Ração Animal

REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO DE FRITURAS EM DIETAS DE CABRAS - Delci de Deus Nepomuceno, João Carlos de Paula Dias Júnior, Elizabeth dos Santos Moura, Bruna Oliveira Ferreira Rangel, Emanuele Menezes Correia, Mariana de Sá Corrêa de Figueiredo, Maria Amélia Gonçalves Faria, Flavia Guerra Nascimento, José de Anchieta Callou Júnior, Carlos Elysio Moreira da Fonseca - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Departamento de Produção Animal, BR 465, Km 47,

O efeito da suplementação lipídica sobre o consumo e digestibilidade foi avaliado com a inclusão de resíduo de óleo de soja, após processo de fritura, na dieta de cinco cabras, dispostas em quadrado Latino 5X5. Os tratamentos consistiram de adição de 0,0; 2,5; 5,0; 7,5 e 10% óleo residual, sobre o concentrado fornecido diariamente às cabras. O óleo de soja foi analisado quanto à composição de ácidos graxos, acidez em ácido oléico, índice de peróxido e compostos polares totais, comparado com um óleo in natura e com os índices recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O consumo e a digestibilidade da matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), carboidratos totais (CT), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), carboidratos não fibrosos (CNF) e nutrientes digestíveis totais (NDT) não foram influenciados (P>0,05) pela adição do óleo à dieta. Concluiu-se que o resíduo de óleo de soja oriundo de processo de fritura nas condições que foi utilizado e descartado pode ser utilizado em alimentação de cabras evitando danos ao ambiente.

Diferentes fontes de lipídios têm sido pesquisadas para a inclusão na alimentação animal, entre elas: gordura animal e sementes oleaginosas, tais como algodão e soja (Vargas et. al., 2002), objetivando o aumento da capacidade energética da dieta. Porém vale ressaltar que por força de Lei (IN 8 – 25/03/2004) é expressamente proibida a utilização de fontes de gordura animal na nutrição de ruminantes (BRASIL, 2004). Como fonte de lipídio alternativa, pode ser citada o óleo vegetal proveniente do processo de frituras, que diferentemente de outros resíduos alimentares não é biodegradável e o seu descarte se torna um problema para as donas de casa e gerentes de lanchonetes e restaurantes. Uma vez que despejado no esgoto causa entupimento das tubulações e se jogado nas águas dos rios e lagoas, torna-as impróprias para o consumo. Uma forma de evitar este tipo de poluição é recolher e armazenar o óleo e utilizá-lo para reaproveitamento posterior pela transformação do mesmo em sabão, que é um agente biodegradável (TUZIMOTO et al., 2005). Não foram encontrados trabalhos sobre uso de óleo de soja residual na literatura pesquisada na alimentação de animais de produção, mas a sua utilização pode ser viável e apresentar grandes vantagens pela facilidade de obtê-lo, baixo custo, e redução de impactos ao ambiente que esse resíduo pode promover. Devido ao exposto objetivou-se avaliar o efeito da reutilização de óleo de soja proveniente de Restaurante Universitário sobre o consumo e digestibilidade de nutrientes ofertados em dietas de cabras.

O resíduo de óleo de soja após seu uso em frituras nas condições que foram utilizadas no RU-UFRRJ pode ser incorporado em até 10% do concentrado em ração de cabras A análise físico-química do resíduo do óleo e a constatação da qualidade do mesmo devem preceder o uso na alimentação animal.

A utilização de resíduo de óleo de soja na alimentação animal apresenta-se como uma alternativa viável ao descarte no ambiente.

Receita Caseira Vegetariana para cães e gatos

É preciso adicionar taurina à dieta vegetariana?

