Convidados

Palestrantes internacionais

Beatriz Ilari

Professora associada de educação musical e pesquisadora colaboradora do Instituto do Cérebro e Criatividade da Universidade do Sul da California (Estados Unidos). Realizou diversos estudos com bebês, crianças e jovens nos EUA, Brasil, Canadá, Japão e México, sempre com um foco interdisciplinar. Entre seus trabalhos recentes estão as coletâneas “Music in Early Childhood: Multi-disciplinary Perspectives and Inter-disciplinary Exchanges” (Springer) e "The Routledge Companion to Interdisciplinary Studies in Singing-Development" (no prelo).

Favio Shifres

Professor e pesquisador da Universidade Nacional de La Plata (Argentina) nas disciplinas de Educação Auditiva e Educação Musical Comparada. Professor de pós-graduação na UBA, UNA e FLACSO. Lecionou cursos e seminários em universidades da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha e Reino Unido. Editor-chefe da revista "Epistemus. Estudos de Música, Cognição e Cultura". Membro fundador e ex-presidente da Sociedade Argentina de Ciências Cognitivas da Música. Seus interesses de pesquisa se concentram nas críticas aos paradigmas epistemológicos musicais hegemônicos.

Geoff Baker

Professor de Música na Royal Holloway, Universidade de Londres. Entre os livros de sua autoria estão Imposing Harmony: Music and Society in Colonial Cuzco; Buena Vista in the Club; Rap, Reggaetón, and Revolution in Havana; e El Sistema: Orchestrating Venezuela’s Youth. Ele foi diretor do Instituto de Pesquisas Musicais de 2015 a 2017 e fez parte do AHRC Leadership Fellows de 2017 a 2019. Atualmente está escrevendo um livro sobre a Rede de Escolas de Música de Medellín, Colombia. Mais informações em: https://geoffbakermusic.wordpress.com/.


Olga Sanchez Kisielewska

Docente da Universidade de Chicago e PhD em Teoria Musical e Cognição pela Universidade Northwestern. Sua pesquisa aborda questões de estilo e expressão na música do século XVIII. Envolvendo uma variedade de estruturas teóricas - incluindo a teoria dos tópicos e a teoria dos esquemas - seus estudos visam reconstruir significados musicais disponíveis para ouvintes históricos. Ela foi reconhecida com o prêmio Otto Mayer-Serra pela pesquisa sobre música Latino-Americana e o prêmio de pesquisador em ascensão Patricia Carpenter da Sociedade de Teoria Musical do Estado de Nova York. Publicou no Diagonal, Theory and Practice, Journal of Music Theory Pedagogy e no Singing in Signs: New Semiotic Explorations of Opera.

Palestrantes nacionais

Ana Guiomar Rêgo Souza

Doutora em História Cultural pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Associada da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG. Diretora da EMAC (de 2011-2018). Coordena o LABMUS - Laboratório de Musicologia da EMAC/UFG. Preside o Simpósio Internacional de Musicologia realizado em parceria com o CARAVELAS. Desenvolve pesquisas com nas temáticas "Músicas e Festas no Brasil" e "Patrimônio Musical e Arquivístico do LABMUS/EMAC".

Diósnio Machado Neto

Professor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo. Orienta nos programas de Pós Graduação em Musicologia (PPGMUS_ECA) da Escola de Artes e Comunicação da USP e no Programa de Mudança Social e Participação Política (PROMUSPP) da EACH-USP. É Professor Convidado no Magister em Musicologia Latinoamericana da Universidad Alberto Hurtado (Chile). É pesquisador associado no Centro de Estética e Sociologia da Música da Universidade Nova de Lisboa (CESEM). Coordena o Laboratório de Musicologia (LAMUS-EACH). É fundador da Asociación Regional de Latinoamérica y el Caribe (ARLAC-IMS) e da Associação Brasileira de Musicologia. É membro do Conselho Deliberativo do Theatro Municipal de São Paulo e do Conselho Municipal de Cultura de Santos. Recebeu o Prêmio Capes de Teses, em 2009.

Fábio Vergara

Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista Produtividade CNPq PQ1d em Arqueologia. Pesquisador Visitante na Universidade de Heidelberg - Instituto de Arqueologia Clássica. Pesquisador da Fundação Humboldt/Alemanha - modalidade Pesquisador Experiente - Arqueologia Clássica (desde 2014). Graduou-se no curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e concluiu doutorado em Antropologia Social, com concentração em Arqueologia Clássica, pela Universidade de São Paulo (2001). Tem experiência na área de História, ênfase em Arqueologia Histórica e Arqueologia Clássica, atuando principalmente nos seguintes temas: música, arqueologia, antiguidade clássica, história antiga e iconografia. Dedica-se ainda às áreas de Memória Social e Patrimônio Cultural, bem como à gestão museológica.

