fertilizante

DIY - Fertilizante Natural - NPK

1 garrafa de água 310ml (usar 2 garrafas por metro quadrado dentro da estufa)

1 colher de sopa de material orgânico fresco (ver #lista)

1 colher de sopa de humus de minhoca

1 colher de sopa de terra vegetal

250ml de água mineral (pode ser áqua de aquário, se tiver disponivel é melhor)

misture todos os ingredientes dentro da garrafa e encha com água. chacoalhe bem até ficar turva de modo homogeneo(toda marrom) deixe descansar tampada por 1 dia inteiro. após isso, faça vários furos na tampa da garrafa. agora é só colocar no grow e deixar por uma semana, o que foi feito foi a criação de um meio ideal para proliferação de bactérias aeróbicas, que metabolizam oxigenio e glicose gerando a partir disso o CO², que é o que vai interessar na primeira etapa de utilização desta receita. Na segunda etapa apos uma semana abre-se a garrafa, e delicadamente retire metade da água para ser utilizada como fertilizante foliar, agite vigorosamente a outra metade, que deve ser então adicionada à água de rega, funcionando como solução para fertirrigação.

#Lista

potássio: banana, coco, laranja, tomate

magnésio: pinhão, nozes, vagem, cenoura

manganês: chá verde, principalmente (num esquecendo de ferver, ferver e ferver p/ tirar o tanino)

ferro: feijão, ervilha, lentilha

cálcio: amendoa, brócolis, couve

enxofre: cebola, alho

zinco: trigo (p/ bombar se vc precisar)

boro: maçã, pera

cobre: nozes e castanhas em geral

molibdenio: cove flor, levedura de cerveja

cloro: morango, nabo, rabanete

fósforo: farinha de osso (é 100% garantido)

nitrogênio: peixe e verduras(alface)

Ph - essa mistura de sais resulta em um ph de 8.0 a 25 º celsius. adicionando duas colheres de sopa de vinagre por litro desce p/ 6,5. se vc fizer a mistura de sais nessa EXATA proporção.

Creditos

receita de fertilizante caseiro.NA garafa pet

http://www.cannabiscafe.net/foros/showthread.php?t=187355

receita de Macaco natal

Hormônio Enraizador Para Plantas Ácido Indolbutírico

São dois os principais hormônios de crescimento vegetal comercializados: o ácido indol acético, conhecido como AIA e o ácido indol butírico, chamado AIB.

Tiririca, tiririca do brejo, hamassuguê, capim-dandá, cebolinha,erva-côco, junça-aromática, tiririca-comum, amanhã-tô-aqui

1kg de tiririca com a batatinha e folhas; 250ml de álcool de cereais; 1l de água.Moer ou macerar bem a tiririca (batatinha e folhas) e colocar na água durante 48horas, em seguida, coar e colocar no álcool.Para usar: coloque a estaca até a metade nesse liquido durante uns 2 minutos.Esse preparado pode ser guardado em local fresco e ao abrigo da luz por até 30 dias

Produtividade por meio da urina

A urina tem alto teor de nitrogênio, enquanto a cinza gerada pela queima de madeira tem elevado teor de nutrientes que não são encontrados na urina, a exemplo de cálcio e magnésio.

De muitas maneiras, as duas substâncias servem como complemento natural uma à outra, explicou o diretor científico do estudo, Surenda Pradhan, cientista ambiental na Universidade de Kupio, na Finlândia (que também pesquisa baterias que geram energia alimentadas por urina).

Os cientistas fertilizaram diversos pés de tomate cultivados em estufa ¿alguns deles com uma mistura de urina humana e cinzas de bétulas, um segundo grupo com um fertilizante mineral comercial e o último com apenas urina, bem como cultivaram um grupo de tomateiros sem fertilizantes para servir como controle.

As plantas fertilizadas com a mistura de urina e cinzas de madeira geraram quase quatro vezes mais tomates que plantas não fertilizadas. O resultado comparativo é favorável com relação às plantas que foram tratadas com fertilizante comercial, as quais apresentaram rendimento cerca de cinco vezes superior ao das plantas não fertilizadas. Para surpresa da equipe, as plantas que foram fertilizadas apenas com urina se saíram melhor do que aquelas que utilizaram a mistura de cinzas e urina.

Mas os pés de tomate fertilizados com cinzas e urina geraram plantas maiores que os demais grupos, e os tomates que elas produziram apresentavam níveis significativamente mais elevados do nutriente magnésio, que é essencial para a saúde dos ossos, músculos e coração, entre outras funções bioquímicas.

Um grupo de 20 provadores de gosto testou os tomates cultivados com o uso de todos esses métodos, e não encontrou diferenças de sabor entre os diversos grupos.

Processo simples

A melhor parte desse tipo de fertilização é que "se trata de um processo muito simples", disse Pradhan. A urina pode ser recolhida por meio de vasos sanitários ecológicos, que desviam urina para receptáculos apropriados. Ou os horticultores podem simplesmente recolhê-la usando latas.

A urina como uma grata surpresa.

