos – 6º B

 

 

À procura do erro…

 

Vencedor 2º período

 

Este período o concurso da Biblioteca Escolar continuou a ter muitos participantes e vários a acertarem nos desafios, mas, desta vez, tivemos um vencedor, ou melhor uma vencedora que se destacou por ter descoberto quase todos e ter conseguido obter o maior número de letras para formar a palavra pretendida: “INVESTIGAÇÃO”.

Essa aluna foi a …

                      Andrea Rodrigues do 5.º B!

 

                                                                                       Parabéns Andrea!!!

                                                                                       A equipa da BE




À PROCURA DO ERRO...

Decorreu no passado dia 27 de abril , no espaço da Biblioteca Escolar, uma breve sessão para a entrega do prémio à vencedora  do 2.º período deste concurso. 

 A aluna premiada foi a Andrea Rodrigues do 5.ºB, também uma das 3 vencedoras no 1.º período, que recebeu das mãos da nossa Diretora um livro, uma  pequena oferta simbólica.

Estiveram ainda presentes neste simples evento a Diretora de Turma da aluna, professora Patrícia Pereira e a docente Cândida Dias, elemento da equipa da BE.

PARABÉNS Andrea!

 De  volta  ao Jardim de Infância

Um grupo de alunas do 9.ºano: a Ana Oliveira, a Beatriz Sousa; a Juliana Lourenço, a Matilde Alves e a Matilde Ferreira, do 9-º A e a Lara Martins do 9.º B,  em articulação com a BE, prepararam e ensaiaram uma história infantil " O monstro das festinhas"de Carla Antunes, que levaram às salas do Jardim de Infância do Centro Escolar da Carvoeira.Uma história sobre um monstro que não é mau e que o maior desejo que tem é... que lhe façam festinhas! Um livro sobre carências, afectos e Amor. 


Histórias às Baldadas

Vencedores 2.º Período

 

O novo concurso da Biblioteca, Histórias às baldadas, que pretende motivar os alunos para o desenvolvimento da produção escrita, superou as expetativas da equipa da BE!

 

Foram muitos os participantes, sobretudo do 2.º ciclo, que aceitaram este desafio e que ocuparam algum do seu tempo livre a escrever convites, receitas, notícias, textos descritivos e até poéticos!

 

Todos os textos produzidos no espaço da Biblioteca Escolar e aí entregues foram lidos e avaliados pela equipa da BE. Não foi fácil escolher os vencedores, mas conseguimos! Assim, neste segundo período, os melhores textos de cada categoria foram redigidos por:

 

              Receita - Andrea Rodrigues, 5.º B

              Convite- Bianca Pimpão, 5.º B

             Texto Poético- Francisca Barbosa, 5.º B


Nas categorias de Texto descritivo e Notícia, não foi possível encontrar um texto vencedor, porque, apesar de escritos corretamente, os textos não correspondiam às características definidas para estes tipos de texto.


Parabéns a todos os participantes pelo esforço desenvolvido e em especial às três vencedoras!


Aqui ficam os textos vencedores:


Tipo de Texto: Convite

Palavra obrigatória a utilizar no texto, retirada ao acaso do nosso “balde dos convites”: Festa

Autora do texto: Bianca Pimpão, 5.º B

Texto elaborado:                                      

Aniversário

Queridos amigos:

Convido-vos para a minha festa de aniversário, que se realizará no dia 54 de fevereiro, na rua Marginal, 98 Faletia.

Só vos peço que tragam fato de banho porque vai haver uma festa na piscina, com muiiiiiiitos doces!!!

Também vai haver uma mesa para desenhar, um monte de peluches, livros para aprofundar a nossa criatividade, um jardim cheiinho de flores muito bonitas e, claro, não me posso esquecer dos animais: cãezinhos bebés e adultos, uma gaiola enorme com muitos pássaros, gatos e dois coelhinhos.

Gostaria muito que viesses!

Cumprimentos,

Bianca

 Tipo de Texto: Receita

Palavra obrigatória a utilizar no texto, retirada ao acaso do nosso “balde das receitas”: Amor

Autora do texto: Andreia Rodrigues, 5.º B

Texto elaborado:                                      

Receita de amor

Ingredientes:

3 xícaras de carinho;

1 pitada de amizade;

10 litros de sinceridade;

2 colheres de sopa de açúcar baunilhado de confiança;

15 colheres de sopa de verdades;

50 colheres de café de Amor.

