Sanitário compostável (Fossa-canteiro)
Fossa canteiro com plantacao de bananeira e caixas para compostagem do lixo
O canteiro biosséptico associa a digestão anaeróbica (sem presença de oxigênio) a um canteiro séptico que digere toda a matéria orgânica na zona de raízes das plantas em conjunto com micro-organismos aeróbicos (com a presença de oxigênio). A água é evapotranspirada, eliminando totalmente qualquer tipo de resíduo.
A vala de 1 m de profundidade por 1,5 m de largura e 2 m de comprimento é escavada e impermeabilizada com alvenaria sobre um contrapiso de aproximadamente 5 cm - medidas calculadas para uma casa familiar média, com seis pessoas.
O biosséptico tem uma entrada para o esgoto e um suspiro que serve como saída de ar e inspeção do nível de água. Dentro da vala, é construída uma pirâmide com tijolos furados, criando um espaço para depositar o efluente. Os furos dos tijolos devem estar desobstruídos, apontando para as laterais. Assim o efluente pode alcançar as raízes das plantas. Na parte externa da pirâmide, coloca-se material poroso para encorajar o desenvolvimento de micro-organismos responsáveis pela digestão do efluente, optou-se pela casca do coco.
O efluente entra na pirâmide de tijolos e imediatamente inicia-se um processo de digestão anaeróbica. Ao alcançar os furos dos tijolos, ele entra em contato com o material poroso e as raízes das plantas, sendo digerido aerobicamente.
*A pirâmide de tijolos pode ser substituida por pneus formando um grande cilindro de borracha com seu efluente na parte interna do cilindro.
Acima do material poroso, uma camada de 20 cm de composto ou terra vegetal acomoda as plantas responsáveis pela evaporação da água, e que podem ser bananeiras, taiobas e bambus. O canteiro biosséptico funciona como uma horta, porém recebe água de baixo para cima. O resultado é um sistema sem efluentes, pois toda a água é absorvida e evaporada pelas plantas enquanto a matéria sólida (0,1% do volume total) é transformada em minerais inertes, que são alimentos para as plantas.
"É um ciclo completo"