Quando se pensa em taurina, se pensa em gatos. Para os felinos a ingestão desse aminoácido é de suma importância para a saúde cardiovascular e dos olhos. Isso ocorre porque o fígado dos gatos não consegue produzir taurina a partir dos aminoácidos cistina e metionina e da vitamina B6, como faz o fígado do cão. O felino precisa ingerir a taurina já pronta. E taurina desse jeito só existe em tecidos de animais; em especial no coração, nos olhos e na musculatura, preferencialmente crus.

“Pó Saudável”

Uma dica opcional para qualquer dieta canina ou felina – vegetariana ou onívora – é a adição de Pó Saudável (Healthy Powder). Trata-se de uma receitinha do Dr. Richard Pitcairn elaborada com intuito de incluir valiosos micronutrientes às refeições dos pets. Anote aí:

2 xícaras de levedura de cerveja em pó

1 xícara de grânulos de lecitina de soja

¼ de xícara de pó de fucus (uma alga também conhecida como kelp)

2 colheres de sopa de pó de casca de ovo (fonte de cálcio)

1.000mg de vitamina C moída ou ¼ de colher de chá de ascorbato de sódio (opcional)

Diariamente (ou regularmente) ofereça:

1 colher de café

Mingau de aveia / Musli (sem passas)

Trata-se de um prato de mingau de aveia ou de cereais (tipo Musli) com leite integral (se o cão tolerar bem a lactose) que pode ser servido até duas vezes por semana no almoço ou no jantar do cão. No caso de cães atletas ou abaixo do peso, o mingau pode ser oferecido como lanche, diariamente. Se o animal não for diabético e não estiver gordinho, pode acrescentar uma colher de mel de abelhas ou melaço. Rende uma refeição para um cão com cerca de 7 quilos.

Preparo do mingau de aveia:

Em uma panela acrescente três colheres de sopa de aveia em flocos, mais 240mL de leite integral (se o cão for intolerante à lactose, use iogurte e água). Após a fervura, deixe cozinhar por três a cinco minutos. Sirva morno ou frio.

Preparo do Musli (sem passas) com leite:

Na tigela do cão coloque de três a quatro colheres de sopa de cereais, mais a mesma quantidade de água e de leite citada acima. Mexa e sirva frio ou gelado.

Obs: Acrescente 125mg de taurina para cada 5kg de peso do cão

2 Queijos

Prática, essa nutritiva receita não exige cozimento e pode ser oferecida várias vezes por semana. Rende uma refeição para um cão com cerca de 7 quilos.

30 gramas de queijo cottage light

30 gramas de queijo ralado (qualquer tipo)

2 fatias de pão integral

40 gramas de legumes liquidificados, crus (ou cozidos, inteiros)

1 colher de sopa rasa de óleo de coco, manteiga (não margarina), azeite ou óleo de linhaça

1/5 de dente de alho cru

½ colher de chá de levedura de cerveja

125mg de taurina para cada 5kg de peso do cão

Opcional: outros suplementos (ferro, complexo vitamínico, pó saudável)

Omelete + grãos

Esse prato fácil de preparar tem como base protéica os ovos. Os ovos são uma fonte econômica de proteína e contêm generosos teores de gordura e lecitina, um nutriente essencial para a saúde neurológica. Para tornar essa receita ainda mais completa, procure em lojas de produtos naturais um pó protéico sem sabor à base de lactoalbumina e albumina de ovos. Rende 5 xícaras ou pouco mais de duas refeições para um cão com aproximadamente 7 quilos.

1 xícara de triguilho

4 ovos

1 colher de sopa de salsinha picada ou ½ xícara de legumes cozidos

3 colheres de sopa de pó protéico

2 colheres de pó saudável

3 colheres de sopa de óleo vegetal (recomendação: óleo de linhaça)

1 colher de chá cheia de pó de casca de ovo

1 dente de alho amassado (opcional)

½ colher de chá de molho de soja tamari ou uma pitada de sal

125mg de taurina para cada 5kg de peso do cão

Opcional: outros suplementos (ferro, complexo vitamínico)

Preparo: ferva 2 xícaras de água. Acrescente o triguilho, cubra e reduza o fogo deixando cozinhar até que os grãos estejam macios, por 10 a 20 minutos. Misture os ovos e mexa-os enquanto o triguilho ainda está quente. Deixe esfriar, acrescente os ingredientes restantes e sirva.