Como fazer:

Numa taça adicionar o carinho e a amizade e um pouco de água. Numa tigela à parte, adiciona as verdades, o amor e três ovos de ansiedade.

Na taça do carinho adiciona-se o resto da outra tigela e os ingredientes que faltam.

Depois de esperar 1h e 30m a receita está feita.

Bom apetite!

A equipa da BE


Tipo de Texto: Poético

Palavra obrigatória a utilizar no texto, retirada ao acaso do nosso “balde das poesias”: Família

Autora do texto: Francisca Barbosa, 5.º B

Texto elaborado:       

 

Família

A minha família

É o meu porto seguro

Ela fica comigo

Quando eu a procuro.

 

A minha mãe

Gosta de estar comigo

Porto-me mal

E ela dá-me um castigo!

 

O meu pai é muito lindo

Ainda bem que saio a ele…

Gosto de brincar com o meu pai

Mas gosto muito de estar ao pé dele!

 

Eu adoro a minha família

Ela é diferente.

O amor que tenho por ela

Explode-me a mente.

“Poisson d’avril”

O Departamento de Línguas, nomeadamente os docentes de Francês, decidiram neste período desenvolver com os alunos uma atividade característica do dia 1 de abril em França: o “Poisson d’avril”.

Em colaboração com a Biblioteca Escolar, nas aulas de Francês, os alunos de todas as turmas do 3º ciclo escreveram palavras com significado positivo dentro de peixes de papel, que posteriormente foram afixados no espaço da Biblioteca dando origem a esta pequena exposição.

Há várias explicações para a origem desta tradição (que atualmente se comemora colando pequenos peixes de papel nas costas dos colegas, amigos e familiares), mas algumas das mais comuns são que esta expressão data do sec.  XVII. Em 1564, o rei Charles IX decidiu que o primeiro dia do ano seria o dia 1 de janeiro enquanto que anteriormente era o dia 1 de abril. A partir desse ano houve quem continuasse a trocar prendas, mas fazendo pequenas brincadeiras.

Uma outra versão assegura que o peixe (poisson) vem do signo do zodíaco “Peixes” que se considera ser o último signo do inverno.

Deste modo, no início do século XX, enviavam-se postais no dia 1 de abril, ilustrados com pequenos peixes, para se desejar amor, amizade e felicidade!  

OS MELHORES LEITORES E OS LIVROS MAIS REQUISITADOS DO MÊS DE MARÇO

TOP + DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Os vencedores do mês de março do nosso TOP+ foram 

 no 2.º Ciclo do Ensino Básico:

Andrea Rodrigues - 5ºB

Carolina Alves - 5ºB

O livro mais requisitado neste ciclo de ensino continuou a ser

 "A viúva e o papagaio" de Virginia Woolf.


 no 3.º Ciclo do Ensino Básico:

Ana Oliveira - 9ºA

Ivo Sousa - 9ºB

No  terceiro ciclo o livro mais requisitado foi "Ofantasma de Canterville" de Oscar Wilde.

Parabéns!

A equipa da BE

TOP + DA BIBLIOTECA ESCOLAR 

 OS MELHORES LEITORES E OS LIVROS MAIS REQUISITADOS

As melhores leitoras do 2.º ciclo durante os meses de janeiro e fevereiro foram as alunas: Carolina Alves do 5º B e a Carolina Santos do 6º B;

O livro mais requisitado neste ciclo de ensino foi "A viúva e o papagaio" de Virginia Woolf.

No terceiro ciclo o aluno com mais requisições foi o Ivo Sousa do 9.º B e o livro mais requisitado foi "O rapaz ao fundo da sala" de Onjali Q. Raúf.

Continuem a ler assim!

Parabéns!!!

A equipa da BE

Novo concurso da Biblioteca!

HISTÓRIAS ÀS BALDADAS é o novo desafio proposto pela Biblioteca Escolar.

Desafia-te! Usa a tua imaginação e escreve O TEU TEXTO!!!

Objetivos


O c o n cu rso de o r re r á  q u i n ze n a l m e n t e  e reali z a r- s e - á  a t é  a o  f i n al d o a n o  l e t i vo ( 2 1 / 22) ;



Decorreu na segunda-feira, dia 21, no Auditório do piso 1 do Edifício-Sede do Município de Ourém, a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura para o 1º e 2º ciclo. O nosso Agrupamento foi muito bem representado pelos alunos vencedores da Fase Escolar:  O Simão Pereira, do 3.º ano da EB1 de Rio de Couros; a Nicole Neves, do 3.º ano do Centro Escolar da Carvoeira; a Catarina Oliveira do 3.º ano da EB1 de Casal dos Bernardos; a Carolina Santos, do 6.º B e a Alicia Costa do 5.º B.

