anticorrosivo

A corrosão - popularmente conhecida como ferrugem - é um processo lento mas contínuo. Os cientistas dos materiais não se iludem mais com a tentativa de impedir que ela ocorra. Agora, eles querem criar materiais inteligentes que, ao primeiro sinal de corrosão, iniciem um processo de cicatrização, impedindo que a ferrugem continue a espalhar seus efeitos destruidores

Pesquisadores da universidade de Xi’an Jiaotong University estão estudando um meio de reciclar restos de cigarros, transformando o material num produto anti-corrosivo. Para obter o material, as bitucas são imersas em água por 24 horas para retirar de lá algumas substâncias químicas, como a nicotina. Depois, os restos de cigarro recebem um banho de ácido e o produto resultante desta mistura pode ser aplicada em aços carbono. A informação é da Chemical & Engineerging News.

O cientista Jun Zhao e seus colegas descreveram os filtros de cigarro que são jogados fora por fumantes como "o tipo mais onipresente de lixo do mundo".

Zhao e sua equipe citaram estatísticas segundo as quais 4,5 trilhões de filtros de cigarro são descartados no meio ambiente a cada ano.