eco-modelagem

Criar canecas à base de plantas, que além de serem não-tóxicas, são capazes de se decompor em até 90 dias. Os copos são feitos com resinas à base de restos de milho e de soja.

Copo de plástico biodegradável

Material: BOR-Z-705J (Folha de extrusão de resina biodegradável de amido Grau)

Volume:

Propriedades: podem ser decompostos por micróbios no prazo de 180 a 360 dias após a sua eliminação, sem resíduos tóxicos, amigável ao meio ambiente.

Aplicação: copo descartável para água quente ou fria.

Biscuit ou Porcelana Fria

Biscuit ou Porcelana Fria é a massa de modelar produzida a partir da mistura de amido de milho, cola branca para porcelana fria, conservantes como limão ou vinagre e vaselina. Este tipo de massa também é chamado de porcelana fria, pois não precisa ser aquecida para que mantenha seu formato final de modelagem e seca em contato com o ar. O Biscuit é uma massa de fácil modelagem, aceitando tingimento e pintura com diversos tipos de tintas e corantes.

Ingredientes

02 xícaras de chá de cola branca própria para porcelana fria (biscuit) ou qualquer outra de base pva

02 xícaras de chá de amido de milho

02 colheres de sopa de vaselina líquida

01 colher de sopa de conservante (limão ou vinagre)

01 colher de sopa de creme hidratante sem silicone, que será utilizado para sovar a massa após o cozimento

Modo de preparo no forno de microondas

Em uma vasilha de vidro, misture todos os ingredientes até que estejam incorporados. Leve ao forno de microondas e misture a massa a cada 30 segundos com uma colher de madeira. A massa estará pronta quando não mais restarem pontos de cola ao fundo, ela fica seca, compacta e adquire a consistência de uma bola.

Modo de preparo no fogão

Misture todos os ingredientes mexendo com uma colher de pau que deve ser específica para fazer a massa - não misture com o restante da louça. O ponto certo é quando ela se torna compacta e desprende do fundo da panela(antiaderente) sem estar totalmente ressecada, isto é, com um pouco de cola envolvendo a massa. Para quem já fez massa de coxinha (salgadinho) o ponto é o mesmo.

Sovando a massa

Após o cozimento, espalhe o creme nas mãos e em uma superfície lisa e fria (pia da cozinha por exemplo, bancada de mármore ou fórmica) e sove como massa de pão. Cuidado com o calor da massa para não queimar as mãos.

Dicas

A massa tem que ser sovada enquanto está quente, para ficar macia e elástica. Depois de sovada (a massa já estará morna) guarde-a em um saco plástico limpo, livre de poeiras e gorduras. Deixe a massa descansar por um dia. Retire a massa desta embalagem, seque-a com um pano que não solte fiapos e guarde em um novo saco ou filme plástico.

Outra opção para armazenar a massa é utilizando potes e as massas envolvidas em filme ou sacos plásticos.

O maior cuidado no armazenamento é não deixar a massa em contato com o ar, por isso sempre é recomendado envolver em filmes que impossibilitem a evaporação da água da massa, iniciando assim o processo de secagem antecipado (antes da modelagem).

É importante verificar a completa ausência de ar entre a massa e qualquer cobertura plástica para que não ocorra o ressecamento.

Antigamente os profissionais de modelagem costumavam utilizar formol na conservação da massa, substituindo o vinagre ou limão por este conservante. Porém o uso do formol pode levar a intoxicações sérias e seu uso (além de controlado) não é indicado no preparo da massa. O risco de intoxicação por inalação quando do preparo da massa é grande, e deve ser totalmente evitado.

Hoje em dia as massas prontas que são vendidas no mercado, requerem uma atenção especial,em relação ao processo final, mesmo respeitando o tempo de secagem é indicado que se passe o verniz, pois caso não passe a peça mofara.

Outra dica é que só é indicado passar o verniz depois que a peça estiver totalmente seca.