Parabéns a todos pela participação e em especial à aluna Catarina Oliveira do 3.º ano da EB1 de Casal dos Bernardos que foi uma das vencedoras e irá representar o nosso concelho na Fase Intermunicipal, em Vila Nova da Barquinha.

A equipa da BE

 

 


Na quarta-feira, dia 23 de fevereiro, encerrou-se a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura com a realização da prova destinada aos alunos do 3.º Ciclo e Ensino Secundário e Profissional. A prova teve lugar, mais uma vez, no Auditório do piso 1 do Edifício-Sede do Município de Ourém e contou com uma boa participação do nosso Agrupamento, representado pelos alunos: António Daniel Ferreira Gonçalves, do 9.ºA e Luís Manuel Vicente Caetano, do 7.ºB.  O aluno António Daniel Ferreira  Gonçalves  obteve o segundo lugar nesta prova sendo um dos apurados para representar o concelho de Ourém na Fase Intermunicipal, que irá decorrer no próximo mês de abril em Vila Nova da Barquinha. Parabéns!

A equipa da BE

Ulisses no mar das sereias

Encontram-se expostos na nossa Biblioteca os trabalhos realizados pelos alunos do 6º ano durante as aulas de Português no âmbito  do estudo da obra "Ulisses" de Maria Alberta Menéres.

O espaço da Biblioteca ganhou vida e cor com estas figuras de sereias desenhadas de acordo com a imaginação e talento de cada um.

A equipa da BE

Alunos apurados para a Fase Municipal

1.º CEB                                                2.º CEB                                        3.º CEB  

                                                                                                       

 Simão Duarte Pereira                   Carolina Inácio dos Santos,            António Daniel F. Gonçalves,

   n.º 6 do 3.º ano - turma RC/B       n.º3, 6ºB                                             n.º2, 9.º A                  

                                                             

Nicole Rodrigues Neves                   Alicia Costa, n.º2, 5.ºB                   Luís Manuel V. Caetano, n.º9,

n.º 14 do 3.º ano - turma CAR/C                                                                 7.ºB

 

 Catarina Antunes Oliveira

n.º 10 do 3.º ano - turma CB/B


Suplentes:                                                Suplente:                                      Suplente:

  Rafael Simões Valente                          Andrea Sofia Rodrigues,         Diana Marques da S. Lima,

n.º 13 do 4.º ano - turma URQ/B              n.º 4 5.ºB                                   n,º3, 7.ºA

 

 Rodrigo Vieira Marques

n.º 10 do 4.º ano - turma MAT/ B

Ainda o MIBE e a criatividade dos nossos alunos...

Textos criados, na disciplina de Português, no âmbito do MIBE e colocados em livro no Story Jumper, na disciplina de @rte Digital:

6ºA

Miguel, Luís, João Ferreira e João Carril:


 www.storyjumper.com/book/read/117018612/6184079b6d4ed#page/6

 

Soraia, Maria Inês, Pedro e Rodrigo:

 

https://www.storyjumper.com/book/read/117463972/61884107ad6b4

 

Maria da Glória, Lucas Sousa, João Mendes:

 

https://www.storyjumper.com/book/read/117463462/618406802a5ba

 

Andreia, Sara, Enzo, Jaylen:

 

https://www.storyjumper.com/book/read/116901272

 

Iara, Tomás, Martim, Alessandro:

 

https://www.storyjumper.com/book/read/116904452/617ac0a320e1f


CONCURSO “À PROCURA DO ERRO…”

Vencedores 1º período

 

Este concurso dinamizado pela Biblioteca Escolar (BE), que tem contado com uma participação muito positiva dos alunos do 2º e 3º ciclo, teve como vencedoras dos desafios apresentados no 1.º período as alunas Andrea Rodrigues do 5.º B, Beatriz Sousa do 9.º A e Luna Ferreira também do 9.º A. Com o objetivo de valorizar e incentivar o empenho demonstrado na descoberta de erros da língua portuguesa, foi entregue a estas alunas um pequeno prémio.

Este momento, decorreu, no intervalo da manhã da passada 4ª feira, no espaço da BE e contou com a presença da Diretora do nosso Agrupamento que foi convidada a proceder à entrega dos prémios, dos elementos da equipa da Biblioteca e ainda com alguns alunos que fizeram questão de estar presentes.

