Vipassana, significa ver as coisas como elas realmente são, é uma das mais antigas técnicas de meditação.
Essa técnica visa a total erradicação das impurezas mentais e a resultante felicidade suprema da liberação completa. A cura, não a mera cura de doenças, mas a cura essencial do sofrimento humano.
As leis científicas que regulam os pensamentos, sentimentos, julgamentos e sensações tornam-se claras. Pela experiência direta, compreende-se a natureza de como se progride ou regride, como se produz ou se liberta. A vida começa a caracterizar-se por uma intensificação da consciência, libertação de ilusões, auto-controle e paz cada vez maiores.
O primeiro passo é abster-se de matar, roubar, mentir e tomar intoxicantes . Este simples código de conduta moral serve para acalmar a mente que, de outra forma, estaria muito agitada para executar a tarefa de auto-observação.
O próximo passo é desenvolver o domínio da mente, aprendendo a fixar a atenção na realidade natural do fluxo da respiração, sempre mutável, entrando e saindo das narinas. Esta será uma jornada para descobrir um modo de vida que é centrado no respeito por todas as coisas vivas. Será uma viagem para encontrar o centro de nós mesmos para que possamos conhecer a paz de viver em harmonia com o poder do Universo seguindo o equilíbrio natural.
.