Conceito "Mesh" colaboração criativa
A co-criação é uma forma de inovação que acontece quando as pessoas de fora da empresa como fornecedores, colaboradores e clientes associam-se com o negócio ou produto agregando inovação de valor, conteúdo ou marketing, e recebendo em troca os benefícios de sua contribuição, sejam eles através do acesso a produtos customizados ou da promoção de suas idéias.
O conceito de empresa "Mesh" cria, compartilha e usa as mídias sociais, redes sem fio, e dados estatísticos de todas as fontes disponíveis para fornecer as pessoas bens e serviços no momento exato em que eles necessitam . Levar o produto/serviço a um ponto mais próximo do desejo do consumidor.
O Consumo Colaborativo “refere-se à expansão das práticas de compartilhamento, troca, empréstimo, intercâmbio, escambo, aluguel e doação, reinventados por meio da tecnologia de rede em uma escala e de uma maneira sem precedentes”.
Se voltarmos no tempo, nas pequenas cidades da Baixa Idade Média europeia, os artesãos e produtores agrícolas trocavam produtos entre si sem a necessidade de dinheiro. Perdidas no tempo após a criação do capitalismo, do dinheiro e do paradigma da acumulação, essas práticas são resgatadas nesse momento e estão ganhando força com as portas abertas pela internet.
Um dos fenômenos mais interessantes que vem ocorrendo dentro do movimento verde, é a expansão de diferentes formas de acesso a produtos e serviços, sem a necessidade de compra. Serviços de aluguel de carros, roupas e objetos de todo tipo, trocas de pessoa para pessoa, empréstimos temporários e doação de coisas em desuso por meio de redes sociais, formando um novo tipo de sociedade colaborativa que se desenvolve por meio da conexão e da tecnologia.
Esse movimento sinaliza o surgimento de uma nova economia, baseada em informação, criatividade, transparência e colaboração.
O consumo colaborativo que víamos em coisas usuais como compartilhamento, escambo, empréstimo, troca e aluguel entre pessoas, está sendo turbinado e disseminado pelas redes sociais, dispositivos móveis e geolocalização, tecnologias que permitem qualquer pessoa encontrar locais, produtos e serviços disponíveis e compartilháveis ao redor do mundo. De uma rede de empréstimos de roupas, por compartilhamento de automóveis e até de aluguel de uma cama vaga em um apartamento, a filosofia do consumo colaborativo é capaz de nos ajudar a economizar dinheiro e passar de consumidores passivos a colaboradores ativos.
Produtos e serviços: benefício de usar um produto sem a necessidade de possui-lo imediatamente. Interrompe indústrias tradicionais baseados em modelos da propriedade privada individual.
Redistribuição de produtos: redistribuir bens usados ou novos que já não são mais necessários
Estilo de vida colaborativo: não é apenas bens físicos que podem ser compartilhados. Pessoas com interesses semelhantes estão se unindo para partilhar e trocar ativos menos tangíveis, tais como tempo, espaço, habilidades e dinheiro.
Incentivo a fazer parte de algo maior que a pessoa sozinha não teria como fazer
Incentivo a notoriedade. É mostrar para o próximo que ele faz parte daquilo que foi criado.
Pura diversão.
Oportunidade de colaborar. O ser humano é um colaborador por natureza.
Recompensa financeira/econômica.