A equipa da BE felicita estas alunas e deixa aqui o apelo à participação nos novos desafios do 2.º período!


TOP + DA BIBLIOTECA

1.º período

Alunos com mais requisições


2.º ciclo


setembro/ outubro

              Bianca Pimpão – 5.ºB

                                         novembro/dezembro 

                Carolina Santos 6.ºB

3.º ciclo

setembro/outubro

Rodrigo Marques – 9.ºA

novembro/dezembro 

Ana Oliveira – 9.ºA



Os livros mais requisitados

2.º ciclo

Aventuras da Bia e o Unicórnio, Dana Simpson

    O Bando das Cavernas, Nuno Caravela

   3.º ciclo

O Bando das Cavernas,Nuno Caravela

    Harry Potter - J.k. Rowling



Crescer a ler, ler para crescer

Caiu um bocado do céu em cima da minha cabecinha!

A equipa da Biblioteca Escolar, durante o mês de novembro, levou aos alunos do 1º e 2º ano das escolas do Agrupamento, o conto “O céu está a cair” de Luísa Ducla Soares. Trata-se de uma história simples, mas muito animada, que envolveu os alunos e os transportou para o mundo dos animais. Este envolvimento foi conseguido através da memorização. pelos alunos. da frase “Caiu um bocado de céu em cima da minha cabecinha” que, ao longo da leitura da história, no momento certo, marcado pela apresentação do fantoche da personagem principal, uma galinha, ecoou na sala de forma alegre e harmoniosa.

Esta história permitiu ainda a exploração de vocabulário, nomeadamente as falas dos animais e as respetivas onomatopeias.

É sempre um momento bem passado junto dos mais novos que recebem os professores da equipa da BE com um grande e sincero sorriso e avaliam sempre as atividades de forma muito positiva.

Quanto à equipa, é com prazer que vai ao encontro dos mais novos, lendo e dinamizando atividades promotoras do prazer de ler, e assim quer continuar, sempre em segurança!

A equipa da BE


Está presente na nossa  Biblioteca uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 5º e 6º ano dinamizada pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais e intitulada "Descobre o número".

À PROCURA DO ERRO…

Este é um concurso dinamizado pela Biblioteca Escolar, ao longo deste ano letivo, e tem como objetivo motivar os alunos para a descoberta de erros de português.

Os nossos “detetives” têm participado com muito interesse nesta investigação e têm resolvido os vários “crimes” contra a Língua Portuguesa de forma eficaz.


Os alunos do 5ºA durante o momento de leitura recreativa dinamizado pelas docentes de Português: Ler é comigo!

Os contos tradicionais no Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE)

 

No mês de outubro celebramos a Biblioteca Escolar com tudo o que ela proporciona à comunidade escolar: o acesso a diversas obras e outros materiais e o envolvimento em atividades promotoras da leitura.

Este ano, esta comemoração trouxe-nos à memória os contos tradicionais e foram várias as atividades realizadas em contexto de sala de aula e na Biblioteca.

Respondendo aos diferentes desafios lançados pela International School Library Month em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, alunos e professores deixaram-se levar pela imaginação, deixaram-se transportar para o mundo do “Era uma vez…”.

Da leitura de contos tradicionais tão conhecidos de todos nós, como “O Capuchinho Vermelho”, “A Bela e o Monstro”, “Rapunzel”, “A Cinderela”, entre muitos outros, surgiram experiências de escrita muito diversificadas: cartazes, cartas, notícias, desenlaces diferentes, mudanças de caráter de personagens e até texto poético.

Houve ainda a participação de um aluno, com nacionalidade chinesa, que apresentou um conto em mandarim, traduzindo-o para português e oferecendo-o a todas as turmas para ser lido e explorado.

 

 


Clicar 2 vezes na ligagáo abaixo e escolher a opção "abrir num novo separador"  para aceder aos trabalhos realizados pelos alunos do 5º A






%



UM OLHAR SOBRE… PAÍSES COM DIFERENTES GRAUS DE DESENVOLVIMENTO

Encontram-se expostos no espaço da nossa Biblioteca os trabalhos realizados pelos alunos do 9º ano, orientados pela docente de Geografia no âmbito da operacionalização do Domínio de    Autonomia Curricular (DAC)” Cuidar de mim: saúde e bem-estar” incluído no tema geral “Hábitos para a vida: um desafio a conquistar”.

