Começa fazendo uma prova com um litro de óleo novo e uma batedeira que possas inutilizar, já que NUNCA deve voltar à cozinha (podes comprar uma barata de segunda mão). Também podes provar isto; ou melhor, constrói um simples minireator.
¡Vamos, faça! Compra metanol, soda cáustica (OHNa), óleo de cozinha, e vá em frente.
Aqui Na prova usa um litro de óleo em lugar de dez litros, e 200 ml de metanol em lugar de dois litros, com 3,5 gramas de soda. Aqui se explica como usar a batedeira, e aqui como mesclar o metóxido de sódio (metóxido, o método simples, e também seguro).
O seguinte passo é aprender. Agora tens que tomar algumas decisões. Na realidade todo é bem simples, milhares de pessoas o estão fazendo, e muito poucas são profissionais da química. Não ha nada que alguém sem conhecimentos de química não possa entender, nem nada que não possa fazer, e faze-lo bem, mas há muito que aprender. Deverias encontrar justo aqui todo o que precisas saber. Tentamos que seja do modo mais fácil. Começarás com o processo mais simples (que tem maior probabilidade de êxito) e logo avançar passo a passo seguindo uma seqüência lógica, é aprimorando a técnica.
Primeiro te contaremos como começamos nos.
Os óleos vegetais e as graxas animais são triglicéridos, quer dizer, contem glicerina. Este processo transforma os óleos em ésteres, separando a glicerina, que fica depositada no fundo do recipiente. O biodiesel pode se separar com um sifão porque flutua por cima.
Esta reação química se chama transesterificação. Consiste em substituir a glicerina do óleo por outro álcool (metanol) utilizando soda cáustica como catalisador.
Nos usamos metanol para fazer metilésteres. Preferiríamos usar etanol porque a maior parte do metanol procede de combustíveis fósseis (ainda que também pode se obter da biomassa, por exemplo da madeira), enquanto que o etanol procede das plantas e podes destilá-lo você mesmo, mas a produção de biodiesel é mais complicada com etanol. (Consulta etilésteres.)
O etanol (o álcool etílico, C2H5OH) também tem vários nomes bem conhecidos, como vino, cerveza, vodka..., mas O METANOL É UN VENENO MORTAL: primeiro te deixa cego, depois te mata, e não faz falta muita quantidade. Tarda umas horas em te matar, podes sobreviver se recebes tratamento médico a tempo. Não te desanimes, é fácil trabalhar de forma segura. Todo o que explicamos aqui é seguro se si faz bem.
O metanol também é chamado de álcool metílico, álcool de madeira, espirito da madeira , metil hidrato, carbinol, espíritos coloniais, metilol, metil hidróxido, hidroximetano, monohidroximetano, ou MeOH (CH3OH o CH4O) -- todos são o mesmo. Mais, de forma confusa, "metilcarbinol" o "metil carbinol" se usa tanto para o metanol como para o etanol.
O álcool etílico desnaturalizado (95% etílico, 5% metílico) e o álcool isopropílico não servem para produzir biodiesel.
A base alcalina (catalisador) pode ser hidróxido de sódio (soda cáustica, OHNa) o hidróxido de potássio (OHK), que é mais fácil de usar, e pode proporcionar fertilizante de potássio como subproduto. O hidróxido de sódio é mais fácil de conseguir y mais barato. Com o hidróxido de potássio o processo é o mesmo, mas tem que usar 1,4 vezes mais quantidade que com o hidróxido de sódio. (consulta Más sobre a soda.) Podes comprar KOH a provedores de produtos para a fabricação de sabão ou provedores de produtos químicos. Outros produtos como o álcool isopropílico (isopropanol) para a titulação, também podem se comprar a provedores de produtos químicos.
ADVERTENCIA: A soda (seja NaOH ou KOH) é perigosa. Não pode cair nem nos olhos nem na pele, não respires seus vapores , e mantenha afastada dos alimentos e das crianças. A soda cáustica reage com o alumínio, o cobre e o zinco. Utiliza para o metóxido recipientes de vidro, esmalte, acero inox ou HDPE (polietileno de alta densidade). (Consulta Consulta