Informações diversas que auxiliarão no planejamento pedagógico
Informações sobre cada um dos cursos. Esses documentos auxiliarão na construção do PAT
Planos de atividades de 2024 e anos anteriores de todas as disciplinas e lista de alunos em dependência
Alunos em Dependência
Orientações para o planejamento do aluno em dependência:
Conforme Organização Didática do IFSUL
§ 2º A frequência na disciplina em regime de dependência será especificada no plano de ensino previsto no Art.136.
§ 4° As atividades da dependência podem ser desenvolvidas na modalidade presencial ou a distância.
§ 5° Para as disciplinas em dependência cursadas na modalidade a distância, as avaliações deverão ser presenciais.
Art. 136. O plano de ensino do componente curricular da dependência deverá contemplar: I. descrição da metodologia e as estratégias de ensino; II. processo de avaliação; III. o número de aulas de frequência obrigatória ao estudante, atendendo a especificidade da disciplina.
Formulário eletrônico para que o/a estudante apresente justificativa à coordenação de curso, à orientação e à supervisão pedagógica sobre a impossibilidade de comparecer nas aulas de disciplinas da dependência.
💡 DICA: todas as páginas de disciplina no Moodle tem aquela seção Geral no topo, a qual é permanente. Adicionar nesta parte, uma descrição dedicada aos estudantes em dependência. Considerando que ela estará no topo da página, quando o estudante acessar a disciplina no Moodle já vai se deparar com o texto/mensagem. Pode ser algo simples.
Processo Avaliativo
Art. 1º O processo avaliativo envolverá: plano de ensino, pré-conselho, conselho de classe, avaliação e reavaliação.
DA SISTEMÁTICA
Art. 10. Para que se efetive o trabalho pedagógico, o professor deverá, ao início de cada período letivo, construir seu plano de ensino, em parceria com seus colegas de mesma disciplina/área.
Art. 11. Para efeito de registro dos resultados da avaliação, cada período letivo será dividido em duas etapas.
Art. 12. Em cada uma das etapas, será atribuída nota de 0 (zero ) a 10 (dez), admitindo-se intervalos de 0,5 (meio ponto) por disciplina, como expressão final da avaliação.
Art.13. As notas de cada período letivo serão embasadas nos registros das aprendizagens dos alunos, na realização de, no mínimo, 2 (dois) instrumentos avaliativos, que estarão previstos no plano de ensino.
DA APROVAÇÃO
Art. 14. Será considerado aprovado o aluno que, em cada uma das etapas de cada disciplina, obtiver, no mínimo, nota 6,0 (seis) e apresentar percentual de frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do período letivo. SEÇÃO III DA REAVALIAÇÃO.
Art. 15. O aluno que apresentar nota inferior a 6,0 (seis), em cada etapa, terá direito à reavaliação, preferencialmente na respectiva etapa, conforme previsto no plano de ensino do professor. Parágrafo Único: O aluno que, ao final do período letivo não for aprovado em alguma etapa avaliativa terá direito a reavaliação nas disciplinas ou áreas de conhecimento que não logrou êxito.
Art. 16. Até a reavaliação, deverão ser oferecidos estudos de recuperação paralelos para as aprendizagens não construídas, conforme previsto no plano de ensino do professor.
Art. 17. Após as reavaliações de cada uma das disciplinas, será considerada, pelo professor, a maior nota obtida pelo aluno na referida disciplina.
DA REPROVAÇÃO
Art. 18. Será considerado reprovado o aluno que não obtiver, no mínimo, nota 6,0 (seis) nas disciplinas em cada uma das etapas do período letivo e/ou apresentar percentual de frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do período letivo.
Art.19. O aluno que não apresentar frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas previstas para o período letivo, será considerado reprovado, sem aproveitamento de estudos das disciplinas em que logrou êxito.
Avaliação em Segunda Chamada
Formulário eletrônico para justificar ausência e/ou solicitar a realização de avaliação em segunda chamada por parte dos/as estudantes. Para você saber se o aluno tem a falta abonada, basta seguir as orientações do tutorial de falta justificada.
Mapa do Campus
Organograma dos Cursos