OpenStack é um projeto colaborativo de software projetado para criar um código livremente disponível, com os padrões necessárias, e um terreno comumpara o benefício de ambos os provedores de cloud e clientes de nuvem.
OpenStack Object Storage (codinome Swift) é um software open source para a criação de redundância, armazenamento de objetos escaláveis usando clusters de servidores padronizadospara armazenar petabytes de dados acessíveis. Exemplos principais de dados que melhor se encaixam neste tipo de modelo de armazenamento são imagens de máquinas virtuais,armazenamento de fotos, armazenamento e backup de e-mail arquivados. Não tendo um "cérebro" central ou ponto de controle mestre fornece maior escalabilidade, redundância e permanência.
OpenStack Compute é um software de código aberto projetado para provisionar e gerenciar grandes redes de máquinas virtuais, criando uma plataforma de computação na nuvemredundante e escalonável. Dá-lhe o software, painéis de controle, e APIs necessárias para orquestrar uma nuvem, incluindo as instâncias em execução, gestão de redes e controle de acessoatravés de usuários e projetos. OpenStack Compute se esforça para ser tanto hardware como hypervisor agnóstica, actualmente a apoiar uma variedade de configurações de hardwarepadrão e sete hypervisors principais.
Eu recomendo a instalação do ownCloud em uma máquina virtual ou um VPS na internet para testes, mas nada impede de você fazer como bem entender
Para o Ubuntu 11.04:
Instalando o ownCloud (versão estável):
O ownCloud está disponível como um pacote instalável:
1
1
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install owncloud
Terminada a instalação, vá no navegador e digite na barra de endereços http://localhost/owncloud/
Será iniciado um assistente de configuração do seu ownDloud
OBS: A menos que você tenha SSL instalado no seu computador, não marque a caixa de seleção “force ssl”. Se você marcar de qualquer jeito e obter um erro, você precisará modificar o arquivo de configuração /var/lib/owncloud/config/config.php e opção $CONFIG_HTTPFORCESSL = false
Instalando o ownCloud 2 (versão em desenvolvimento):
Instale as dependências:
1
1
1
1
1
1
1
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install apache2 php5 php5-sqlite php5-json git-core
Dependências opcionais:
$ sudo apt-get install mp3info curl libcurl3 libcurl3-dev php5-curl zip
Baixe a última versão de desenvolvimento do repositório GIT:
$ git clone git://gitorious.org/owncloud/owncloud.git
Copiá-lo para o diretório do Apache server:
$ sudo cp -r owncloud /var/www
Faça diretório ownCloud acessível ao Apache:
$ cd /var/www
$ sudo chown -R www-data:www-data owncloud/
Vá no navegador e digite na barra de endereços http://localhost/owncloud/
Sua instância ownCloud pode ser acessado em todas as plataformas através da interface web. Há também opções para integrá-lo com o seu desktop via uma pasta local.
Vou abordar aqui como acessá-lo pelo Gerenciador de arquivos Nautilus.
Vamos conectar ao servidor pelo Nautilus:
dav://endereco_do_seu_owncloud/files/webdav.php
Coloque seu usuário e senha, e aproveite!
Pronto pessoal! espero que tenham gostado dessa dica de ferramenta Open Source.
Conheçam melhor o projeto no site http://owncloud.org/
Nós queríamos uma comunidade onde as pessoas com filosofias semelhantes sobre a arquitetura em nuvem e software de código aberto possa colaborar abertamente juntos. Nós acreditamos em código aberto, design aberto, desenvolvimento aberto e uma comunidade aberta que é totalmente transparente.