Irmãos do Livre Espírito
Brethren of the Free Spirit (Irmãos do Livre Espírito ), a luz da iluminação provem, não de uma fonte oculta ou secreta, mas de dentro, o resultado de um estado alterado de consciência expandida, ou “iluminismo”, ou seja, esclarecimento espiritual e psíquico.
“Eu sou o que sou” — o Deus do judaísmo é o único ser auto-suficiente. Toda a realidade que podemos saber é contingente, criada a partir do nada, e consequentemente, uma categoria inferior de realidade. Diante do "completo outro", a alma contingente pode, no final das contas, apenas reagir com medo e tremor.
O centro do evangelismo de São Francisco foi sua noção de pobreza como uma virtude. Ele começou sua carreira religiosa doando literalmente tudo que possuía, cobrindo-se com uma túnica rota, e pregando aos pobres. Tal pobreza assumira a forma de uma penitência ascética como o jejum, um disciplinador da alma. Para o ermitão no deserto a questão da pobreza era dolorosa. Para São Francisco ela era um estilo de vida feliz.
Se houvesse uma sobra econômica, essa sobra econômica pertenceria aos pobres. Essa unidade em torno da alegria, do amor e da paz, com respeito ao equilíbrio natural possibilita uma comunidade realçada na união.
O Sermão do Monte e a evangelização original de São Francisco representam uma possibilidade ética.
Como muitos outros movimentos da época: cátaros, valdenses, e também dos Templários, Turlupins, franciscanos e outros, o Livre Espírito promove um ideal de simplicidade. Mas aqui, esta noção de pobreza é no sentido de purificar o homem do pecado e ressuscita-lo em um novo caminho. Com pensamentos puros e a mente em equilíbrio, ouvimos nossos desejos, entrando em uma era de "Livre Espirito".
A caridade funde-se com o amor ao próximo. Uma mulher grávida é o poder do Espírito Santo.
A Ordem do Templo cresceu rapidamente tanto em membros quanto em poder, estavam entre as mais qualificadas unidades de combate nas Cruzadas e os membros não-combatentes da Ordem geriam uma vasta infra-estrutura econômica, inovando em técnicas financeiras que constituíam o embrião de um sistema bancário, e erguendo muitas fortificações por toda a Europa e a Terra Santa.
Viver com simplicidade exterior ajuda a aumentar a riqueza interior. Complicar a vida, aumentar as preocupações, ansiar por bens materiais que podem ser dispensáveis, e passar uma vida inteira lutando por uma posição social de destaque que pode ser um desgaste pouco compensador.
Iniciamos um processo de transição que sai do âmbito individual para ganhar dimensões globais e nesse cenário, cada um de nós é responsável pela maneira como faz uso de cada momento. A simplicidade de viver é essencial para evitarmos desvios no processo da evolução.