 


“Crescer a ler, ler para crescer”

O Sr Pringle e o Dragão” é o título da história que a equipa da Biblioteca Escolar apresentou aos alunos do 1º e 2º ano, do Agrupamento, no âmbito do projeto “Crescer a ler, ler para crescer”, inserido no Plano de Ação Estratégica do Programa Nacional para a Promoção do Sucesso Escolar.

Com esta história, foi possível explorar algum vocabulário, não muito comum, e as características físicas e psicológicas das personagens principais.

Finalmente, os alunos foram postos à prova, tentando a solução de algumas adivinhas apresentadas.

Esta atividade, à semelhança das anteriormente desenvolvidas, registou uma agradável adesão por parte dos alunos, mostrando sempre uma boa recetividade a esta “visita” que lhes permite sair da sua rotina.


A equipa da BE

No próximo dia 5 de junho realizar-se-á a Grande Final da 14.ª edição, do Concurso Nacional de Leitura.  

O concurso é promovido pelo Plano Nacional de Leitura 2027, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares; a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas; o Camões Instituto da Cooperação e da Língua; a Direção de Serviços de Ensino e de Escolas Portuguesas no Estrangeiro e a RTP.  

Nesta 14.ª edição participaram cerca de 2300 escolas e 3700 alunos, de todos os ciclos de ensino, das escolas do continente, das ilhas, dos países de expressão portuguesa e dos países com ensino do português, tendo sido lidas um total de 1000 obras literárias, no decurso das suas quatro fases: escolar, municipal, intermunicipal e nacional.  

 Em virtude das medidas de saúde pública que têm vindo a ocorrer, este ano, excecionalmente, não é possível ter todos os alunos finalistas, professores, bibliotecários e famílias, presencialmente, na Grande Final que irá decorrer no auditório do Templo da Poesia, Parque dos Poetas, em Oeiras, entre as 10:00h e as 13:00h. 

Assim, convidamos todos a assistir ao evento transmitido em streaming a partir do Facebook do PNL2027 e do Facebook das Bibliotecas de Oeiras.  

O programa e outras informações podem ser consultados no Portal do PNL2027.  

Juntos, vamos fazer da leitura uma festa! 

Dia da Europa

Encontram-se expostos na Biblioteca do nosso Agrupamento os trabalhos realizados pelos alunos das turmas A e B do sétimo ano de escolaridade, na disciplina de Geografia, para assinalar o Dia da Europa que decorreu no passado dia 9 do corrente mês.

  UM PROVÉRBIO POR DIA ...

Encontram-se expostos na nossa Biblioteca os trabalhos realizados pela turma do 7º B em contexto de sala de aula, na disciplina de Português no âmbito do estudo dos textos da tradição popular oral. Os alunos trabalharam os provérbios, escolhendo um por dia e explicando o seu significado.

“Crescer a ler, ler para crescer”

Dando continuidade à atividade “Crescer a ler, ler para crescer” inserida no Plano de Ação Estratégica do Programa Nacional para a Promoção do Sucesso Escolar, a equipa da Biblioteca Escolar deslocou-se entre os dias 21 e 27 de abril, a todos os estabelecimentos de ensino do 1º ciclo do nosso Agrupamento.

 Os alunos do 1º e 2º ano ficaram a conhecer a história “A menina que detestava livros” de Manjusha Pawagi. Durante a audição da leitura os alunos puderam interagir respondendo a questões sobre os diferentes momentos da ação, partilhando vivências pessoais e participando com entusiasmo e curiosidade. Esta obra permitiu ainda sensibilizar para a importância da leitura e para o conhecimento das diferentes tipologias e formatos de livros, recorrendo a uma mala surpresa recheada de diferentes obras. Este recurso possibilitou o paralelismo entre o viajar fisicamente e as viagens imaginárias que o livro nos oferece.


Exposição “Matemática divertida”

Numa colaboração com o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais encontram-se expostos na nossa biblioteca os trabalhos realizados pelos alunos da turma do 6º C resultantes de uma articulação entre as disciplinas de Matemática e Arte Digital. Como o próprio título indica, esta atividade permite perceber como também é possível brincar e divertirmo-nos com recurso a conceitos matemáticos.

A equipa da BE

o que os nossos alunos fazem…mesmo à distância!

 Ora vejam,  aqui  os textos poéticos sobre ervas aromáticas, realizados pela turma do  6ºC na disciplina de Português em articulação com a disciplina de Ciências Naturais. 