Graziela Bortz

Professora do IA-Unesp. Realiza atualmente pesquisa sobre o impacto da educação musical em áreas de risco social, com financiamento da Fapesp, colaborando com pesquisadores das áreas de psiquiatria, psicologia, estatística e educação musical. Foi trompista (OSPA e Theatro Municipal de São Paulo), coordenadora pedagógica da Emesp-Tom Jobim e colabora como revisora do SIMCAM, Percepta, ANPPOM, Opus, Hodie, Psychology of Music, entre outros periódicos.

João Quadros

Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado em Educação Musical pela Universidade de Granada. Mestre em Música pela UFBA e Licenciado em Artes/Música pela UNIMONTES (MG). Professor do Departamento de Música e do Mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica da UFMA. Professor colaborador do Mestrado em Educação Musical da Universidad de Granada (Espanha). Coordenador de Convênios e Parcerias Internacionais da UFMA. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa Arte, Cultura e Educação (CNPq). É revisor de periódicos da área de Música no Brasil e no mundo. Publicou diferentes artigos em revistas indexadas pelas principais bases de dados no mundo: Web ef Science, Scopus, Latindex, etc. É autor de livros relacionados a temáticas como Música, Cultura e Educação.

Luciane Páscoa

Graduada em Artes Plásticas e em Música pela UNESP, mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutora em História Cultural pela Universidade do Porto (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas lotada no curso de Música e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes. Ainda nesta instituição lidera o grupo de pesquisa Investigações sobre memória cultural em artes e literatura (MemoCult). Foi coordenadora técnica da coleção Ópera na Amazônia (2009), resultante de projeto financiado pela Petrobras Cultural. É autora do livro Artes Plásticas no Amazonas: o Clube da Madrugada, Editora Valer (2011) e do livro Álvaro Páscoa: o golpe fundo, Edua (2012). Coordena desde 2013 o grupo de trabalho do Repertório Internacional de Iconografia Musical - RiDim- Brasil, no Amazonas. (Fotografia por Karen Cordeiro).

Magda de Miranda Clímaco

Doutora em História Cultural e Mestre em Música. Bacharel/Hab. Piano e Licenciada em Música. Professora e pesquisadora da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), integra também o Laboratório de Musicologia desta instituição e é uma das responsáveis pela criação e coordenação geral do Simpósio Internacional de Musicologia, promovido anualmente nas cidades de Pirenópolis/Goiânia desde 2011 pela EMAC/UFG.

Márcio Páscoa

Márcio Páscoa (PPGLA-UEA) é autor de 6 livros sobre ópera nos séculos XVIII e XIX, assim como sobre a vida musical em Manaus e Belém durante o Período da Borracha. Editou igualmente 6 óperas, a maioria de autores do norte do Brasil durante a belle époque, sendo também o autor da primeira edição de Guerras do Alecrim e Mangerona (1737), de Antonio Teixeira (1707-1774) e Antonio José da Silva (1705-1739), dentre capítulos de livros e artigos científicos nesses temas mas ainda na História da Teoria Musical entre os séculos XVIII e XIX (Tópicos, Esquemas de Contraponto e elementos de retórica) e na Iconografia Musical. Possui atividade concertante tocando traverso junto à Orquestra Barroca do Amazonas, a qual dirige, e em outras formações baseadas em instrumentos de época. Já esteve à frente de vários projetos acadêmicos, científicos e artísticos com recursos obtidos mediante edital, junto à FAPEAM, PETROBRAS, ELETROBRAS, SESC, dentre outros organismos estatais e privados, nacionais ou estrangeiros.

