Para educadores...

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música

não começaria com partituras, notas e pautas.

Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria

sobre os instrumentos que fazem a música.

Rubem Alves

Planejar o ano, preparar as aulas, fazer a chamada, chamar atenção de quem não está prestando atenção, organizar projetos, elaborar e corrigir inúmeras provas... Ufa! Todas essas tarefas fazem parte do cotidiano de um educador e em geral nos tomam um tempo enorme. Mas a gente também se diverte, e a parte mais divertida é a sala de aula! Entrar em sala e observar aquele universo de pessoas tão diferente da gente é a tarefa mais legal do nosso dia a dia.

Os jovens sempre nos desafiam e invocam a nossa capacidade criativa, esta nova geração, especificadamente, tem uma estrutura de aprendizado bem diferente das gerações passadas. Mergulhados nas inúmeras possibilidades da era digital, obter uma informação importante está ao alcance dos dedos e de uma rede de wifi o que coloca mais uma vez a nossa capacidade criativa à prova. Neste como em todo processo, o papel do educador tem sido revisitado.

Sou educadora há 15 anos e como todo educador, estou em constante questionamento em relação a minha práxis. O que eu devo fazer? Devo manter minhas aulas como elas eram há 100 anos atrás? Eu falo, eles escutam, quem entender bem, quem não entender é porque não prestou atenção! Devo me ater aos exames de vestibulares? Treinamos, acertamos e depois esquecemos!

Sem dúvida, o período é turbulento e recheado instabilidade para todos envolvidos no processo. No entanto, mais uma vez me deparo com as necessidades do educando e a minha necessidade de adaptação a este novo aprendiz. Penso que é tempo de rever processos e tentar novas alternativas.

Neste projeto procuramos trabalhar com uma mistura de métodos ativos de ensino, totalmente centrados no estudante. A idéia aqui é transformar o professor em um consultor de aprendizagem, um designer de curiosidades! Espero que os resultados alcançados nos mostrem um novo caminho a seguir.

Uma abraço fraterno,

Professora Samara Brito.

Para ter acesso ao material de orientação para o professor sobre projeto entre em contato no samarabrito@samarabrito.com, será um prazer conhecê-lo(a).