Grãos substitutos: 1 xícara de painço (+ 3 xícaras de água = 3 xícaras cozidas); 1 xícara de cuscuz de trigo integral (+ 1 ½ xícaras de água = 2 ½ xícaras cozidas); ou 2 xícaras de aveia crua (+ 4 xícaras de água = 4 xícaras de mingau de aveia).

Polenta suculenta

Eis uma receita que os cães adoram! Prepare o avental porque você vai, literalmente, pôr as mãos na massa! Rende cerca de 5 ½ xícaras ou pouco mais de 2 refeições para um cão com aproximadamente 7 quilos de peso.

½ xícara de leite em pó + 4 xícaras de água (ou um total de 4 xícaras de leite integral ou iogurte misturado a água)

1 xícara de farinha de milho ou fubá de milho (cru)

2 ovos grandes, batidos

½ xícara de queijo ralado

¼ de colher de chá de pó de casca de ovo

½ colher de sopa de pó saudável

1 colher de chá de óleo vegetal

½ xícara de legumes (ralados e crus, crus e liquidificados ou cozidos)

125mg de taurina para cada 5kg de peso do cão

Opcional: outros suplementos (ferro, complexo vitamínico)

Preparo: em uma panela, ferva o leite em pó e a água (se estiver usando somente leite, mexa o tempo todo para evitar que queime). Acrescente o fubá rapidamente e mexa até obter uma mistura de textura lisa. Cubra a panela e diminua o fogo por 10 minutos, até que o fubá esteja macio e grudento. Com o fubá ainda quente, adicione os ovos e o queijo. Deixe esfriar um pouco e acrescente os demais ingredientes.

Substitutos para os grãos: 1 xícara de painço (+ 3 xícaras de água = 3 xícaras cozido); 1 xícara de cuscuz de trigo integral (+ 1 ½ xícaras de água = 2 ½ xícaras cozido); 2 xícaras de aveia crua (+ 4 xícaras de água = 4 xícaras de mingau aveia).

Polenta suculenta

Eis uma receita que os cães adoram! Prepare o avental porque você vai, literalmente, pôr as mãos na massa! Rende cerca de 5 ½ xícaras ou pouco mais de 2 refeições para um cão com aproximadamente 7 quilos de peso.

½ xícara de leite em pó + 4 xícaras de água (ou um total de 4 xícaras de leite integral ou iogurte misturado a água)

1 xícara de farinha de milho ou fubá de milho (cru)

2 ovos grandes, batidos

½ xícara de queijo ralado

¼ de colher de chá de pó de casca de ovo

½ colher de sopa de pó saudável

1 colher de chá de óleo vegetal

½ xícara de legumes (ralados e crus, crus e liquidificados ou cozidos)

125mg de taurina para cada 5kg de peso do cão

Opcional: outros suplementos (ferro, complexo vitamínico)

Preparo: em uma panela, ferva o leite em pó e a água (se estiver usando somente leite, mexa o tempo todo para evitar que queime). Acrescente o fubá rapidamente e mexa até obter uma mistura de textura lisa. Cubra a panela e diminua o fogo por 10 minutos, até que o fubá esteja macio e grudento. Com o fubá ainda quente, adicione os ovos e o queijo. Deixe esfriar um pouco e acrescente os demais ingredientes.

Substitutos para os grãos: 1 xícara de painço (+ 3 xícaras de água = 3 xícaras cozido); 1 xícara de cuscuz de trigo integral (+ 1 ½ xícaras de água = 2 ½ xícaras cozido); 2 xícaras de aveia crua (+ 4 xícaras de água = 4 xícaras de mingau aveia).