Mário Marques Trilha

Graduado em Música (Piano) na Universidade de Música do Rio de Janeiro. Curso superior de Cravo dirigido por Olivier Baumont no Conservatoire National de Région de Rueil-Malmaison (Paris, França) tendo obtido, com a qualificação máxima, o diploma superior (Medaille d’Or à l’Unanimité). Mestrado em perfomance de Cravo (Künstlerisches Aufbaustudium), Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha). Mestrado em Teoria da Música Antiga s na Schola Cantorum Basiliensis, tendo sido bolsista do Ministério da Cultura do Brasil. É Doutor em Música pela Universidade de Aveiro. Membro do Núcleo Luso-Brasileiro de Estudos da História da Música Caravelas. Foi Investigador Integrado Pós-Doutoramento do CESEM-Universidade Nova de Lisboa com o apoio da Fundação Ciência e Tecnologia de Portugal. É professor adjunto da Universidade do Estado do Amazonas, UEA, e cravista da Orquestra Barroca do Amazonas. Tem realizado vários recitais a solo e com diversas orquestras e ensembles no Brasil, Portugal, Alemanha, França, Espanha, Suíça, Irlanda, Itália Escócia, Estados Unidos da América e Uruguai.

Pablo Gusmão

Bacharel e Mestre em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutor em performance pianística pela University of North Carolina at Greensboro (UNCG/EUA). Desde 2009 é docente do Departamento de Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde ministra as disciplinas de Teoria e Percepção Musical e de Tópicos de Psicologia e Cognição da Música. Além de atuar como solista e camerista, desenvolve projetos de ensino e pesquisa relacionados à autorregulação da aprendizagem do músico acadêmico, com foco nos aspecto metacognitivos da aprendizagem da percepção musical.

Pablo Sotuyo Blanco

Docente da UFBA, pesquisa música a partir da sua tripla formação de compositor, músico (piano e trompa) e musicólogo. É um dos iniciadores de projetos nacionais relacionados à música, tais como o Repertório Internacional de Iconografia Musical no Brasil (RIdIM-Brasil, do qual ele é atualmente o presidente), coordenador na região nordeste do grupo de trabalho RISM-Brasil. Coordena o Acervo de Documentação Histórica Musical da UFBA, preside a Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais (CTDAISM) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e tem publicado amplamente sobre música, iconografia e documentação musical e relativa à música no Brasil e no exterior.

Paulo Maciel

Professor adjunto do curso de Artes Cênicas e, atualmente, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), ambos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutorado e mestrado cursados no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e graduado em História, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Publicações, projetos e estudos voltados ao teatro brasileiro, especialmente, nas áreas de teoria e história do teatro.

Sérgio Anders

O contratenor Sérgio Anders é membro da Pi Kappa Lambda National Music Honor Society. Bacharel em Canto e Licenciado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais, é também Especialista na Interpretação da Canção de Câmara Brasileira pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Nos Estados Unidos, concluiu o mestrado em performance vocal pela University of North Dakota e uma Especialização em Música Antiga pela Indiana University – Jacobs School of Music, sob a tutela do renomado tenor Paul Elliot. Doutor em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais, é professor de canto lírico na FAARTES - Faculdade de Artes da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.

Artistas

Edoardo Sbaffi

Natural de Itália, é Doutor em Música pela Universidade de Évora (2013). Pesquisador atuante no Laboratório de Musicologia e História Cultural da UEA, integra a Orquestra Barroca do Amazonas com a qual realizou várias tournées pelo Brasil e em Portugal tendo gravado 4 CDs. Professor de Violoncelo no Instituto Gregoriano de Lisboa por mais de uma década é, desde 2014, Professor Adjunto na Universidade do Estado do Amazonas integrando também o Programa de Pós-graduação em Letras e Artes da mesma instituição.

Fábio Silva Ventura

Possui Bacharelado em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Complementação Pedagógica - Licenciatura plena em Música pela Universidade Cândido Mendes (2008) e mestrado em Música em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). É doutorando em música no Instituto de Artes da Unicamp. Atualmente é professor de piano da Universidade do Estado do Amazonas.

Luciano Souto

Bacharel em Música/Violão, Mestre e Doutor em Práticas Interpretativas, formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, (UNESP) – SP. Leciona nos Cursos de Graduação em Música e Pós-graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e atua na área de Artes com ênfase em Música, abordando conteúdos que propiciem fundamentação teórica necessária à elaboração da interpretação musical numa perspectiva historicamente orientada.

UEA Violões Duo

Nelson Cayhado e Márcio Carvalho são bacharéis e mestres em música/violão - respectivamente, pela Uni-Rio e pela Unesp - e mantêm intensas atividades de performance e de pesquisa relacionadas a este instrumento. Ambos são professores na UEA e integram este duo como resultado de seus projetos de extensão acadêmica. Além de divulgar o nome da Instituição que o ampara, o UEA Violões Duo concentra seus esforços na formação de público e divulgação de informação sobre música de concerto.