A urina humana é uma das fontes, de maior excelência e de alta qualidade, de nitrogênio, fósforo, potássio e elementos traço para as plantas, liberados numa forma que é perfeita para a assimilação. E não só isso, mas todos nós somos fornecedores constantes, durante todo o ano - e totalmente grátis!

A urina humana fresca é estéril e completamente livre de bactérias. Na verdade, é tão estéril que pode ser bebida quando fresca. Somente quando ela tiver mais de 24 horas que se transforma em amônia, que faz o típico cheiro de 'mijo'. Nesta fase, é muito forte para ser usada em plantas, mas derramada pura sobre a pilha de composto, torna-se um acelerador fabuloso e ativador da compostagem, com o benefício extra de adicionar mais nutrientes.

Diluir uma parte de urina em 10-15 partes de água para a aplicação em plantas em crescimento. Diluir em 30-50 partes de água para ser usada em plantas de vaso que são mais sensíveis a fertilizantes de qualquer tipo. Árvores, arbustos e gramados vão muito bem com urina não diluída, mas por razões óbvias, aplicá-la sob as mudas de frutíferas e não sobre a folhagem e frutos. Alguns fertilizantes, como algas, são usados especificamente como adubo foliar [aplicado diretamente às folhas], mas a urina é sempre melhor aplicar diretamente no sistema radicular da planta.

Antibióticos, suplementos vitamínicos e outros medicamentos vão acabar na urina, mas em quantidades tão minutos que podem ser negligenciado, especialmente quando diluída em água.

O que é o mijo?

A urina é 95% água, 2,5% é uréia e os outros 2,5% é uma mistura de minerais, sais, hormônios e enzimas. É um sub-produto do sangue, mas apesar de conter alguns resíduos do organismo, não é tóxico.

Em 1995, o Dr. A. H. Fee publicou seu livro Urinalysis in Clinical Laboratory Practice, onde apresenta alguns dos nutrientes essenciais detectados na urina: nitrogênio da uréia, uréia, nitrogênio não protéico (creatina), creatina, nitrogênio do ácido úrico, nitrogênio amoniacal, nitrogênio amino, sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, sulfato inorgânico e fosfato inorgânico.

Durante o mijo, um adulto sadio liberará 11 g de nitrogênio/uréia, 1 g de fósforo/super-fostato e 2,5 g de potássio. Patrick Makhosi, uma cientista de solo junto à Organização de Pesquisa Agrícola Kawanda em Uganda, confirma a eficácia da urina humana como fertilizante. Ele diz que aplicando urina a vegetais em crescimento uma vez por semana por, pelo menos, dois meses mais do que duplica a colheita.

Despachado pela vergonha.

Muitos banheiros usam entre 50 e 100 litros d’água por dia para descarregar, aproximadamente, 1,5 litros de mijo. Uma pessoa em média, urina cinco vezes por dia e a média de descarga usa oito litros de água – ou seja, 40 litros. Dado que a população da Inglaterra é de aproximadamente 62 milhões de pessoas, a população pode estar contaminando e também descarregando em algum lugar na região algo como 2,5 milhões de litros de água tratada potável todos os dias (fazer retornar a água servida para condições de potabilidade também envolve um complicado processo químico de separação e branqueamento). Se isso fosse uma ação de uma empresa comercial, sérias questões seriam questionadas sobre as suas práticas. Urina diluída para utilização como adubo usará uma fração desse volume d’água enquanto está produzindo um valioso alimento para as plantas.

Usar a urina em vez de descartá-la também reduz a poluição dos rios: a urina é a principal fonte de nitrogênio que, se um caro processo de desnitrificação não for realizado na estação de tratamento de esgoto, pode contribuir para a eutrofização do rio. Os níveis excessivos de nutrientes em nossos sistemas fluviais levam ao crescimento de algas. O florescimento delas pode finalmente causar a morte de plantas e de animais em todo o nosso entorno.

Então, se quisermos uma fonte rápida de alimento com vegetais e perfeitamente equilibrada para a nossa horta; absolutamente livre e disponível todo o ano; economizemos a valiosa água potável do uso excessivo de produtos químicos; além de limitar o emprego intenso de combustíveis fósseis que propicia a produção de fertilizantes nitrogenados artificiais; quando consideramos verdadeiramente a utilização de nossa própria urina.

Há também o prazer acrescido de sentir que somos uma parte mais integrada do ciclo de crescimento na nossa horta; e no ciclo da vida, não estamos separados dela. Para uma jardinagem feliz - lembremo-nos destas regras de ouro ...

Mantê-la separada

Separar a urina das fezes para mantê-la estéril. Mijar numa garrafa ou num balde, ou construir um mictório separado.

Usá-la fresca

O cheiro de amônia também indica uma queda no teor nutricional. Usar o mijo passado diretamente na pilha de composto (ou se não tiver colocar no vaso convencional).

Sempre diluir

A urina é forte demais para ser usada pura sobre as plantas. Diluir, pelo menos, 10:1 e acima de 50:1 para usar em sementeiras onde as plantas estão tenras.

A informacao compartilhada para todos, para que possamos atingir o equilíbrio, viva a mae natureza!