Neste Padlet  foi o 5º A que elaborou textos poéticos sobre alimentação saudável, numa articulação da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais.

Neste sítio  podem  apreciar também os textos poéticos sobre alimentação saudável do 5ºB em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais. 


No Dia Mundial do Livro, 23 de abril, a iniciativa ManiFESTA-te pela LEITURA regressa, em formato online, quebrando as barreiras físicas e incentivando à participação de todos na Marcha pela Leitura. 

Em 2019, o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) organizou a primeira manifestação em defesa do livro, com o apoio de diversas entidades que se juntaram a esta causa. Os manifestantes encontraram-se na Praça Luís de Camões exibindo cartazes com palavras de ordem para lembrar a importância do livro, da leitura e da escrita. No ano passado, não foi possível realizar a Marcha pela Leitura devido às medidas decorrentes da situação de pandemia. 

Este ano, num registo a distância, convidamos todos a fazerem parte desta marcha, enquanto expressão individual e coletiva da valorização da leitura e, simultaneamente, um modo de partilhar o gosto de ler.  

Durante as próximas semanas serão disponibilizados diversos materiais customizáveis e publicáveis online pelos manifestantes através das redes sociais do PNL2027.  

As próximas stories no Instagram são para si.  

1. Toque e segure o dedo no ecrã.  

2. Faça a captura de ecrã.  

3. Importe as imagens para as suas stories.  

4.Identifique @pnl2027, use #manifestatepelaleitura e partilhe nas suas redes.  

A partir do dia 5, participe no Quiz diário; a partir do dia 9, complete os Cartões sobre livros e autores; a partir do dia 16, comece a preparar o seu cartaz para a grande manifestação online de dia 23.  

Neste contexto de celebração, veja ainda SE TU LESSES O QUE EU LI , 10 vídeos com leituras feitas por mediadores culturais, também disponíveis a 9 de abril. 

Junte-se a nós, participe! 

Divulgue o Manifesta-te pela Leitura! 

PNL2027 

Dia 23 #manifestatepelaleitura  

LIVROS

📚DAR LIVROS

Ter muitos livros pode ser uma satisfação, mas quando estiver a organizá-los, pare para pensar se vale a pena guardá-los todos. Pergunte-se: é útil? O conteúdo interessa-me? É visualmente bonito? Se o livro não cumprir nenhum destes requisitos, então doe-o a uma instituição ou dê-o a um(a) amigo (a), os livros que já não quer serão certamente apreciados por outras pessoas.

 📚COMEÇAR  UM DESAFIO DE LEITURA


O Goodreads tem uma função de desafio de leitura no site, onde se pode comprometer a ler um determinado número de livros por ano. Se criar um perfil, pode manter uma contagem dos livros que acabou de ler e dos que estão na sua lista de “a ler”.


📚TER UM LIVRO À MÃO


No início de cada mês, selecione um livro e coloque-o na mesinha de cabeceira. Ter um livro à mão, vai inspirá-lo(a) a lê-lo.


 📚ASSUMIR O COMPROMISSO DE UMA PÁGINA!


Muitas pessoas gostavam de ler mais, mas o tempo, por vezes escasseia  e livros muito grandes podem ser especialmente desmotivantes . Comprometa-se a ler apenas uma página por noite antes de dormir, há muitas probabilidades de que acabe por ler mais do que só uma página!


📚 PARTILHAR LIVROS

Uma das vantagens de ler é podermos partilhar os nossos livros favoritos com os amigos e a família. Se tiver livros pelos quais tem um carinho especial e usados, não se esqueça de apontar a quem os emprestou, para não perder de vista o seu paradeiro.


 📚COMEÇAR UM CLUBE DE LEITURA


Se gosta de falar de livros, porque não começar um clube de leitura mensal ou trimestral com amigos? Decidam o livro em conjunto, comprometam-se a lê-lo e reúnam-se (mesmo à distância, recorrendo às redes sociais, por exemplo) para discutir sobre ele. 


  📚PAPEL OU DIGITAL?


Os kindles, ou qualquer outro e-reader, permitem-nos levar um livro grande na viagem para o trabalho ou levar milhares de livros para as férias sem andarmos carregados. Mas se preferir folhear um livro em papel, então, pode adquiri-lo na sua livraria preferida, em  instituições locais, feiras do livro ou comprar em alfarrabistas online ou ainda requisitá-lo na biblioteca!