Beneficios da banana
Viva o ciclo comendo frutas .
Essa fruta tão popular entre nós está emagrecendo muita gente no Japão e nos Estados Unidos, países que reúnem um número cada vez maior de adeptos. Desenvolvida por Hitoshi Watanabe, um especialista em medicina preventiva em Tóquio.
No café da manhã, o candidato a magro pode comer bananas à vontade e nada mais. É desejável que beba também água em temperatura ambiente. Bem, sabe-se que o líquido dá saciedade. Então, entraria como um coadjuvante para espantar a fome. Nas refeições seguintes, pode-se comer de tudo, mas só até as 8 da noite. Após o jantar, nada de sobremesa. Já o lanchinho da tarde permite até uma guloseima. Os únicos itens proibidos são sorvetes, derivados do leite e álcool.
E pensar que a banana carrega o peso de ser engordativa. Além de matar rapidamente a vontade de comer, ela contém enzimas que aceleram a digestão, favorecendo uma rápida perda de peso. Sem contar que também tem fibras do tipo solúvel, aquelas que se ligam à água(polar), formando uma espécie de gel que demora para sair do estômago.
Comer três bananas por dia é um excelente tratamento para superar a Depressão, segundo um estudo elaborado nas Filipinas, que destaca o alto teor de “trytophan”, um anti-depressivo natural, na fruta.
A conclusão é do Food and Nutrition Research Institute (FNRI) das Filipinas, um instituto agregado ao Ministério de Ciência e Tecnologia e o principal centro de investigação na área da Nutrição.
A pesquisa assegura que o nível de “trytophan” na banana mantém os níveis de serotonina no cérebro, melhorando o humor das pessoas.
O FNRI recomenda a ingestão de duas ou três bananas por dia, equivalentes a entre 20 e 30 gramas de hidratos de carbono e a entre 80 e 120 quilocalorias.
Os investigadores filipinos observaram outras virtudes da banana para a saúde, como os altos níveis de vitamina A, C, K e B6.
A B6, especificamente, é essencial na dieta e a sua ausência pode provocar problemas como insónia, fraqueza e irritabilidade. Os cientistas destacam que a vitamina regula o nível de glicose no sangue, o que também se repercute no estado de espírito das pessoas.
O instituto acrescenta que a banana não produz colesterol nem causa obesidade, reduz o risco de Enfarte do Miocárdio e contribui para reforçar a massa muscular e a energia.